Caixas de MDF decoradas com tecido

O artesanato pode servir como uma fonte de renda ou como uma espécie de terapia.

Trata-se de uma tarefa gratificante e bonita, além de permitir que a pessoa transmita um pouco de sua personalidade e use sua criatividade de uma forma produtiva.

Quem começa a fazer o artesanato logo se encanta e não pára mais de criar peças novas. Muitas pessoas fazem artesanato para presentear, para decorar a casa ou para uso próprio.

Para quem ainda não sabe como começar, poderá se inspirar neste artigo e fazer uma caixa de MDF decorada em tecido. Não existe dificuldade nenhuma e pode se tornar um ótimo passatempo.

Passo a passo

As caixas de MDF podem ser compradas já montadas e prontas para serem personalizadas.

O interessante é que as peças em MDF possuem um preço baixo e estão ao alcance de qualquer um que deseja começar a fazer artesanato. Os tecidos também podem ser encontrados facilmente em lojas especializadas. Poderá comprar tecidos a metro ou poderá kits de tecidos especiais para pathwork, também poderá reaproveitar retalhos. Existem diversos tamanhos e tipos de caixas de MDF que podem ser decoradas de diversas formas.

As caixas de MDF decoradas com tecido podem ser usadas como porta-joias, porta-treco, como embalagem para presente, como lembrancinha ou como um artigo de decoração. O MDF é um material muito resistente, então permite que a pessoa coloque várias coisas dentro, mesmo sendo pesadas.

Como fazer uma caixa de MDF forrada com tecido

  • Lixe toda a caixa de MDF com bastante cuidado para não danificar a peça e deixe toda a superfície uniforme. Aproveite para lixar as bordas para não deixar nenhuma ‘sobra’ para deixar um bom acabamento no fim do trabalho.
  • Depois de lixar toda a peça de MDF, passe um pano levemente umedecido para retirar todo o pó acumulado na peça e deixe a caixa secar naturalmente. Quando a peça estiver totalmente seca, poderá começar o trabalho. Lixar a peça é  muito mais importante para quem vai pintar a caixa, mas também é interessante que faça isso mesmo forrando-a com tecido.
  • Pinte toda a caixa com tinta acrílica branca e espere secar totalmente. É interessante que pinte a caixa de MDF para esconder a cor escura da caixa e ressaltar a estampa ou cor do tecido. O tempo de secagem é de pelo menos 2 horas, mas poderá utilizar um secador de cabelos para acelerar o processo de secagem.
  • Meça e recorte o tecido no tamanho necessário para cobrir toda a caixa. Também recorte outro pedaço para cobrir a tampa da caixa.
  • Antes de colar o tecido simule como ficará a caixa forrada para não ter erro, aproveite para fazer ajustes e cortar sobras.
  • Passe a cola branca em toda a parte que forrará com o tecido. Tome bastante cuidado para não colocar cola em excesso. Use um pincel grande para te ajudar.
  • Cole o tecido e tome cuidado com o acabamento das quinas da caixa. Se quiser também forre por dentro da caixa.
  • Aproveite para enfeitar com fita de cetim, flores de tecido, fuxicos, etc. A sua caixa de MDF decorada com tecido tá pronta!



Deixar Comentário