Como assentar mosaicos

Como assentar mosaico nos diferentes pavimentos

Eliminar o antigo revestimento:
Uma forma de assentar mosaicos é colocá-los por cima do antigo piso. Deve ter atenção à altura das portas pois o novo chão provavelmente irá ficar mais alto do que o original. Retire o piso velho como a alcatifa, mosaicos de plástico, vinil ou linóleo. Depois use um produto próprio para dissolver a cola. Raspe totalmente os restos para o chão ficar liso. Por fim aspire-o.

Cobertura de cimento:
Para fazer a cobertura de cimento, o chão tem de ser sólido, seco e liso. Antes de colocar o cimento faça uma limpeza para toda a poeira.
Para aplicar a cobertura de cimento, tenha em conta o peso dos mosaicos. Faça um estudo e verifique quais os canos que ficarão debaixo desse piso.  Este piso irá ficar mais alto do que o original:  15 cm de camada frágil de areia, 8 cm de betão e uma cobertura de 2 cm.

Uniformizar o chão:
Para que o chão fique todo do mesmo nível deve eliminar as irregularidades. Tape os buracos e parta as arestas vivas com escopro e martelo. Depois lixe os locais reparados. Com a ajuda de um produto auto-nivelante, obtenha uma base perfeitamente lisa com a altura suplementar de 1 mm.

Os soalhos:
Um velho soalho ou parquet pode servir de base para assentar um novo piso. Não convém aplicar a argamassa directamente no soalho pois a aderência é menor e corres sérios riscos de o chão se deformar. Prepare o chão a cobrir: arranque ou enterre os pregos salientes, aspire o pó, se possível use lixívia e desengordurante com tricloretileno para limpar bem o chão e remover restos de cera e outros produtos. Por fim tape os furos.

Como assentar mosaico sobre um soalho:
Para assentar mosaico sobre um soalho, aplique primeiro uma camada de aderência impermeabilizante. Depois agrafe uma armação de fibra de vidro. Para finalizar coloque um revestimento auto-nivelante.

Os eixos:
A estética exige que uma fila de mosaicos inteira fique junto à porta.
Trace perpendicularmente, a esta parede, uma linha mais longa do que aquela onde colocará os mosaicos (largura das juntas : 5 mm para 10 x 10 cm, 7 mm para 15 x 15 cm, até 20 mm para 30 x 30 cm). Indique o último mosaico inteiro. Partindo deste ponto, trace uma perpendicular à primeira linha. Se uma das paredes lhe for paralela, parta do ângulo formado. Senão, trace um segundo eixo, no meio da sala, sobre uma junta. É a linha de partida. Menos de 12 m , preveja sempre 10% de mosaicos a mais, para evitar surpresas.

Colocação sobre uma camada antiga:
Se o chão estiver estragado, ou desnivelado, convém primeiro colocar os mosaicos sobre uma camada de argamassa. A mistura da argamassa faz-se da seguinte maneira: 2 ou 3 partes de areia para uma de cimento. Faça o alinhamento dos mosaicos fila por fila com a ajuda de uma régua e utilize as cruzetas. Deve verificar à medida que assenta os mosaicos se estes estão planos, caso contrário use um maço para os corrigir.

Colocação sobre uma camada de cimento nova:
Se cobrir o chão na sua totalidade com uma camada de cimento, deve colocar os mosaicos antes que a camada de cimento seque. Tenha atenção porque mesmo que a camada de cimento fique bem nivelada, o chão a colocar pode sofrer irregularidades.

O corte dos mosaicos:
Para cortar os mosaicos de terracota, utilize uma rebarbadora em vez do corta-azulejo. Faça uma medição perfeita, trace o corte com a ajuda de outro mosaico por exemplo, e corte. Use um disco apropriado para o material a cortar.

O enchimento de juntas:
Para fazer o enchimeto de juntas deve esperar até que a cola ou a argamassa estejam completamente secos. O tempo de espera estimado é de 12 a 24 horas. As juntas ajudam a conservar os mosaicos e absorvem as possíveis deformações da superfície. Espalhe a massa de rejunto sobre o chão e depois passe com o rodo de borracha.
Espere pelo menos 2 horas e espalhe um pouco de serradura. Esfregue com uma vassoura para reforçar a prisão das juntas.
Para último esfregue o chão com um pano húmido para limpar a camada de cimento, normalmente é uma camada cinzenta que cobre o mosaico. Para realizar esta tarefa utilize luvas protectoras.

Mosaicos colados:
Se tiver um chão totalmente plano poderá colar os mosaicos. Para isso espalhe a cola com uma espátula dentada dando-lhe um aspecto canelado, depois aplique o mosaico numa superfície de 1 m de cada vez. Os mosaicos deverão ser colocados da forma  indicada acima. Termine numa fila próxima da parede.

A humidade:
Para saber se o seu chão é húmido faça um teste: coloque uma folha plástica transparente no chão e espere algum tempo. Se o plástico reter o vapor de água, isto significa que houve condensação. Se a parte de baixo do plástico estiver húmida, o seu chão não é totalmente seco e retém a humidade. Desta forma para resolver o problema deve cubri-lo com uma folha de polietileno.




9 Comments

  1. sergio Responder
  2. Américo Responder
  3. Francisco Santos Responder
    • vanusa Responder
  4. celibrito Responder
  5. Inês Responder
  6. Nadia Responder
  7. rui grácio Responder

Deixar Comentário