Como conservar e proteger os pavimentos

Colocar pavimento é uma tarefa dispendiosa e demorada, pelo que, provavelmente, não será algo que fará com muita frequência. Sendo assim, torna-se imperativo conhecer técnicas e cuidados que lhe permitam protege-lo e conservá-lo pelo maior tempo possível, acabando por adiar a colocação de um novo.

Quando bem cuidado, um novo pavimento irá durar por uns longos anos. Contudo, devido aos diversos tipos de materiais com que podem ser feitos é importante que saiba quais os cuidados indicados para cada um.

Aqui ficam algumas dicas de como conservar e proteger pavimento e dar-lhe o melhor aspeto possível.

 

parquet2

 

Pavimento de madeira

  • O pavimento de madeira deve ser aspirado regularmente, com a escova própria de parquet, para não riscar. Adicionalmente deve ser lavado semanalmente, mas com um produto adequado à limpeza de pavimentos de madeira, que facilmente irá encontrar à venda em qualquer superfície comercial.
  • Tenha também o cuidado de encerar, de vez em quando, pavimento de madeira. Ao encerar vai manter o pavimento mais protegido e prolongar a sua durabilidade. Vai também ajudar a melhorar o aspeto do piso.
  • Pelo menos uma vez por ano dê uma demão de verniz no pavimento, especialmente nas áreas mais usadas e que precisam de proteção extra.
  • Aconselhamos o uso de tapetes para proteger a madeira. Contudo, não se esqueça de colocar uma proteção antiderrapante.

 

Alcatifa

  • Aspire a alcatifa pelo menos uma vez por semana. Adicionalmente, o ideal é que a alcatifa seja limpa profissionalmente, uma vez por ano.
  • Nas áreas mais usadas e de passagem aconselhamos a colocação de tapetes, de modo a reduzir o desgaste da alcatifa.
  • De vez em quando, é possível que a alcatifa ganhe algumas nódoas. A maioria pode ser removida com cuidado, com um procedimento rápido e adequado. O principal é que haja com rapidez. Comprima e absorva as nódoas em vez de esfrega-las. Não utilize demasiada água, pois pode danificar o forro da alcatifa.

Ladrilhos

  • Aspire bem o pavimento antes de o lavar, a fim de remover poeiras e sujidade. A limpeza deve ser feita com água morna ou fria e um produto adequado para este tipo de ladrilhos.
  • No caso de vinilo, a aspiração é especialmente importante, pois desta forma existe menos probabilidade de as poeiras danificarem o pavimento no momento da limpeza com esfregona.
  • Nos ladrilhos duros além da limpeza é conveniente que puxe o lustro com um polimento adequado e concebido para este tipo de pavimento.



Deixar Comentário