Cadeira vintage: mala transformada

Hoje em dia, os artigos vintage estão em voga, sendo muito procurados para restauração ou decoração de espaços.

As malas ao estilo Globetrotter permitem elaborar diversos elementos decorativos, bastando para isso que usemos alguma da nossa habilidade e imensa criatividade.

Por isso, se conseguir colocar as suas mãos numa destas malas, então aproveite para seguir o nosso próximo passo a passo de mala transformada em cadeira vintage.

 

D3119401_Small

Passo a passo

O que vai precisar:

  • Dremel® 8100 com broca 150
  • EZ SpeedClic disco de corte SC456
  • EZ SpeedClic mandrel SC402
  • Dremel Moto Saw com lâmina de serra  para madeira de uso geral MS51
  • Mala de viagem antiga
  • 2 peças de MDF do tamanho da mala de viagem (18 mm de espessura)
  • 2 peças de MDF (10 cm x 40 cm x 18 mm)
  • 2 peças de espuma do tamanho da mala (5 cm espessura)
  • 12 parafusos de Madeira
  • Pregos pequenos
  • 4 pés de cadeira em Madeira (4 mm x 45 mm)
  • Tinta acrílica, cola em spray e 4 botões

Como fazer:

Comece por tirar as medidas corretas à mala, medindo a largura e profundidade.  Corte duas peças de madeira de acordo com as medidas. Deverá posteriormente desenhar o contorno interno da mala na placa de madeira. (como na imagem)

 

D3119410_Small

Faça uso da Dremel Moto Saw e a lâmina de serra MS5 para conseguir arredondar os cantinhos da madeira, de forma a caber facilmente na mala. De seguida, pulverize as peças de madeira com um pouco de cola e cole a espuma a cada peça.

Coloque o tecido por cima da espuma e fixe-o à peça com pregos ou agrafos próprios. A escolha do tecido fica a seu cargo, devendo optar, no entanto, por um que combine bem com a decoração do espaço ou o estilo da mala.  Deve ainda ter em consideração, que por ser uma cadeira, o tecido utilizado deverá ser de  um material mais resistente e de simples limpeza.

 

D3119418_Small

É chegada a hora de colocar os botões nos estofos. Deve apertar dois parafusos com anilhas adequadas a 20 cm de distância um dos outro, no meio da madeira, passando o parafuso através do tecido e do enchimento de espuma. Caso a ponta dos parafusos fique saliente na parte de trás da placa de madeira, estas podem ser removidas com a Dremel 8100 e o disco de corte de metal SpeedClic EZ SC456.

 

D3119420_Small

 

Em cada ponta das peças de madeira marque 2 pontos  com um lápis com cerca de 10 cm x 40 cm x 10 mm de tamanho. Estas marcações irão servir de guia para saber onde colocar as pernas da cadeira.  Use a Dremel® 8100 e a broca do set 628 para fazer os buracos. Aconselhamos ainda que pinte as pernas da cadeira, para conferir um toque de maior elegância. Pode optar por pintá-las com tinta acrílica da cor do tecido das almofadas ou da mala.

 

D3119414_Small

 

Coloque as duas peças de madeira na mala e aperte os parafusos, fixando desta forma as pernas.  Para finalizar, assente os estofos na mala e fixe com o parafusos. A sua cadeira vintage está pronta.

 

D3119425_Small




Deixar Comentário