Como Começar      Casas Seguras      Como Comprar      Dicas de Trabalho      Materiais      Poupança      Reparar Equipamentos

Download 3 Ebooks Grátis

Aplicação de Azulejos

Tipos de azulejos

Os azulejos utilizados para a decoração de ambientes como as  paredes são geralmente muito finos, medindo entre 4 e 6 mm de espessura, embora alguns azulejos importados (especialmente os tamanhos maiores) possam ser muito mais grossos. Os mais comuns são quadrados, medindo 108 mm ou 150 mm de lado, mas os azulejos rectangulares com medidas como 200 x 100 mm e 200 x 150 mm estão a tornar-se muito populares.

Ferramentas para aplicar os azulejos

Para quase todos os trabalhos relativos a azulejos, sejam pequenos ou grandes, uma boa selecção de ferramentas simplificará todo o processo. Um bico de traçar facilita o corte das extremidades. Uma serra de azulejo é útil para fazer cortes para colocação à volta de obstáculos como a canalização. Escolha a variedade de papel abrasivo mais grossa para esfregar a tinta que cair. Um corta azulejos facilitará a vida ao principiante. A maioria tem um dispositivo de medição, um mecanismo de aparar e de partir numa unidade simples. Um corta-azulejos padrão funciona bem, mas exige prática para obter melhores resultados. É necessário um separador de azulejos quando se aplicam azulejos pequenos. Outros tipos possuem bordos chanfrados que criam automaticamente um espaço para colocação da argamassa. Usa-se um lápis de ponta da china para marcar superfícies vidradas como as dos azulejos. As marcas são fáceis de apagar quando o trabalho está terminado. Uma espátula dentada para a cola criará uma série de sulcos nesta, permitindo espalhá-la quando o azulejo é pressionado no lugar e assegurando que se aplica uma espessura uniforme de cola. Será necessário usar um rolo de borracha na fase de colocação da argamassa para a forçar a preencher os espaços entre os azulejos. Esta lista básica é completada por um nível de bolha de ar para estabelecer linhas de orientação horizontais e verticais; uma régua de marceneiro e uma fita métrica; uma esponja para limpar o excesso de cola ou para aplicar a argamassa; um alicate de azulejo para cortar pequenos pedaços de azulejo; um cortador de vidro para cortar azulejos polidos; uma serra de azulejo para cortar formatos complexos; e uma colher de pedreiro pontiaguda para espalhar a cola na parede. Precisará também de um medidor de azulejos para saber o posicionamento destes, feito de ripas de madeira mole.

Nota: A cor de uma superfície com azulejo já aplicado pode ser restaurada aplicando uma demão de aparelho e outra de tinta, ficando assim azulejos novos por metade do preço.

Cola e Argamassa

Tanto a cola como a argamassa para azulejos de parede são agora vendidas em tubos de plástico de aplicação imediata, juntamente com uma espátula dentada de plástico. Para as áreas que normalmente ficam com salpicos ocasionais ou possam ter condensação, uma cola e argamassa à prova de água são perfeitamente adequadas, mas, para superfícies como as da zona da banheira, onde a acção da humidade é mais prolongada, é essencial usar cola e argamassa à prova de água. Use sempre argamassa à prova de água em topos com azulejo; normalmente a argamassa normal abriga germes. A cola de silicone ou de mástique podem também ser necessários, especialmente nas junções dos azulejos, em banheiras, reservatórios e duches. Antes de aplicar a argamassa, é importante que deixe a cola secar durante, pelo menos, 24 horas .

Aplicação da argamassa

Esta é geralmente branca, mas também existe à venda argamassa colorida, o que lhe permitirá obter padrões que ficam melhor com azulejos lisos ou com padrões neutros. Tanto a cola como a argamassa são vendidas em várias quantidades, por vezes estão etiquetadas por peso ou por volume. Verifique sempre o rendimento especificado pelo fabricante na embalagem quando a compra, para que não compre em excesso ou para que não fique a meio do trabalho.

Ferramentas para a cola e argamassa

azulejo-espatula-dentadaAs espátulas dentadas são utilizadas para criar séries de linhas na cola, permitindo que se espalhe quando o azulejo é pressionado na parede e assegurando que é aplicada uma quantidade uniforme de cola. Existem em vários tamanhos. As ferramentas de argamassa incluem uma espátula para argamassa, um polidor e um instrumento para remover argamassa.

