Aquecimento do ambiente da casa

Como aquecer a sua casa no Inverno

Na época do Inverno, é necessário obter um sistema de aquecimento que ajude a manter a casa quente e com um ambiente confortável. Há casas equipadas com lareira, outras possuem um sistema de aquecimento central. Mesmo assim  muitas pessoas optam por utilizar o sistema de aquecimento fornecido pelos electrodomésticos  de aquecimento local.  São aparelhos que dificilmente avariam nem carecem de  muita manutenção, desde que não exagere na sua utilização.

Convectores

A resistência eléctrica colocada no convector permitem o aquecimento o ar que vai atravessando o aparelho. O ar quente vai subindo e aquecendo gradualmente a temperatura do  ambiente da casa. Quando volta a  arrefecer, o ar volta a descer e  novamente aquecido, num processo contínuo. Isto é conhecido por processo de convecção natural. Em certos modelos é  permitido accionar um ventilador, acelerando deste modo  o sistema de aquecimento , isto é, utilizando uma convecção forçada. Quando o ambiente ficar quente o ventilador desliga e o aparelho continua a funcionar normalmente de forma silenciosa. Os convectores podem ser usados de uma forma prolongada pois são preparados para isso.

Radiadores de infravermelhos

Nos radiadores de infravermelhos, o calor é  produzido através de tubos de quartzo, que são levados à incandescência por uma resistência  eléctrica individual. O calor é produzido logo de imediato, mas no entanto é muito localizado: os radiadores são úteis, para aquecer os pés, mas não são aconselháveis para aquecer totalmente uma sala. É um sistema de aquecimento silencioso e relativamente rápido a atingir o nível pretendido de aquecimento, porém apresentam alguns riscos de incêndio no caso dos tubos de quartzo eventualmente atingirem materiais fáceis de  inflamar como o tecido ou papel.

Ao escolher este tipo de aparelho para aquecer a casa de banho, deve fixa-lo na parede, afastado do chão e da banheira. Deve ter atenção para também não pôr muito perto do tecto, para que o calor possa se espalhar por toda a divisão.

Radiadores a óleo

Os radiadores a óleo funcionam da seguinte maneira: as resistências  eléctricas aquecem o óleo  que é um bom condutor de calor. Este óleo encontra-se no interior de um contentor metálico. Os radiadores produzem um calor que lentamente se vai difundindo desde o interior. Os radiadores são aparelhos muito silenciosos, porém muito lentos. Só quando o óleo atingir uma certa temperatura  é que se nota o aquecimento.

Deve ter atenção para não cobrir o radiador com um roupa para secar como toalhas de banho e afins, principalmente nas pequenas ranhuras que geram a ventilação. Desta forma corre o risco de o aparelho atingir um sobreaquecimento, e casualmente, provocar um incêndio.

Termo-ventiladores

O sistema de aquecimentos dos termo-ventiladores funcionam da seguinte maneira: o ar frio  é aspirado e aquecido pela resistência eléctrica  reenviado o ar já aquecido para o exterior. Este tipo de aparelho possui normalmente um termostato para evitar o sobreaquecimento. São aparelhos pequenos e  práticos e leves, porém algo ruidosos. Aquecem o ar  do ambiente da casa de forma rápida e uniforme. No entanto somente podem ser usados  em curtos períodos.Tenha atenção à sua limpeza e não deixe acumular pó. Neste tipo de aparelhos, a constante aspiração do ar permite passado algum tempo, alguma formação de pó. Para não deixar que o pó se queime, provocando o cheiro a queimado, é aconselhável  limpar de vez em quando o interior do aparelho. Se o modelo for pequeno, bata somente aspirá-lo. Os aparelhos de maiores dimensões, precisam de ser abertos. Para isso faça o seguinte:

– Desligue o termo-ventilador e comece por desaparafusar  a caixa, depois aspire  com a potência no mínimo limpando a sujidade maior. Com a ajuda de uma escova macia e seca limpe as palas do ventilador, o motor, as grelhas de entrada e saída do ar e se for preciso limpe também a resistência eléctrica . Para conseguir limpar o motor, pode ser preciso retirar primeiro o ventilador, que está fixado  por um parafuso. Depois de retirado os parafusos limpe cuidadosamente o pó da grelha de entrada de ar. Deve deslocar com cuidado a placa que protege a resistência eléctrica, para poder limpar por baixo. Aspire e depois passe com uma escova. Depois de tudo limpo volte a montar os componentes do termo-ventilador e aparafuse a caixa. Faça isto de maneira a que a caixa fique como estava.

AVARIAS

PROBLEMA CAUSA POSSÍVEL QUE FAZER?
o aparelho não funciona – não há corrente – sistema de segurança accionado, devido a sobreaquecimento (no caso do termo-ventilador) – verificar se está ligado; se necessário, medir a tensão – desligar e esperar que arrefeça
a luz-piloto não acende – não há corrente – lâmpada mal enroscada ou fundida – veja em o aparelho não funciona – enroscar ou substituir a lâmpada
funcionamento irregular – mau contacto na tomada, na ficha, no cabo ou no interruptor – resistência e/ou termostato danificados – restabelecer as ligações; substituir eventuais peças danificadas – recorrer a um técnico
ventilador lento ou bloqueado (no caso do termo-ventilador) – palas danificadas – um objecto estranho bloqueia o movimento – motor ou ventilador danificados – substituir o ventilador ou o aparelho – abrir o aparelho e retirar o objecto – recorrer a um técnico
cheiro a queimado – acumulação de sujidade na resistência ou nas grades de ventilação – abrir e limpar o aparelho



Deixar Comentário