Faça Você Mesmo – Colocação de cortinados

Os cortinados são dos acessórios decorativos mais populares e podem mudar por completo o ambiente de qualquer divisão.

Hoje em dia, encontra cortinados prontos a pendurar em diversas lojas e grandes superfícies comerciais, contudo, os preços nem sempre são os mais convidativos. Mas, não desespere, porque com algumas orientações e dicas pode conseguir proceder à colocação de cortinados na sua casa sem problemas.

Aqui vos deixamos com algumas dicas.

 

Modern Bedroom in Light Tones

 

Comprimento

É fundamental escolher o comprimento adequado para os cortinados, que irá depender, entre outros fatores, do tipo de material e estilo que pretende usar. Outros fatores importantes para a colocação dos cortinados são o tamanho e formato da janela, o seu posicionamento na parede, assim como a função que o cortinado irá desempenhar na divisão.

Poderá optar, por exemplo, por um cortinado curto, um que caia até ao chão ou um semicomprido até meio da parede.

Tecido

Em primeiro lugar, vai precisar de decidir qual a cor, padrão e fibra do tecido para as cortinas. Tenha sempre em atenção fatores práticos. Um tecido pode ser muito bonito, mas se depois é muito frágil ou de difícil limpeza, talvez não seja o mais apropriado para um quarto de criança, por exemplo.

O peso também é um fator a ter em conta na escolha dos cortinados. Cortinados mais luxuosos e elegantes pedem tecidos mais pesados, enquanto tecidos leves, como ceda ou algodão,são apropriados para conferir maior serenidade ao ambiente.

Deve ainda determinar o tamanho e quantidade necessária de tecido.  Para saber qual a quantidade de tecido necessária, meça a largura em primeiro lugar. Dependendo do volume que pretenda dar aos cortinados, adicione perto de metade a este número, ou multiplique por dois.  No caso do comprimento, meça a altura para os cortinados curtos, à altura do peitoril  ou para cortinados até ao chão.  Para cortinados semicompridos, meça mais ou menos até metade da parede entre o peitoril e o chão.

O fundamental para a colocação dos cortinados é que, acima de tudo, tenha muito cuidado na altura das medições, de modo a reduzir o risco de cometer erros que lhe podem acabar por sair muito caros. Confira sempre as medidas mais que uma vez, pois é muito fácil enganar-se quando várias medidas estão em causa. E porque mais vale prevenir que remediar e porque é mais fácil retirar de algo em excesso do que acrescentar se estiver a faltar, dê sempre uma pequena margem extra.




Uma resposta

  1. francisco sebastiao souza do nascimento Responder

Deixar Comentário