Aglomerado de madeira

Onde se utiliza?

O aglomerado é um material bastante utilizado no revestimento de sótãos, em divisórias, etc. Há também no mercado uma vasta gama de aglomerados folheados ou com laminados de vários tipos. Para prateleiras, acabamentos e mobiliário. Os laminados vão desde a melamina branca (PVC) até à imitação de madeira: os folheados de madeira natural existentes incluem pinho, mogno, teca e carvalho.

Graus de dureza

Há vários graus de dureza. O aglomerado-padrão só serve para interiores, pois absorve muito facilmente a humidade, mesmo depois de pintado. Há graus especiais de dureza para usos exteriores.

Preços e espessuras

O aglomerado é de preço inferior à madeira e existe uma grande variedade de espessuras: de 12, 18 e 25 mm em placas que vão desde o tamanho mais comercializado (1,2 x 2,4 m) até a 1,8 x 2,10cm.

Como fixar as placas de aglomerado

Para fixar as placas, é conveniente recorrer a parafusos especiais, pois a composição granulosa do aglomerado impede que os parafusos vulgares prendam com firmeza. A forma mais simples será abrir um furo e colocar uma cavilha ou taco de uma madeira em que possa utilizar um parafuso vulgar.

Como é feito o aglomerado

O aglomerado de madeira é feito a partir de aparas de madeira ligadas com uma cola e prensadas. As placas podem ser cortadas e perfuradas; no entanto, devido às colas, é vulgar que os instrumentos utilizados nesses trabalhos se estraguem com facilidade.




Deixar Comentário