É essencial uma superfície limpa e nivelada para todas as operações de revestimento, especialmente para a colocação de azulejos. Se existir o mais pequeno vestígio de cola, gordura ou pó na superfície da parede, os azulejos não aderem perfeitamente. De forma semelhante, qualquer desnível pode arruinar o alinhamento dos azulejos, tendo como resultado uma superfície bastante irregular.

Nivel de dificuldade

Os principiantes podem sentir-se confiantes na pintura e na colocação de papel de parede, mas temem que a colocação de azulejos esteja além das suas capacidades. No entanto, desde que a preparação seja feita cuidadosamente, a tarefa é relativamente simples. Se nunca colocou azulejos, não seja demasiado ambicioso. Não encomende azulejos muito dispendiosos até adquirir a experiência necessária.

Preparação

Comece por uma área pequena e fácil, como uma zona mais escondida. Coloque os azulejos para que fiquem centrados na secção em que trabalhar, na qual haja poucos azulejos para cortar, comparado com uma parede ou uma área à volta de uma janela. Estabeleça uma meta no trabalho, para que apenas precise de azulejos inteiros para terminar o trabalho e não tenha de cortar os azulejos das extremidades. Depois de ser bem sucedido com um projecto simples, pode progredir para o corte de azulejos e a sua colocação à volta de ângulos irregulares. Não tente colocar azulejos em cima de madeira dura ou de aglomerado de madeira, porque estes não fornecem uma base suficientemente estável.

Planeamento

O mais importante a fazer é planear com precisão onde ficarão os azulejos inteiros. Numa parede plana sem obstáculos isso é muito fácil; encontre simplesmente a linha de centro da parede e planeie a colocação de azulejos a partir daí. No entanto, provavelmente existirão obstáculos como recantos de janelas, portas e mobiliário encastrado na divisão, que o deixarão confuso sobre onde começar. É necessário descobrir o melhor ponto central para começar o trabalho e deve ter-se cuidado e evitar ao máximo cortes de azulejos. É essencial uma preparação cuidada para o êxito de qualquer trabalho com azulejos. O objectivo é conseguir um equilíbrio em cada superfície de azulejo, com as filas de azulejos centradas na própria parede ou em alguma característica proeminente, da mesma forma que centraria o padrão do papel de parede. Isto assegura que qualquer corte em azulejos nas margens ou contornos seja de igual tamanho. As janelas e as portas, em particular, podem provocar problemas e requerem frequentemente um planeamento cuidado. Terá de trabalhar rapidamente, uma vez que a cola e a argamassa começam a secar muito depressa.Trate de pequenas secções de cada vez, limpando o excesso à medida que vai trabalhando, para que não haja hipótese de secar. Isto é particularmente importante com colas e argamassas combinadas.

Algumas sugestões práticas

• Nunca misture os azulejos de pavimento com os de parede. Os primeiros serão demasiado pesados para aderir à parede. De forma semelhante, os azulejos de parede são demasiado frágeis para usar no chão.

• Procure azulejos de padrão com relevo para dar um pouco de elegância à decoração. As feiras e lojas de antiguidades são uma boa fonte.

Cuidados a ter

Uma colocação de azulejos perfeita baseia-se num bom planeamento. Os azulejos, a escolha mais popular, podem ser muito caros, especialmente se optar por motivos decorativos ou azulejos pintados à mão, e os erros podem ser muito dispendiosos. Muitos azulejos são produzidos em tamanhos padrão, por isso é fácil saber exactamente a quantidade de que vai precisar para completar um trabalho.

Qual a quantidade de azulejos?

A nossa tabela tem um dos tamanhos mais comuns de azulejos, 150 x 150 mm, mas os azulejos existem numa grande variedade de formas e tamanhos, variando entre os mais pequeninos até azulejos com 400 x 300 mm e mais. Comece por medir a altura e a largura do espaço onde quer assentar azulejos, depois multiplique estes números para lhe dar a área total em metros quadrados. Depois, terá de estabelecer quantos dos azulejos escolhidos são necessários para preencher este espaço. Muitos fabricantes especificam o número de azulejos necessários para cobrir uma dada área. Isto não tem validade se os azulejos tiverem um formato irregular. Depois, é uma simples questão de saber o número necessário para toda a área. Por exemplo, se precisar de cobrir um espaço de 10 metros quadrados e existem 16 azulejos por metro quadrado, necessitará de 160 azulejos. No entanto, deve sempre encomendar uma margem extra de 10% de azulejos para qualquer eventualidade, o que dará um total de 176.

