Como consertar um secador de cabelo

 

Antes de lhe dizer como concertar um secador de cabelo vamos ver como eles funcionam: secadores de cabelo são fabricados em várias formas e tamanhos, mas todos eles contêm os mesmos componentes e funcionam do mesmo modo. O secador de cabelo comum tem uma chave liga/desliga, um controle de velocidade, uma ventoinha e motor, uma chave de aquecimento, um elemento calefactor e um fusível.

A chave de aquecimento controla a quantidade de corrente que chega ao elemento calefactor, controlando assim o calor produzido pelo secador de cabelo.

Já a chave de velocidade controla a velocidade do motor de palhetas e da ventoinha, e, consequentemente, a força do ar produzido pelo secador de cabelo.

O fusível, um item de segurança, isola o elemento calefactor se o aparelho esquentar muito.

secador de cabelo

 

Resolução de problemas na reparação e manutenção

Manutenção da ventoinha: A ventoinha em um secador de cabelo puxa o ar por meio de um ventilador e o libera pelo bocal. A chave de controlo de velocidade a alimenta com corrente eléctrica. As ventoinhas de secadores de cabelo costumam ser duráveis. As principais causas de problemas são cabelo e humidade, dois elementos encontrados em abundância no banheiro.

Cabelo, pêlos e outros itens podem entupir o filtro da entrada de ar. Para limpá-lo, use ar comprimido ou uma escova de dentes de cerdas macias. Podemos limpar sujeira acumulada no filtro usando uma escova de dentes de cerdas macias

Como concertar ou substituir o motor do secador

A humidade pode danificar qualquer motor ao causar curto-circuito em seus componentes.

  1. Remova os parafusos e tire a tampa do aparelho.
  2. Remova e inspeccione as palhetas, consertando-as ou trocando-as se necessário.
  3. Teste o motor usando um multímetro para ver se a corrente tem um trajecto fechado (luz do multímetro acesa) pelo motor. Caso contrário, retire e troque o motor por outro de mesmo tamanho e capacidade em watts. Se não encontrar um motor para substituir o antigo, ou se ele custar mais do que metade do preço de um secador novo, compre outro secador.

consertar secador cabelo

Manutenção de um fusível

O fusível fica no elemento calefactor da maioria dos secadores de cabelo. O objectivo de um termóstato bimetálico é desligar o elemento calefactor do secador se houver aquecimento excessivo. Abaixo, instruções para testar o fusível.

  1. Abra a tampa do secador para ter acesso ao elemento calefactor.
  2. Localize e inspeccione o fusível, procurando sujeira, distorção ou descoloração.
  3. Limpe os pontos de contacto com lixa de papel. Remova sujeiras com alguns jactos de ar comprimido disparados a distância suficiente para evitar danos aos fios sensíveis do elemento calefactor.

Manutenção do elemento calefactor

O elemento calefactor em um secador de cabelo é um fio contínuo de alta resistência que passa em torno de uma estrutura isolante. Fica no bocal do aparelho ou no ventilador de saída. Ao receber a corrente eléctrica, o elemento se aquece. A ventoinha adjacente força a passagem de ar pelo elemento, aquecendo-o antes que ele saia pelo bocal.

  1. Remova a tampa do secador e a protecção do elemento.
  2. Localize os dois fios que chegam ao elemento. Inspeccione visualmente os fios e o elemento calefactor para ver se há rompimentos óbvios ou alguma sujeira.
  3. Use um multímetro para verificar a continuidade. O circuito entre os dois fios deve ficar fechado (luz do multímetro acesa). Caso contrário, verifique o fusível.
  4. Se o fusível funcionar adequadamente, substitua o elemento calefactor por outro idêntico.

Manutenção da chave

As chaves de ligar e desligar, de controlo de velocidade e de aquecimento funcionam do mesmo modo. Elas controlam a corrente que chega ao secador de cabelo, à ventoinha ou aos elementos. Algumas chaves têm apenas duas posições: ligado ou desligado, alto ou baixo. Outras têm três ou mais. Contudo, todas são testadas e substituídas do mesmo modo.

  1. Desligue o secador da tomada e, com cuidado, desparafuse e remova a tampa. É comuns os parafusos estarem rebaixados perto da saída do motor
  2. As chaves ficam no cabo ou no corpo principal entre o cabo eléctrico e o motor de palhetas e o elemento calefactor. Remova a chave e desligue-a.
  3. Usando o multímetro, veja se a chave funciona como deveria. Ou seja, uma chave ligar e desligar indica um circuito aberto (a luz do multímetro fica apagada) na posição desligado e um circuito fechado (a luz do multímetro fica acesa) na posição ligado. Chaves de controlo de velocidade e chaves de resistência mostram continuidade em todas as posições.

Assim, antes de você jogar fora o secador de cabelo, a torradeira ou qualquer electrodoméstico que não funciona, veja se o problema não é simples de resolver. As dicas neste artigo poderão ajudá-lo a colocar em funcionamento novamente todos esses aparelhos.




64 Comments

  1. mauro Responder
  2. donizete souza santos Responder
    • donizete souza santos Responder
  3. angelica Responder
    • Eduardo Responder
  4. ricardo Responder
  5. António Responder
    • Eduardo Responder
    • Eduardo Responder
  6. Sandro Responder
    • Eduardo Responder
  7. aliny Responder
    • Eduardo Responder
  8. Tanívia Responder
    • Eduardo Responder
  9. pedro Responder
    • Eduardo Responder
  10. luciana Responder
    • Eduardo Responder
  11. jack leibol Responder
  12. Maria Responder
    • Eduardo Responder
  13. antonio jose moreira Responder
  14. Daniella Responder
    • Eduardo Responder
  15. Marli F Santos Responder
  16. Marli F Santos Responder
  17. Marli F Santos Responder
  18. Cristiane Responder
  19. Claudio Roberto Matulja Responder
  20. thiago Responder
  21. Ieda Gonçalves Responder
    • Eduardo Responder
  22. Andréa Responder
  23. Andréa Responder
  24. juliane Responder
  25. Juliane Responder
  26. Ninna Responder
  27. Telma Responder
  28. Sarah Stefany Responder
  29. João Paulo Pierozan Responder
  30. washington Responder
  31. Antonio Responder
  32. Vanessa Responder
  33. Fagner Responder
  34. Luana Responder
  35. Viviane Responder
  36. aloisia Responder
  37. Ademir Maria Gonçalves Responder
  38. Jucelia Responder
  39. Geraldo Responder
  40. Alexandro Responder
  41. suzane Responder
  42. Mônica Responder

Deixar Comentário