Betão e Argamassa

Onde e como se utiliza o betão e a argamassa?

O betão é utilizado para conseguir uma superfície sólida e rija como um pavimento para garagens e anexos. A argamassa é a cola que mantém os tijolos unidos numa parede. A base de ambos é feita com cimento e areia, chamado o agregado fino. O betão projectado também  pode conter pedras, chamado o agregado grosso. Para fazer a ligação dos diferentes agregados basta misturar água com cimento.

Agregados grossos e agregados finos

Os agregados grossos conseguem atravessar um crivo de 20 mm e são usados fundamentalmente para fabricar betão. Os agregados finos são basicamente conhecidos por areia sendo utilizados na sua grande maioria para o fabrico de betão projectado e  argamassa.

Existem dois tipos de areia para construção.Temos a areia de grãos agudos ou areia de betão que  é utilizada para fazer blocos de betão. Depois temos a argamassa para colocar lajes de pavimento constituída por areia fina ou areia de tijolo de construção, que é utilizada na argamassa para colocação de tijolos e de blocos de betão. Também se pode obter agregados de mistura, normalmente conhecidos como balastro, que contêm agregados finos e grossos.

Cimento

A maioria cimento utilizado em casa é normal. O cimento é seco pelo ar, ou seja, a humidade do ar provoca o seu endurecimento, excepto se os sacos foram mantidos fechados. O cimento é vendido em sacos de 50 kg e possui uma cor cinzenta. Há a possibilidade de comprar quantidades mais pequenas. No interior e exterior das casas geralmente são usados outros dois tipos de cimento, que são o cimento branco e o cimento de alvenaria. O cimento branco é usado em locais onde a aparência do edifício é crucial primeiro. O cimento de alvenaria possui aditivos para conseguir melhorar a função da argamassa industrializada e rebocos.

Aditivos

Pode adicionar pigmentos à mistura para alterar a cor do betão, mas é necessário ter cuidado ao utilizá-los. Os aditivos mais comuns afectam a funcionalidade do betão e da argamassa, aumentando assim o tempo de secagem. Para melhorar a sua funcionalidade muitas argamassas precisam da adição de cal ou de uma emulsão plástica.

Comprar betão e argamassa

Existem três formas de comprar betão e argamassa: com ingredientes individuais, com ingredientes já misturados e húmidos e terceiro com ingredientes pré-misturados e secos. Para não gastar muito dinheiro compre em separado areia, cimento e agregado grosso para fazer o betão. Para isso, há que ter um local seco para o armazenamento destes ingredientes. Para trabalhos mais complexos, o ideal é ter betão húmido já misturado. Neste caso deve pedir a alguém que o ajude  no seu transporte do carro para o local. Depois de transportado deve nivelar o betão antes que este seque. Para fazer pequenas obras os sacos de betão pré-misturado seco é a melhor opção. Os ingredientes neste caso estão todos nas medidas certas, bastando adicionar água.

Misturar betão com argamassa

Mesmo com sacos de cimento seco pré-misturado,irá  precisar de uma folha de cartão de fibra prensada ou contraplacado para misturar o material com água.

Comece por misturar os ingredientes cuidadosamente. Meça separadamente o cimento, a areia e o agregado em seco com a ajuda de  um balde. Faça um buraco no centro da mistura de materiais e adicione água com um balde diferente.

Vá trabalhando o material a partir das extremidades para o centro, onde está a água. Depois, abra mais um buraco e adicione mais água. Continue a misturar e a adicionar pequenas quantidades de água até tudo estar bem misturado e com uma cor uniforme. A consistência está correcta quando conseguir arrastar a parte de trás da pá ao longo do cimento, deixando uma superfície macia sem que saia água.

Para trabalhos complexos  pode alugar uma betoneira. Para o betão, comece com metade do agregado e da água, depois adicione cimento e areia em pequenas quantidades e ainda o restante agregado e água. Limpe a betoneira com uma pequena quantidade de agregado grosso e água limpa. Para acelerar o processo de mistura, pode também alugar uma betoneira de argamassa.

Misturas de betão e de argamassa

As proporções de cimento, de areia e de agregado de que vai necessitar dependem do trabalho que fizer: as misturas fortes são as que levam mais cimento; as misturas fracas são as que levam menos. Todas as proporções são medidas pelo seu volume.

O betão normal é indicado para a maioria dos trabalhos, excepto para alicerces e pavimentos betão expostos.  Deve misturar uma parte de cimento, duas partes de areia e três partes de agregado de 20 mm,  ou então uma parte de cimento com quatro partes de combinado de agregado. Esta mistura é conhecida como 1:2:3 ou 1:4.

O betão de fundação é utilizado para alicerces de paredes e bases e para pavimento pré-moldado. Mistura 1:2 V 2:3’/2 0u 1:5.

O betão de pavimento é utilizado para todos os pavimentos de betão expostos, especialmente estradas e chão de garagens.Mistura í:Vâ:2]A ou 1:3V2.

A argamassa normal é utilizada para a colocação de tijolos em condições normais. Misture 1:5 a 6 (cimento: areia fina) com uma pequena quantidade de emulsão plástica ou uma parte de cal para a funcionalidade, ou 1:4 a 5 (cimento de alvenaria: areia tina).

A Argamassa forte é Utilizada para paredes de tijolos em condições especiais. Misture 1:4 a 4’/2 (cimento: areia) com uma emulsão plástica ou um quarto de cal, ou l:2’/2 3’/2 (cimento de alvenaria: areia).




3 Comments

  1. paulo silva Responder
  2. Enrique Martinez Responder
  3. António Figueiroa Responder

Deixar Comentário