Que tipo de azulejos?

Em geral, os azulejos mais baratos são os que não possuem qualquer padrão. No entanto, uma grande área de uma cor lisa pode ficar melhor se avivada com um remate com motivos ou com uma moldura em volta de azulejos que formem um desenho maior; ou azulejos com pequenos motivos numa parede predominantemente lisa, acrescentando cor e interesse. Embora os azulejos de cerâmica sejam os mais populares, pode também utilizar azulejos de vidro vítreo, de espelho, metálicos, de mosaico, de cortiça ou de terracota nas paredes. Compre os azulejos em quantidade, certificando-se de que qualquer número de série é o mesmo em cada caixa, porque pode haver diferenças significativas nos tons entre números de série. Também pode disfarçar as diferenças de cor misturando todos os azulejos antes de começar.

Medidor de azulejos

Faça um medidor de azulejos com uma ripa de madeira com 50 x 25 mm, com cerca de 2 m de comprimento. Ponha-a no chão e coloque os azulejos ao longo deste. Se usar azulejos de tamanho padrão, deixe espaço para as uniões, depois marque a posição de cada azulejo no medidor. Desenhe uma linha no topo da parte horizontal da área e use o nível de bolha de ar para assegurar que está plano. Use o medidor verticalmente para marcar em altura os azulejos na parede. Se necessitar de cortar azulejos para encaixar, notar-se-ão muito menos se ficarem no fundo. Use pregos de alvenaria para fixar uma ripa onde ficam os últimos azulejos inteiros na base da área de trabalho. A ripa funciona como linha de orientação para o medidor e também segura os azulejos.

Com o fio de prumo marque uma linha vertical no centro da área que leva azulejos. Posicione o medidor para saber onde vão ficar os azulejos inteiros de cada lado da linha. Pregue uma ripa vertical para indicar onde ficará a última fila vertical. Estas duas ripas formam o perímetro do trabalho.

Como cortar azulejos

Embora existam vários aparelhos para ajudar a cortar azulejos na perfeição, obterá melhores resultados se praticar um pouco antes. Faça experiências em azulejos velhos ou sacrifique alguns azulejos lisos para aperfeiçoar a técnica. Pode ser útil comprar um corta-azulejos para obter resultados profissionais quando cortar grandes quantidades.

Como conseguir resultados profissionais

Azulejos mal cortados, com extremidades cheias de reentrâncias,são muito inestéticos onde quer que sejam colocados. Se não conseguir obter bons resultados, dirija-se ao seu fornecedor de azulejos, uma vez que muitos estão preparados para os cortar, mas certifique-se de que os marca com precisão. Quando fixar pequenos pedaços de azulejo, use uma espátula dentada para aplicar cola no próprio azulejo e não na parede. Isto evita que a cola em excesso se pregue aos azulejos do lado.

Aparelhos para marcar e cortar

Os cortes a direito são os mais simples de fazer. Por exemplo, cortar um azulejo para o encaixar num canto ou para tapar o espaço no fundo de uma fiada de azulejos inteiros. Um corta-azulejos ou cortador manual facilitará o trabalho, mas o primeiro pode não fazer cortes na diagonal. Nesse caso, deve usar uma ferramenta manual, marcando ao longo da linha de corte e partindo o azulejo com os dentes da ferramenta ou por cima de dois fósforos ou de um lápis. Para formatos irregulares, à volta de lavatórios e canos, por exemplo, terá de fazer um molde para transferir o formato para o azulejo. Como alternativa, pode usar-se um medidor de contornos para copiar o formato. Tem uma série de peças finas de plástico que reproduzem o contorno do objecto que quer copiar quando são pressionadas sobre este. As secções mais estreitas de azulejo podem ser cortadas pedaço por pedaço com uma pinça bico-de-papagaio.

Como usar um corta azulejos

Com a guilhotina tipo alicate, desenhe o corte ao longo do azulejo para o marcar, depois pressione firmemente o cabo para baixo para cortar o azulejo a direito.

