Colocar iluminação e tomadas no exterior

Como instalar  iluminação e tomadas fora de casa 

Normalmente o cabo é conduzido de uma tomada já localizada e que passa por um buraco da parede. Certifique-se de que o buraco é inclinado, e que a iluminação no exterior está situada  acima da junta impermeabilizadora no caso de uma parede dupla. A tomada, deverá ser à prova de água e apropriada para exteriores, deve ficar protegida com uma protecção de borracha ou com vedante à prova de água e ainda com um disjuntor. 

Como montar a instalação 

Comece por desligar o interruptor geral e retirar o fusível do circuito em que vai trabalhar. Se usar a caixa de instalação já existente, utilize um interruptor novo de dois botões por cima dela. Com o interruptor geral desligado ligue dois cabos de 1 mm à caixa de derivação mais próxima. Leve um cabo ate à nova lâmpada exterior e o outro ao sítio do interruptor já existente. Decida o percurso por onde vai fazer passar o cabo de iluminação e o cabo do interruptor até ao interior da casa. Se vai aproveitar o sítio de um interruptor existente, já haverá um cabo que vai até esse ponto. 

Se não existir interruptor no lugar marcado para ele, instale uma caixa de montagem. Passe dois cabos de 1 mm ao longo do percurso estabelecido, introduzindo o cabo eléctrico pelo furo aberto na parede e levando o cabo do interruptor para a respectiva caixa de instalação. Prepare as extremidades dos cabos para fazer as ligações. Instale um interruptor novo. 

 




Uma resposta

  1. Jaime Responder

Deixar Comentário