As causas da humidade

Existem algumas causas para o aparecimento de humidade nas nossas casas. A humidade pode aparecer em casas novas ou em casas já antigas, como também pode acontecer o contrario, casas novas com humidade e casas antigas sem ponta de humidade. Tudo isto depende de como a casa foi construida…

A  porosidade :Água e humidade podem infiltrar-se num material e ainda mais rapidamente  se este for poroso. A água da chuva pode infiltrar-se nas paredes devido a um mau trabalho de alvenaria, sendo esta uma das causas da humidade.

condensação : Quanto mais quente é o ar mais vapor de água pode conter. Em caso de arrefecimento, ele poderá portanto restituir uma parte dessa  humidade. Sempre que o ar quente e húmido entra em contacto com uma superfície fria (uma parede por ex.), deposita gotinhas de condensação.  

Pequenas fissuras superficiais : Estas aparecem assim que o cimento seca, geralmente se este for colocado muito depressa, ou se não for misturado nas proporções correctas. Em princípio, tais fissuras permanecem superficiais e a sua profundidade não excede essa camada.  

As fissuras : As fissuras surgem na ausência de juntas de dilatação. A sua largura pode atingir vários milímetros. Podem atravessar toda a espessura da primeira camada e por vezes mesmo as paredes de betão.

Algumas soluções para combater a humidade

Uma ventilação eficiente é essencial para evitar humidade em casa. Instale um exaustor na cozinha e na casa de banho, a fim de eliminar o ar carregado de humidade. Considere a hipótese de pintar a casa com tinta mate anticondensação. Mandar  isolar as paredes duplas da sua casa para as tornar menos frias pode também ser a solução.




2 Comments

  1. Cíntia Boldt Responder

Deixar Comentário