Como actuar numa situação de incêndio

Como proceder em caso de incêndio

Na situação de incêndio em sua casa, a probabilidade de se salvar bem como a protecção seus bens materiais será maior se antes da situação de incêndio, você tiver um plano. Este tipo de plano poderá ter uma vertente de fuga como uma vertente de actuação face ao tipo de incêndio.

Para poder diminuir o risco de incêndio você poderá seguir alguns passos simples que lhe poderão ajudar a evitar um incêndio em casa.

Fonte de calor

Afaste os aquecedores de móveis, não seque a roupa nos aquecedores, proteja devidamente a lareira para que não se torne um foco de incêndio, não abandone velas acesas ou mal apagadas, e nunca se esqueça do ferro de engomar ligado.

Rede de gás

Faça a revisão periódica das tubagens. Se detectar alguma fuga chame de imediato um técnico qualificado. Não faça qualquer tipo de chama, não ligue nem desligue interruptores ou aparelhos eléctricos, abra as janelas, feche as válvulas de segurança do contador e de corte do redutor e contacte de imediato um técnico qualificado.

Rede eléctrica

Evite sobrecarga – não ligues demasiados aparelhos na mesma tomada, principalmente os de elevado consumo (ex: máquina de lavar roupa ou loiça e aquecedores).

Cozinha

Se a gordura da frigideira se incendiar

Desligue de imediato o gás, não retire a frigideira do fogão, isso só irá espalhar o fogo. Use uma tampa, um prato ou uma toalha húmida para extinguir o incêndio. Não utilize água. Mude periodicamente o filtro do exaustor. Não avive as chamas do fogareiro com álcool, gasolina ou qualquer outro líquido inflamável.

Passos que poderão ser muito úteis no caso de incêndio:

1º Não entre em pânico.

 2º Chame os bombeiros se ninguém o tiver feito antes.

 3º Se estava com alguém em casa logo que se encontre no exterior e em segurança, verifique se a outra pessoa esta em segurança.

4º No caso de haver muito fumo rasteje ate encontrar uma saída, pois o fumo sobe e começa por se acumular junto ao tecto e quanto mais próximo do chão estiver mais respirável é o ar.

 5º Verifique a temperatura de cada porta antes de a abrir. Não a abra se estiver quente ou se escapar fumo pelas juntas. Se houver chamas no interior da divisão, o abrir a porta repentinamente pode criar uma corrente de ar que ateará mais o fogo.

6º Não salte de uma janela do andar superior, excepto como último recurso. Em vez disso, utilize o que tiver à mão lençóis atados uns aos outros para chegar ao solo ou pelo menos para se aproximar dele antes do salto. Amarre o primeiro lençol a um móvel pesado que se encontre na sala, se não houver outro ponto mais seguro.

 




Uma resposta

Deixar Comentário