Azulejos vidrados

Para cortar um azulejo de espelho, coloque-o, virado para cima, numa superfície plana protegida por um pano ou por um jornal. Marque a linha de corte com uma régua, depois passe leve e firmemente um diamante corta-vidro ao longo da linha. Coloque a régua por baixo do azulejo e use o cabo do diamante corta-vidro para calcar levemente a superfície do azulejo ao longo da linha de corte. Isto assegura um corte a direito. Finalmente, posicione o azulejo para que a linha marcada fique alinhada exactamente com a régua. Proteja a superfície do azulejo com jornal, depois coloque uma mão de cada lado da régua, pressionando com firmeza para o abrir em dois. Use óculos de protecção quando fizer isto. Como alternativa pouco dispendiosa, um vidraceiro pode cortar-lhe os azulejos e alisar as extremidades mais irregulares.

Azulejos em mosaico

Estes são fixos a um fundo de rede e são cortados através do fundo com uma tesoura. Alguns podem ter um revestimento de papel, que também é cortado facilmente. Os azulejos individuais podem ser cortados com uma pinça bico-de-papagaio.

Como cortar azulejos de extremidade

Cada azulejo de extremidade deve ser marcado e cortado individualmente, já que as paredes podem estar desniveladas e as dimensões variarem numa fiada de azulejos. Depois de cortado, lime levemente as extremidades mais irregulares.

Sugestões práticas

Use luvas e óculos de protecção quando cortar azulejos, para evitar que os fragmentos afiados provoquem ferimentos. Use fita adesiva para apanhar os fragmentos mais pequenos. As lascas pequenas não se vêem e podem cortar, por isso tenha cuidado.

Aplicação de azulejos

Todos os trabalhos de colocação de azulejo começam pelo preenchimento da área central com azulejos inteiros. Estes necessitam de ser colocados com precisão e necessitam de suporte na parede enquanto a cola seca, caso contrário deslizam sob o seu próprio peso. Pregar temporariamente na parede ripas de madeira horizontais e verticais fornece este suporte.

Qual a cola a usar

Escolha cuidadosamente a cola, tendo o cuidado de comprar um produto à prova de água para as zonas como os duches ou banheiras. Se optar por cimento-cola, limpe imediatamente quaisquer restos deste que caiam sobre o azulejo, pois será difícil de limpar quando secar.

Assentar azulejos

Espalhe o cimento-cola com uma espátula ou com uma colher pontiaguda, com uma altura de cerca de 3 mm, cobrindo uma área de aproximadamente 1 metro quadrado. Depois, segurando uma espátula dentada num ângulo de 45°, passe-a pela parede para formar estrias uniformes. Isto confere melhor aderência. Comece pelo fundo da área de trabalho, no ângulo criado pelas duas ripas que servem de guia, e coloque firmemente o primeiro azulejo. Posicione o segundo azulejo, usando separadores de azulejo entre ambos, para assegurar juntas regulares se usar azulejos padrão. Continue até completar a primeira fila, depois comece na fila seguinte, trabalhando a partir da extremidade da ripa, como fez anteriormente. A medida que for trabalhando, pressione com uma ripa de madeira os azulejos para que fiquem nivelados. Se algum estiver mais saliente, ponha-o no lugar. Qualquer azulejo fora da linha deve ser retirado imediatamente; um azulejo mal colocado pode arruinar a aparência de todo o trabalho. Se tiver colocado demasiada cola na parede, retire-a cuidadosamente com uma espátula. Limpe a cola da superfície dos azulejos com uma esponja húmida. Continue desta forma até ter aplicado todos os azulejos inteiros. Deixe a cola secar durante pelo menos um dia e depois retire as ripas de suporte, com muito cuidado para não danificar os azulejos. Finalmente, corte os azulejos para serem encaixados nas extremidades.

Azulejos cortados

Estes têm normalmente uma extremidade um pouco irregular, que pode ser alisada com uma lima. Pode fixar o azulejo num torno ou segurá-lo na mão. Se utilizar um torno, use um pano para proteger a superfície decorada para não a lascar. Segure o azulejo a um ângulo de 45 graus. Lime apenas numa direcção, com a superfície esmaltada virada para cima. Esfregue a lima para baixo sem grande pressão; repita até a extremidade estar lisa. Se necessário, pode passar com lixa embrulhada em volta de um taco de madeira ou de cortiça.

