Benefícios da Domótica

Os benefícios de domótica concentram-se em quatro classes: segurança, conforto, economia de energia e comunicação. Esses itens serão descritos abaixo e podem ser visualizados na Figura.

 

domotica-1

 

 Segurança

 
Trata de proteger pessoas e pertences em casos de eventualidades como invasão, vazamento de água, vazamento de gás, incêndio, doenças, etc. Pode-se destacar como aplicações:
• alarmes técnicos: inundação, gás, queda de energia;
• fogo e fumaça: detecção rápida, alerta a moradores, chamada de bombeiros;
• invasão e assalto: comunicação à polícia, sistema de câmeras, foto das pessoas que passaram pela frente da porta dianteira ou tocaram a campainha;
• alarme médico: monitoramento e diagnóstico remoto de sinais vitais;
• simulação de presença: ligar música e luzes aleatoriamente.

Conforto

Abaixo exemplifica-se alguns controles relacionados a conforto:
• luz automática: acionamento por presença, som, hora ou luz ambiente;
• persianas: controle automático por presença de luz ambiente e chuvas, abertura automática de persianas pelo acionamento do despertador;
• centralização: ligar/desligar o sistema com um único botão;
• controle de temperatura: temperatura interna mantém-se sempre a um nível agradável;
• programação de eletrodomésticos: pode-se programar para que a cafeteira e o aquecimento da banheira liguem 10 minutos antes que o despertador seja acionado;
• abertura de portões.

Energia

Controles inteligentes podem evitar desperdício de energia.
• iluminação: desliga luzes automaticamente quando não houver pessoas em determinado ambiente;
• controle de temperatura: poder controlar aquecedores e ar condicionado de forma a minimizar o consumo de energia;
• controle de eletrodomésticos: acionar eletrodomésticos como lavadoras de roupa em horários que as tarifas são menores ou fora de horários de pico.

Comunicação

• segurança: chamada automática a bombeiros e polícia;
• entretenimento: interligação de áudio e vídeo, sinal de videofone na televisão;
• mensagens: envio de mensagens texto para distribuição no destino (Broadcast);
• chat: bate-papo entre o administrador remoto e pessoas no interior do lar, escritório, etc;
• conectividade: interligação entre casas, escritórios e prédios que utilizam a domótica (WAN).

Motivação

Tem-se por motivação deste trabalho o desejo de obter experiência no desenvolvimento de hardware (protocolo de controle), software (comunicação Cliente/Servidor e RS-232C), integração harmônica entre o hardware e o software e o desenvolvimento da interface da aplicação (home page da casa).
Outra grande motivação está no apelo comercial e futurístico da idéia. Esse trabalho pode dar continuidade a trabalhos futuros visando uma versão comercial. A longo prazo, poderíamos vislumbrar uma empresa que, baseado neste trabalho, implementasse desde a home-page (a interface), até soluções de conectividade e controle de casas. Atualmente, uma empresa que forneça tal serviço ainda não existe, a nosso conhecimento, no Brasil.
Para ilustrar o apelo futurístico desta aplicação mostramos na Figura 3 algumas situações possíveis em uma casa com um sistema de domótica interligado à Internet.
Digamos que Maria está saindo do seu trabalho (caso 1). Ela poderia usar o seu PDA (personal digital assistant) sem fio com acesso a Internet para conectar-se a sua casa e, por exemplo, ajustar o termostato geral e deixar a casa bem iluminada para quando ela chegar em casa.
No caso 2, o medidor de nível de óleo do sistema de aquecimento estava com nível baixo.
Imediatamente o sistema manda uma mensagem para a distribuidora de óleo para que seja feito o reabastecimento.

domotica-2

Já no caso 3, João está trabalhando quando de repente recebe uma mensagem urgente comunicando uma invasão à sua casa. Imediatamente ele se conecta à casa e, através das câmeras de segurança, consegue ver a imagem do invasor. Ao mesmo tempo que o sistema já havia enviado uma mensagem à polícia notificando a invasão.
O caso 4, digamos que João e Maria decidem sair para ir ao cinema. Ao saírem da casa o sistema avisa ao PDA que esqueceram de ativar o sistema de alarme. Então, pelo próprio PDA, João aciona o sistema e verifica se todas as portas e janelas foram bem fechadas.
Os quatros exemplos citados acima podem parecer muito longe da realidade atual, porém não estão. Já existem PDAs com acesso a Internet (link [15] ) e, durante a execução desse trabalho, encontramos alguns sistemas de supervisão comercial com objetivo similar ao objetivo desse trabalho. Isso vem provar que já existem tecnologias convergindo para o objetivo deste projeto.
Visamos como meta do desenvolvimento deste projeto usar tecnologia de baixo custo ou de  livre distribuição de modo que uma possível comercialização do produto venha a ser viável.
Durante as Seções seguintes poderá ser notado que detalhes como a linguagem de programação e o sistema operacional foram escolhidos de forma e tornar uma versão comercial deste projeto viável, visto que esta é uma motivação importante deste projeto.
Outra motivação ao desenvolvimento deste trabalho foi a criação de uma nova aplicação para computadores e Internet. Pensamos que essa aplicação poderá contribuir de forma a fazer com que o uso de computadores faça cada vez mais parte do dia-a-dia do usuário comum.




3 Comments

  1. Marcos Responder

Deixar Comentário