Barulhos nas tubagens devido as câmaras de ar

Parando o “martelo d’água” O martelo d’água é um barulho específico de encanamento e não um nome genérico para barulhos em canos. Ele acontece quando você fecha a água de repente e a água que se movimenta rapidamente pelo cano dá uma parada, criando um tipo de onda de choque e barulho de martelo. Encanamentos que estão adequadamente instalados têm câmaras de ar ou amortecedores que comprimem quando acontece a batida da onda de choque, diminuindo o estouro e evitando o efeito martelo. As câmaras, entretanto, podem falhar, porque água sob pressão gradualmente absorve o ar.

Se você nunca teve esse problema e de repente ele começar, provavelmente a câmara de ar de seu encanamento está cheia de água.

Você pode solucionar esse problema fechando a água atrás da câmara cheia d’água, abrindo a torneira com problema e permitindo que a água saia. Uma vez que toda a água tenha saído da câmara, o ar a preencherá novamente e o amortecedor estará restaurado. Se a câmara de ar estiver abaixo da construção, você poderá ter de drenar as principais linhas de fornecimento, para permitir que a câmara se encha de ar novamente. A câmara de ar não irá drenar corretamente se estiver entupida com pedregulhos ou resíduos químicos ou minerais da água.

A câmara tem que ser sempre maior do que o cano de fornecimento para evitar o entupimento. Uma vez que a câmara é um pedaço de cano com uma tampa, tudo o que você tem de fazer para limpá-la é remover a tampa e retirar os resíduos. O que fazer se não houver câmaras de ar em seu encanamento? A pressão do martelo d’água pode eventualmente causar danos como: falhas nas instalações ou explosões de canos. Em virtude de o martelo d’água, normalmente, ser causado pela pressão d’água muito alta, o primeiro passo (se possível) é reduzir a pressão da água.

Às vezes isso não é possível porque a redução da pressão pode resultar em apenas gotas d’água na torneira do andar superior da casa se uma das torneiras do piso inferior estiver ligada. Quando isso for possível, você pode reduzir a pressão instalando uma válvula redutora de pressão na linha de fornecimento que entra na casa. O mesmo resultado é atingido ao se instalar uma válvula esférica na parte superior do cano afetado, mas isso também pode ocasionar uma pressão d’água muito baixa para a utilização das torneiras quando elas forem abertas.

Se a redução da pressão não for possível ou não for eficaz, instale a câmara de ar necessária para evitar o martelo d’água. Se você não tiver espaço para tal instalação sem ter que quebrar uma parede, vá a um encanador e descubra aparelhos que podem substituí-la em áreas com problemas. Muitos desses aparelhos têm uma válvula que facilita a reentrada do ar no sistema.

Da próxima vez que você ouvir barulhos vindo de seu encanamento, tente as soluções descritas neste artigo. O mesmo serve para canos que vazam, suam ou congelam. Se você tentar resolver o problema rapidamente, pode evitar que ele se torne mais sério.




Deixar Comentário