Como colocar azulejos à volta da canalização

Acabará sempre por encontrar um cano saliente da parede. Isto não pode ser evitado. Partindo do princípio que o cano passará aproximadamente através do centro do azulejo, faça um molde de cartão em duas metades e, quando o tamanho estiver perfeito, transfira a posição do cano para o azulejo com um lápis de cera. A seguir, desenhe uma linha de corte para passar directamente através do contorno do buraco. Usando o método de corte que preferir, corte o azulejo. Prenda cada metade do azulejo num torno e serre um semicírculo em cada azulejo. Use uma lima para alisar as extremidades e depois coloque as duas metades na parede. Se o trabalho for feito cuidadosamente, a linha de junção será praticamente invisível.

Azulejo em mosaico

Pode usar azulejos em mosaico para criar uma decoração entre os azulejos de tamanho normal, como a parte logo acima do lavatório, ou para cobrir uma parede inteira. Como alternativa, pode criar um bonito efeito de remate. Os azulejos individuais podem ser usados para criar padrões únicos numa grande variedade de superfícies. Se a placa tiver um fundo de rede ou de nylon, aplique a cola directamente na parede da forma normal, depois pressione a placa cuidadosamente, usando uma tábua de madeira revestida de alcatifa e um maço. Isto suaviza o impacte do golpe e protege os azulejos. O espaço entre os azulejos é determinado pelo fundo. Alguns mosaicos de azulejos estão presos a um fundo de papel. Os azulejos são colocados da forma usual e depois o papel é retirado quando a cola seca. Humedeça uma esponja com água quente e molhe os azulejos. Retire o papel começando por um canto. Finalmente, coloque a argamassa nas juntas.

Sugestões práticas

• Deixe a cola secar durante pelo menos 24 horas antes de aplicar a argamassa nas juntas. Quando colocar azulejos por cima de uma superfície já com azulejos ou pintada, deixe secar durante cerca de três dias.

• Não use as áreas de banho recém colocadas com azulejo durante pelo menos duas semanas para deixar a cola e a argamassa secar completamente.

• Para poupar dinheiro, faça os seus próprios separadores usando fósforos ou tiras de cartão.

Aplicações especiais

Embora certos aspectos de colocação de azulejos sejam relativamente simples, como usar azulejos inteiros para criar um efeito decorativo, por exemplo, muitas outros constituem grandes desafios. Se colocar azulejos em mais do que uma parede ou numa parede com uma porta ou janela, precisa de saber como colocar azulejos em cantos e ângulos irregulares. Lidar com estas situações requer mais planeamento para assegurar um resultado profissional.

Como fazer os cantos

Nos cantos, as extremidades dos azulejos de uma parede devem sobrepor-se aos azulejos da outra parede, produzindo uma junta argamassada bem feita. Normalmente, se os azulejos forem colocados simetricamente em cada parede, é quase certo que para os cantos terá de se fazer cortes. Se, no entanto, couberem azulejos inteiros no canto de uma parede, faça com que estes se sobreponham aos azulejos cortados da outra parede, uma vez que isto produzirá uma junta mais perfeita. Num canto estreito, num vão ou num recanto, pode ser aconselhável usar azulejos ao longo da esquina e colocar pedaços estreitos de azulejo cortado no canto interno, onde serão menos visíveis.

Esquinas

Deve ter um cuidado especial quando colocar azulejos em esquinas, uma vez que qualquer erro será imediatamente visível. Uma solução perfeita é inserir uma tira de guarnição de esquina. Fixe a guarnição com cola, depois coloque azulejo em ambas as paredes. Tenha cuidado quando colocar as ripas em cada parede, para que fiquem alinhadas na perfeição e para que as filas de azulejos coincidam. Pode acabar uma esquina com azulejos de canto ou uma peça de madeira com um acabamento pintado.

Acabamento em cantos

• Para criar um acabamento perfeito em extremidades, deixe que os azulejos na parede mais proeminente se sobreponham aos da outra parede. Deve escolher azulejos com extremidades redondas ou esmaltadas para ter um perfil perfeito. Nos recantos das janelas, o azulejo cortado deve ser colocado com as extremidades de corte unidas à moldura, onde não serão visíveis.

