Bricolage na aplicação de estores

Decoração de interioresAplicação de estores

Bricolage de estores de enrolar

Funcionamento :
Como o próprio nome indica, estes estores enrolam-se à volta de uma barra (de alumínio) apoiada nos suportes. O seu mecanismo de enrolamento permite ajustar a altura do estore em função da claridade pretendida. Alguns tipos de estore oferecem uma obscuridade total.

Vantagens :
Estes estores existem em diversos materiais como por exemplo o vinil, algodão ou de qualidade dita “isoladora”. Estes caracterizam-se por um lado em algodão decorativo e um verso isolador em alumínio, que pode evitar até 70% de desperdício de calor através das janelas. Por outro lado protege do sol durante o verão.

Os suportes :
Os suportes do estore de enrolar podem ser fixos em três locais diferentes, dentro do caixilho, sobre a face deste, ou suspensos no tecto. Para facilitar a fixação dos suportes no sítio, faça os primeiros furos com o punção, ou melhor ainda, com a verruma.

Bricolage estores de lamelas verticais

A calha :
O sistema de suspensão de bandas verticais é diferente do sistema de estores de enrolar pois trata-se de uma calha e não de uma barra de enrolamento. Transfira o comprimento pretendido para a calha, começando pelo lado onde se encontram os cordões de comando.

Serrar a calha :
Desaparafuse a ponta e deslize-a para o interior, por trás da linha traçada a marcador. Retire o cordão e depois aparafuse a ponta. Reparta os rodízios em iguais distâncias pelo comprimento utilizado até à ponta. Serre o indicado com a mini serra de metal, depois lime as rebarbas.

Fixação da calha :
Mantenha a calha à altura pretendida. Marque o sítio dos parafusos, faça os furos e se necessário coloque as buchas. Aparafuse a calha no seu lugar e certifique-se de que os parafusos não sobressaem no interior da calha.

Os estores venezianos

Funcionamento :
Um estore veneziano tem um mecanismo que permite regular a altura e orientação das lamelas. As horizontais são de alumínio, plástico ou madeira. Podem encurtar-se, procedendo de forma simétrica.

Vantagens :
Os estores deste tipo oferecem um isolamento particularmente eficaz. No Inverno, as lamelas (face côncava visível) reenviam o ar quente para dentro da divisão. No Verão, as lamelas (cuja face curvada deve agora estar visível) faz circular o ar quente em direcção ao cimo da janela.

Limpeza :
É óbvio que os estores requerem uma limpeza regular, tanto no lado superior como inferior das lamelas. Para o fazer, utilize um espanador, que limpa  simultaneamente várias lamelas.




Deixar Comentário