Como aplicar ilhoses

Os ilhoses maiores compõem-se, em geral, de duas partes: um ilhós e uma anilha. Aplicam-se em tecidos pesados, em plásticos e lonas e são utilizados na confecção de tendas de campismo. Os ilhoses de metal usam-se para reforçar orifícios pequenos abertos em tecidos ou couro para por eles passarem tiras de couro ou cordões que vão fechar ou apertar o material. Para quem gosta de bricolage, existem à venda ilhoses dourados, niquelados e de semi-celulóide (em cores) e de vários tamanhos. 

Como aplicar ilhoses grandes 

A ferramenta de bricolage para aplicar este tipo de ilhoses é constituída por um punção e um cavalete. Para abrir um furo num tecido ou em plástico, use uma faca aguçada ou uma tesoura pequena. Coloque o ilhós no lado côncavo do cavalete. Introduza o topo do ilhós pelo furo do tecido de baixo para cima. Aplique a anilha à volta do ilhós  com o lado convexo para cima. Coloque o punção por cima do rebordo do ilhós e dê pancadas até o rebordo deste agarre a anilha. 

Como aplicar os ilhoses de metal 

Introduza o ilhós de metal no furo de forma que a cabeça fique saliente sobre a face que fica à vista, e segure a obra sobre uma superfície firme. Coloque a ferramenta apropriada, um punção de cabeça redonda, sobre o rebordo superior do ilhós e dê-lhe pequenas pancadas até que ele agarre o couro. Pode igualmente aplicar o ilhós com um alicate especial.

Uma resposta

  1. Antonio Responder

Deixar Comentário