Áreas com janelas

Existe a probabilidade de existirem muitos espaços estranhos para tapar à volta de uma janela, especialmente um recanto. O segredo do sucesso é seguir uma sequência lógica de trabalho e dividir a tarefa em secções. Coloque uma fila de azulejos sobre a zona para assegurar que a disposição esteticamente seja agradável. Coloque primeiro os azulejos no recanto da janela, tendo cuidado quando os cortar, para que encaixem na perfeição. Para formações em L, marque o contorno com um lápis de cera e corte o excesso com uma serra de azulejo a partir da extremidade exterior em direcção ao centro. Complete a faixa até ao cimo. Revista a seguir o parapeito do recanto, deixando a parte lateral e o topo para último. Para um bom acabamento, posicione os azulejos com extremidades redondas ou esmaltadas para a frente, ou coloque uma tira de guarnição de esquina à volta do recanto, e encaixe os azulejos cortados junto à moldura da janela.Tenha particular cuidado em alinhar os azulejos no recanto com os da parede principal. Coloque azulejos nas partes laterais do recanto da janela, seguido pelo topo. Para colocar azulejos nesta zona, necessita de construir primeiro um suporte de madeira para segurar os azulejos enquanto a cola seca. Pode decorar a área à volta da janela com uma moldura de azulejos de outro tipo, podendo também usá-los no resto da divisão como remate. Os azulejos com relevos podem ser particularmente bonitos quando usados desta forma. Uma vez que os azulejos de remate em cerâmica podem ser muito dispendiosos, escolha um motivo que resista ao tempo. Como alternativa, experimente com mosaicos de azulejos para criar um remate falso e molduras, se o seu orçamento for limitado.

Sugestões práticas

Escolha uma guarnição de esquina que combine com a restante decoração. Existem em bonitas variedades de cores. Evite usar canetas de feltro para marcar os azulejos a cortar. A tinta pode escorrer para a argamassa das juntas e isso é praticamente impossível de retirar. Os azulejos de extremidade podem poupar-lhe a tarefa de cortar muitos azulejos lisos. Pode escolher motivos divertidos em casas de banho, como temas aquáticos, para animar as filas de azulejos lisos.

Superfícies

E vital preparar a superfície que vai levar azulejos de forma adequada, para que os azulejos possam aderir bem. A superfície deve estar limpa e seca. É possível colocar azulejo em cima de pladur ou de estuque, mas os antigos revestimentos de parede devem ser retirados e as paredes de tijolo rebocadas. O papel de parede impresso pode ser facilmente removido porque absorve imediatamente a água salpicada; os outros papéis não o fazem. Com os revestimentos de parede de tecido sobre papel, é frequentemente possível raspar o tecido do suporte de papel; experimente antes de optar por outros métodos. As colas modernas de azulejo permitem a colocação de azulejos por cima de outros, por isso não existe a necessidade de os retirar se estiverem bem nivelados e fixos à superfície da parede. Retirar os azulejos significa que terá de rebocar depois a parede, o que levará muito tempo. Risque a superfície dos azulejos com pequenos cortes para facilitar a aderência da cola. Lave as paredes com detergente e enxagúe-as com água limpa, trabalhando de cima para baixo.

Lista de verificações para a colocação de azulejo

Nunca tente colocar azulejos em cima de revestimentos de parede antigos. Retire todo o papel e certifique-se de que a parede é sólida e estável. Retire todo o reboco solto e repare as fissuras. Deixe o novo reboco secar completamente antes de colocar os azulejos, depois aplique um primário impermeabilizante para evitar que a cola de azulejo ensope a superfície. É possível colocar azulejos por cima de outros já existentes se forem firmemente colados, embora geralmente seja preferível retirá-los. Esfregue a superfície dos azulejos antigos com papel de carboneto de silício e depois limpe. Não alinhe os novos azulejos pelos antigos. Tente variar o padrão para que sejam criadas novas linhas de argamassa. As paredes pintadas devem ser lavadas, ligeiramente lixadas e depois todo o pó deve ser removido com um pano húmido.

34 Comentários para “Aplicação de Azulejos”

  • como coloca azulejo em cima do velho

  • teresa diz:

    gostaria de saber que cola uso e onde comprar,pois nas lojas que vou as pessoas não conhecem?grata

  • gostei demais

  • gostei demais

  • ADOREI AS DICAS

  • ADOREI AS DICAS

  • Tania diz:

    Onde estão as respostas das perguntas???? Gostaria de saber como colar azulejos em madeiras, em um tampo de mesa por exemplo, grata…

  • Deixe um Comentário:

    Nome (obrigatório):
    Mail (não será publicado) (required):
    Website:
    Comentário (obrigatório):
    XHTML: Usted puede utilizar el siguiente: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

    Quero fazer uma pesquisa por: