Colocação de pavimentos de tacos de madeira

Existem diversos tipos de pavimentos pelos quais pode optar, mas os de tacos de madeira ainda hoje são reconhecidos pela sua versatilidade, durabilidade e beleza.

Estes pavimentos eram elaborados tradicionalmente com diversos blocos de forma retangular, que depois eram encostados uns aos outros, de modo a criar padrões variados. Hoje em dia, a sua produção em massa acaba por os tornar menos personalizados, mas também mais económicos, pois são elaborados com tiras ou painéis de retângulos, mas que acabam por proporcionar padrões semelhantes aos blocos tradicionais.

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

Pavimento em blocos

Escolha do subsoalho

Antes de colocar os tacos de madeira é essencial que a base onde os coloca esteja o mais plana possível, de modo a facilitar a sua instalação e evitar desníveis visíveis. Escolha um subsoalho apropriado, como os de cimento, por exemplo. Também pode optar pelos de cartão de fibra prensada e o aglomerado de madeira, embora os de cimento sejam os ideais.

Colocação do pavimento

Comece a colocar o pavimento pelo centro da divisão. Para achar o centro utilize um fio de prumo e divida o piso em quatro partes. Coloque os tacos de madeira por secções e apenas passe para a próxima depois de completar a anterior. Deste modo o padrão irá ficar uniforme.

Limpeza

Antes da colocação dos blocos é importante que proceda a uma boa limpeza dos mesmos, de modo a que não fiquem com partículas arenosas ou pó, que poderiam deixar o pavimento desnivelado. Pode aspirar o pavimento e lavá-lo com uma esponja ou esfregona húmida, mas com cuidado para que a madeira não se deforme.

Colocação dos painéis

A colocação dos painéis de madeira é feita com recurso a cola própria, mas como esta pode ser bastante viscosa é aconselhável que a aplique com um rolo de borracha em áreas com mais de 1 m2.

Avalie se a divisão tem obstáculos que podem dificultar a colocação, como por exemplo cantos ou tubos de canos. Escolha os tamanhos a aparar à volta dos obstáculos.

Fixação dos painéis

Para que os painéis fiquem bem fixos basta martela-los levemente com um bloco de madeira colocado por cima. Este bloco superior irá servir de proteção para evitar danificar a superfície do painel.

Tenha sempre em consideração que  a madeira tem tendência a dilatar, especialmente se colocada no interior de uma divisão mais húmida ou em que haja contato com água. Por isso, deixe sempre um intervalo de 1 cm à volta do perímetro de um bloco ou painel de madeira, para permitir a dilatação devida às alterações de humidade. Encha com lascas de cortiça para evitar que os rebordos se dobrem ou levantem e para aperfeiçoar o acabamento dos pavimentos.




Uma resposta

Deixar Comentário