Como Começar      Casas Seguras      Como Comprar      Dicas de Trabalho      Materiais      Poupança      Reparar Equipamentos

Download 3 Ebooks Grátis

Aplicação de base duche

CABINA DE DUCHE

A cabina de duche é um conjunto completo e pronto a instalar. É composta por uma base em plástico especial, paredes com uma porta de correr ou com uma cortina e todas as torneiras e acessórioS necessários desde o dreno com sifão ao chuveiro de mão.A sua instalação é fácil e rápida sendo apenas necessário fazer as ligações de alimentação e evacuação das águas.

BASE

As bases, independentemente da sua forma, podem ser :

como-instalar-uma-base-duche

· para pousar: a base é instalada directamente sobre o chão. Deverá ser necessário escavar o chão para instalar o sistema de evacuação das águas.

como-instalar-uma-base-duche-2

· para instalação sobre elevada: este tipo de baseevita os trabalhos de pedreiro pois permite que a evacuação das águas seja feita ao nível do solo .

como-instalar-uma-base-duche-3

· para encastrar no solo: os bordos da base ficam ao nível do solo. É necessário escavar o solo para fazer a instalação e para o sistema de evacuação das águas .

LOCALIZAÇÃO DA BASE

A base pode ser instalada entre duas divisórias em alvenaria de tijolo, blocos, blocos de betão aligeirado revestidos a PVC, azulejo ou com uma divisória em vidro ou plástico, instalada num perfil de alumínio.

Todos os modelos de portas existem para as diferentes configurações de instalação.

TORNEIRAS E CHUVEIRO DE MÃO

Escolher um misturador mecânico ou termostático, um chuveiro de mão standard em PVC ou metal, com regulação de débito, potente ou de massagens. Os suportes para o chuveiro o chuveiro de mão pode ser fixo ou com colunas.

ALIMENTAÇÃO

Calcular com exactidão o comprimento das tubagens e o número de joelhos, uniões e ligações.A alimentação de água é feita através de tubos de cobre rígido ou cobre recozido (maleável).Ver nas Fichas Conselho nº 50.02 e 20.15 como instalar a rede de alimentação de água.

EVACUAÇÃO

Dreno para duche:Existem conjuntos de drenos em plástico ou metal. Consoante a altura disponível por baixo da base, instalar:

CANALIZAÇÕES

Prever canalizações em PVC, uniões, braçadeiras de fixação, joelhos Æ 40 mm, em função do comprimento da rede de evacuação.As diferentes ligações são feitas com cola especial para PVC.

A INSTALAÇÃO DEVE SER INICIADA PELA COLOCAÇÃO DO SISTEMA DE EVACUAÇÃO.

· Fazer uma instalação de ensaio da base colocando-a no local de instalação entre as divisórias e sobre o solo acabado.

· Traçar a sua localização definitiva no solo

como-instalar-uma-base-duche-4

· Fazer um ensaio de montagem na base do dreno direito ou com sifão incorporado

como-instalar-uma-base-duche-5

Para isso, fixar sem apertar a grelha B no orifício da base do duche, apertando o parafuso A no dreno D sem esquecer a junta de estanquicidade C.

· Medir a altura do dreno em relação à face de apoio da base a fim de estabelecer a posição da conduta de evacuação.

como-instalar-uma-base-duche-6

Base de pousar .

como-instalar-uma-base-duche-7

Base para montagem sobre elevada.

como-instalar-uma-base-duche-8

Base para montagem encastrada .

· Desmontar o dreno e medir a posição do eixo do orifício de evacuação da base (lado Y e Z).

· Marcar as distâncias Y e Z sobre o solo tomando como referência o traçado feito anteriormente.

· O ponto O indica com exactidão a posição do eixo do dreno .

como-instalar-uma-base-duche-9

TODAS AS MARCAÇÕES DEVEM SER FEITAS COM CUIDADOS PARA FACILITAR A INSTALAÇÃO DEFINITIVA DO CONJUNTO.

· Fazer as ligações das canalizações de evacuação do duche ao sistema de evacuação de águas existente (lavatório ou banheira) tendo em conta a necessidade de uma pendente mínima de 1 cm por metro.

como-instalar-uma-base-duche-10

Para colar o tubo de PVC numa união ou joelho, aplicar cola na parte macho em toda a sua periferia (depois de desengordurar com acetona). Encaixar de seguida a parte fêmea. A colagem é praticamente imediata. Limpar o excesso de cola.

CONSELHOS:

· Calçar o tubo de PVC com calços de poliestireno expandido.· Antes de fazer a instalação definitiva corrigir a posição das canalizações, se necessário.

· Apertar o parafuso de fixação do sifão (ou do dreno sifonado).

INSTALAÇÃO DA BASE DE DUCHE

· Verificar a horizontalidade com um nível de bolha

como-instalar-uma-base-duche-11

· Fixar a base do duche com gesso ou cimento, sem esquecer de instalar a junta de estanquicidade no dreno.

como-instalar-uma-base-duche-12

· Aplicar um cordão de silicone com tratamento fungicida na periferia do orifício de evacuação.

· Apertar o parafuso de fixação da grelha do dreno

ALIMENTAÇÃO

Para não ter de fazer uma instalação completa, fazer a ligação de alimentação a um circuito existente (água quente e água fria) com a ajuda de uma “torneira multi serviços”.

ESTANQUICIDADE

Fazendo um rebordo da parede em azulejo é possível aumentar as dimensões do duche. Este rebordo facilita ainda a recuperação da água.Fazer uma aplicação de silicone em toda a volta da base para garantir junta com estanquicidade perfeita, depois de ter desengordurado toda a área de aplicação da junta com tricloroetileno .

1 Comentário para “Aplicação de base duche”

  • Marisa diz:
    Comprei uma base de duche em triângulo na maxmat. Ao colocar os pés nivelados, a base tende a tombar, dando ideia que faltará um pé por baixo. Há alguma solução para isto?
  • Deixe um Comentário:

    Nome (obrigatório):
    Mail (não será publicado) (required):
    Website:
    Comentário (obrigatório):
    XHTML: Usted puede utilizar el siguiente: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

    Quero fazer uma pesquisa por: