Como Começar      Casas Seguras      Como Comprar      Dicas de Trabalho      Materiais      Poupança      Reparar Equipamentos

Download 3 Ebooks Grátis

Como consertar uma máquina de secar

Uma máquina de secar é simplesmente um tambor grande no qual a roupa molhada é colocada. Um motor com polias, conectado por uma série de correias, gira o tambor. Ar aquecido por um aquecedor a gás ou eléctrico é soprado através do tambor para secar  roupa. A temperatura e velocidade do tambor são controladas por uma série de termóstatos operados por um timer no painel de controlo da secadora. Como dispositivo de segurança, uma secadora tem normalmente um interruptor na porta, que activa e desactiva o funcionamento. A não ser que a porta esteja correctamente fechada, a secadora não funciona, mesmo com os comandos do painel de controlo accionados.               

Os mecanismos de aquecimento eléctrico           

Mecanismos de aquecimento eléctrico, encontrados em secadoras eléctricas, são unidades independentes localizadas na parte de trás da secadora. Um aquecedor defeituoso é frequentemente a causa dos problemas na secagem. Retire o painel traseiro para ter acesso a esses mecanismos. Os mecanismos de aquecimento estão localizados dentro dos dutos de aquecimento. Se você acha que um deles está com defeito, teste-o com um multímetro-volt-ohm (MVO) ajustado para a escala RX1. Desconecte os fios dos terminais de energia e prenda uma ponta do MVO em cada terminal. O medidor deverá ler cerca de 12 ohms. Se a leitura for mais alta que 20 ohms, o aquecedor está com defeito e deve ser trocado. Troque o aquecedor defeituoso por um novo do mesmo tipo e com a mesma voltagem. Um aquecedor conectado a uma linha de 115 volts geralmente tem uma resistência de 8.4 ohms e um aquecedor conectado a uma linha de 220 volts tem uma resistência de 11 ohms. Um aquecedor pode não funcionar por causa do aterramento. Para testar isso, ajuste o MVO na escala RX1 e retire os fios do aquecedor. Prenda uma ponta do MVO em um terminal do aquecedor e toque a outra ponta no suporte. A agulha deve pular para uma leitura muito alta. Se a agulha ficar para frente e para trás numa leitura baixa, o aquecedor provavelmente está aterrado e deve ser trocado. Veja como trocar o aquecedor:  

1º: Retire a parte de trás da secadora. Se for necessário, retire a parte superior do gabinete.               

 2º: Desconecte os fios e remova os parafusos que prendem o duto na sua posição. Depois retire toda a unidade de aquecimento para fora da secadora.              ~

3º: Retire os parafusos que prendem o mecanismo de aquecimento ao duto.            

4º: Coloque o novo aquecedor dentro do duto do mesmo jeito que estava o antigo. Cuidado para não danificar as espirais da resistência. Recoloque os parafusos que prendem-no ao duto, ligue de novo os fios e coloque os parafusos de volta no lugar.              

O suporte do tambor

Com o painel traseiro retirado, cheque o suporte em volta do cabo do tambor. Você terá que retirar a correia para alcançá-lo. Se o suporte parecer gasto, sujo ou solto, deve ser trocado por um novo feito exclusivamente para esse tipo de secadora. Um parafuso no centro conecta o cabo ao tambor. Remova essa junção e depois retire a polia do tambor. Apoie o tambor para impedi-lo de afundar. O suporte cabe em volta do cabo do tambor e seu ajuste desliza. Puxe para fora o suporte antigo e instale um novo, tomando cuidado para que seja colocado do mesmo jeito que o antigo. Em algumas secadoras, o suporte e o cabo são presos por um pino em U e há dois bloqueios estreitos apoiando o suporte e o cabo. Remova o suporte retirando o pino em U. Enquanto estiver remontando a unidade de suporte, certifique-se de que as partes se juntem da mesma maneira como foram separadas. Se a parte é montada com calços, eles devem ser colocados entre o suporte e os canais de apoio. Não aperte demais os parafusos que prendem as partes; fazer isso pode causar danos ao suporte. Se o suporte tem um fio para lubrificação, sature-o com óleo de transmissão de automóvel.               

Os cilindros do tambor

 A frente do tambor de uma secadora é geralmente sustentada por dois cilindros. Essas rodas são de metal com borda de borracha ou de nylon comprimido. Se os cilindros guincharem mas parecerem estar em boas condições, aplique umas gotas de óleo de motor com viscosidade 20 sem detergente (não use qualquer óleo). Se os cilindros estiverem gastos, você pode trocá-los, a não ser que sejam rebitados. Para trocar os cilindros de tambor:               

1º: Retire a frente do gabinete. Os cilindros geralmente são presos a um cabo de metal por uma presilha de mola.               

2º: Retire os cilindros fazendo uma alavanca nas presilhas com uma chave de fenda. Debaixo da presilha estão uma argola e os cilindros seguidos de outra argola. Você talvez tenha que retirar uma pequena porca na parte de trás do cabo e retirá-lo para alcançar os cilindros. Retire os cilindros do cabo e limpe os resíduos acumulados antes de instalar o novo. Esses acúmulos podem fazer o tambor girar devagar, o que impede a secagem correcta e deformam outros componentes da secadora.               

3º: Instale os novos cilindros no cabo com as argolas na mesma posição.               

motor

Defeitos do motor geralmente requerem serviços de profissionais. Existem três causas de falha do motor: falta de lubrificação, botão do motor defeituoso e suportes gastos ou defeituosos. Um barulho estranho pode estar relacionado a um motor queimado ou a um botão com defeito. Verifique-os antes de chamar um profissional ou levar o motor para o conserto. Veja como:

1º: Retire o painel de acesso traseiro. Depois observe atrás do tambor, da polia do motor e polia esticadora. Se essas áreas estiverem entupidas com sujeira e fiapos, a tensão exagerada do motor pode estar causando o zumbido. Correias gastas ou quebradas também podem causar o zumbido. Cheque as correias para ver se há desgaste ou estrago. Se a correia parecer boa, você poderá acabar com o barulho colocando óleo para correia, vendido em lojas de carros, lojas de ferragens e de utilidades domésticas.               

2º: Ligue a secadora. O barulho que você ouve pode ser o giro do tambor, não o motor. Um pouco de barulho é normal.               

3º: Coloque um pouco de óleo de motor com densidade 20 sem detergente (não qualquer óleo) em volta das pontas do cabo do motor. Essa lubrificação pode acabar com o barulho. Se isso não resolver o problema, retire o motor e leve-o a um profissional. O botão de centrifugação no motor da secadora pode estar localizado no topo do motor. Zumbidos, falta de energia do motor e falta de aquecimento podem ser causados por um botão de centrifugação com defeito. Se o botão for externo, cheque os terminais para ter certeza que estão apertados e funcionando perfeitamente. Se achar algum problema, retire o botão e leve-o para um profissional testar. Um botão com defeito precisa ser trocado. Alguns botões de centrifugação localizam-se onde fica o motor; não será possível retirar o botão nesse caso. Retire o motor e leve-o a um profissional para que ele o concerte. Se o motor zumbe, mas não gira a polia no final do cabo do motor, tente girar a polia com a mão.       

O ventilador            

O problema mais comum do ventilador de uma secadora é os resquícios de tecido acumulados nas passagens de ar que vão do aquecedor até o tambor. Para desobstruir uma passagem de ar entupida, retire o painel traseiro da secadora e os parafusos que prendem o duto de ar. Depois tire toda a sujeira do duto. Monte novamente as partes. Também inspeccione o ventilador em busca de algum parafuso solto onde o cabo do motor se liga ao tambor da secadora. Retire o painel traseiro, aperte o parafuso e recoloque o painel. Barulhos fortes durante o funcionamento são sinais claros de que a correia do tambor está precisando de reparos. Vamos aprender como lidar com esse e outros problemas relacionados com o tambor na próxima secção.          

O termóstato           

Os termóstatos e os botões que indicam a temperatura da secadora, são controlados pela temperatura interior da secadora ou pelo calor do motor. Um ou mais termóstatos no painel podem ser ajustados para controlar a temperatura dentro da secadora. Termóstatos em funcionamento às vezes prendem, gerando problemas de controlo. Esses termóstatos estão geralmente posicionados perto da partição do duto de exaustão ou do ventilador de dentro da secadora. Remova o painel traseiro da secadora para chegar a eles. Antes de conferir qualquer coisa, tente dar umas batidinhas no suporte dos termóstatos com o cabo da chave de fenda. Isso pode unir os maus contactos. Botões de controlo de temperatura ficam localizados atrás do painel da secadora, que precisa ser retirado para testes e substituições. Veja como testar e substituir o termóstato:

1º: Para verificar o termóstato do painel de controlo, certifique-se de que a secadora esteja desligada. Teste o termóstato com o MVO ajustado para a escala RX1. Prenda uma ponta do MVO a cada terminal do termóstato. Se a leitura for zero, o termóstato está funcionando. Se a agulha pular para uma leitura alta, o termóstato está com defeito e deve ser trocado.

2º: Se for necessário, troque o termóstato por um novo do mesmo tipo. Conecte o novo termóstato do mesmo jeito que estava o antigo.

3º: Antes de verificar o termóstato, tenha certeza absoluta de que a secadora esteja desligada e fria. Então desconecte os fios de um dos lados. Teste-o com o MVO ajustado para a escala RX1; prenda uma ponta a cada terminal; desconecte os fios de um lado para que o medidor não dê uma leitura falsa. Se o medidor ler zero, o termóstato está funcionando. Se a agulha pular para uma leitura alta, ele está com defeito e precisa ser trocado.           

O timer           

O timer da secadora, localizado na parte de trás do painel de controlo, controla várias coisas: o tempo de secagem das roupas no tambor, o fluxo de electricidade para o aquecedor e o fluxo de energia para o motor do timer e para o motor do tambor no gabinete da secadora. Os timers são controlados por motores sincronizados. Ainda que as partes de contacto desses mecanismos possam ser limpas e ajustadas em algumas secadoras, isso é trabalho para um profissional. Consertos nos motores dos timers também devem ser feitos por profissionais, mas você pode substituir um timer quebrado sozinho. Veja como testar e trocar o timer de uma secadora: 

1º : Para ter acesso ao timer, retire a frente do painel de controle. Em algumas secadoras, o timer pode ser retirado sem a retirada do painel. Em ambos os casos, puxe o botão do timer para fora do cabo e retire o ponteiro. O ponteiro é geralmente encaixado ao cabo por duas superfícies lisas que impedem-no de escorregar quando é girado.             

 2º: Teste o timer com o MVO ajustado para a escala RX1. Coloque o timer na SECAGEM NORMAL e desligue um de seus fios. Alguns timers podem ter vários fios ligados a eles: os fios de energia geralmente são maiores que os outros e essa diferença pode ser vista de perto. Prenda uma ponta do medidor em cada terminal do timer. Se a leitura for zero, o timer está funcionando. Se a agulha pular para uma leitura alta, o timer está com defeito e deve ser trocado. Troque o timer por um novo do mesmo tamanho e tipo.             

 3 º: Para trocar o timer, peça para um ajudante que segure o novo timer perto do antigo, especialmente se houverem vários fios para trocar. Desconecte os fios velhos um de cada vez, ligando cada fio novo correspondente conforme você trabalha, para ter certeza de ligar tudo correctamente, ou, desenhe um diagrama detalhando as ligações correctas. Depois que todos os fios estiverem ligados, cheque as ligações novamente para ter certeza. Uma secadora que não aquece não faz o seu trabalho. Aprenda como avaliar problemas de aquecimento em secadoras a gás ou eléctricas na próxima secção.             

O botão “ligar”            

Esse botão, localizado no painel de controlo, é normalmente um interruptor que funciona ao ser pressionado. Esses botões não falham muito, mas isso pode acontecer. Para verificar o botão de ligar, remova o painel de controlo e teste o botão com um MVO ajustado para a escala RX1. Desconecte os fios dos terminais do botão e prenda uma ponta do MVO a cada terminal. Aperte o botão de ligar. Se o ponteiro ler zero, o botão está funcionando. Se a agulha pular para uma leitura alta, o botão está com defeito e precisa ser trocado. Troque o botão por um novo do mesmo tipo, conectando o novo do mesmo jeito que o antigo.             

A vedação da porta            

A porta da secadora é selada com uma ou mais vedações para manter o ar quente e prevenir a entrada do ar frio. Uma vedação deteriorada ou danificada diminui muito a eficiência da secadora. Para conferir a vedação, segure uma toalha de papel perto da borda da porta enquanto a máquina estiver funcionando. Se a porta não estiver fechando adequadamente, o papel irá sacudir. Se a vedação vazar, parecer gasta ou torcida, estiver dura e sem elasticidade, deve ser trocada por uma nova do mesmo tipo.           

interruptor da porta            

O interruptor da porta é imprescindível para o funcionamento da secadora. Se ele não funcionar, ela também não funciona. Se a secadora tiver uma tranca na porta, certifique-se de que essa tranca esteja limpa e ajustada devidamente antes de fazer qualquer teste com o interruptor ou reposições. Algumas vezes um desalinhamento da trava impede que a porta seja fechada direito, fazendo com que o interruptor não seja activado.
O acesso ao interruptor pode ser pela porta de fora ou talvez você tenha que remover a parte superior da secadora para chegar ate ele. O interruptor tem uma montagem simples, com dois fios de chumbo indo até ele. Teste o interruptor com um multímetro-volt-ohm (MVO) ajustado para a escala RX1. Desconecte os fios de chumbo e prenda uma ponta do MVO em cada terminação do interruptor. O MVO deverá ter uma leitura zero. Se a agulha pular, o interruptor está com defeito e deve ser substituído por um novo do mesmo tipo. O interruptor fica preso na secadora por parafusos; remova esses parafusos e desconecte os fios do interruptor. Instale um novo interruptor e conecte os fios. Depois posicione-o e prenda-o com os parafusos.            

Limpar a secadora            

Além de secar roupas, as secadoras removem também os resíduos de algodão ou de outros tecidos. Esse material fino pode causar problemas porque bloqueia os armazenadores da secadora, entope as saídas e enche os ventiladores. Esses materiais também podem se aglomerar em volta e nos cilindros do tambor, debaixo das polias ou na correia de direcção. Isso pode prejudicar a secagem. Para evitar problemas, limpe o sistema de armazenamento de resíduos sempre que você usar a secadora. Para limpar a tela, remova-a da unidade. A tela deve estar localizada na extremidade inferior da porta ou na parte de cima da secadora perto do painel de controlo. Pode ser removida se você puxar para cima e para fora do seu lugar. Retire os resíduos acumulados e limpe a tela, depois coloque-a de volta.           

 

 

 

50 Comentários para “Como consertar uma máquina de secar”

  • drocas1971 diz:
    Bom dia
    Tenho uma maquina de secar roupa whirpool AWG 270 que deixou de aqueçer, e eu comprei-lhe uma resistencia o que fazia que umas vezes aqueçia demais outras não aquecia até que o quadro da luz foi abaixo por diversas vezes até que derreteu uma peça tipo caixa de derivação onde são feitas as ligações eletricas á corrente, depois dessa sitiação reparada comprei o termostato da temperatura que fica junto á resistencia e nada continuo na mesma e já gastei 41€.
    Obrigado a todos espero que me consigam ajudar .
  • Deixe um Comentário:

    Nome (obrigatório):
    Mail (não será publicado) (required):
    Website:
    Comentário (obrigatório):
    XHTML: Usted puede utilizar el siguiente: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

    Quero fazer uma pesquisa por: