Como construir um jardim vertical

Se você quer dar um toque especial à sua casa ou apartamento, construir um jardim vertical é uma alternativa viável e fácil de fazer. Os jardins verticais são caracterizados por serem estruturas em que diversos tipos de plantas podem ser cultivadas. E o melhor de tudo é que você pode ter um jardim vertical mesmo que não tenha muito espaço disponível. Basta adaptá-lo à sua realidade. Se você já pensou em construir um jardim vertical na sua casa, mas não tem ideia de como fazer isso, confira neste post tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Adaptando o jardim vertical à sua realidade

A construção do jardim vertical deve primeiramente se adaptar à sua realidade. Se você mora numa casa com grande espaço externo e a ideia é montar uma parede verde, poderá comprar uma estrutura maior. Agora se o seu espaço é interno e relativamente pequeno, o jardim vertical também pode ser montado, basta que você escolha a estrutura correta.

As estruturas para a construção do jardim vertical podem ser encontradas em diversas lojas especializadas em jardinagem. Você pode consultar o vendedor sobre a melhor opção de estrutura para o seu caso, mas uma estrutura que costuma estar bem adequada para todos os tipos de jardins verticais são as hastes e as treliças. As hastes servem para serem apoiadas no chão e são ótimas para serem colocadas em espaços externos. Já as treliças são estruturas montadas para que as plantas perpassem os espaços disponíveis e vão se firmando ao longo da estrutura. De maneira geral, as treliças são construídas em madeira – e estas são ótimas opções.

Se a sua ideia é montar um jardim vertical interno, uma boa opção de estrutura é o painel verde, que pode ser montado facilmente. Nele, você pode pendurar vasos de terracota, que são simples, perfeitos para as plantas e bonitos. Os vasos de terracota são pequenos e, por isso, não ocupam muito espaço em casa. Possuem entre 15 cm e 20 cm e você ainda pode personalizá-los, impermeabilizando-os e pintado da cor que preferir.

Caso você já tenha algum elemento vertical que esteja próximo ao jardim vertical, aproveite-o e integre ao jardim vertical. Você pode usar uma árvore, para que a planta cresça ao redor; utilizar varas de bambu, que pode servir como uma haste para a planta; aproveite a sua cerca ou grade, para que as plantas cresçam em seu entorno, etc.

O próximo passo é escolher as plantas corretas. Isso também depende de onde o seu jardim vertical será construído. No entanto, podem ser flores, plantas de vegetais e legumes ou o que mais você quiser. Boas opções são ervilhas e feijões, que conseguem se adaptar bem às treliças. Se você construir um jardim vertical externo, plantar tomates também é uma alternativa perfeita e simples. Se você preferir flores ou outros tipos de plantas, a dica é plantar roseiras e heras (se o jardim vertical for externo) ou samambaias, jiboias, orquídeas ou qualquer outra planta pequena que se adapte bem ao local em que você vai construir o jardim vertical. Você pode consultar os representantes de floriculturas, que podem indicar plantas que se adaptam bem à região em que mora.

jardim vertical

Construindo o jardim vertical

Primeiramente, você precisa escolher um bom espaço, que tenha iluminação solar adequada. Internamente, um bom local é pendurar o painel verde próximo a uma janela. Se a sua ideia é fazer um jardim vertical externo, deixe a estrutura bem fixa e estável. Para isso, cave a terra profundamente e enterre a parte final da estrutura até sentir que ela está fixa. Este procedimento é necessário para evitar que, com o crescimento da planta, o jardim vertical acabe caindo. Se for interno, é mais simples. Basta pendurar o painel verde com pregos na parede.

Lembre-se que para construir um jardim vertical externo é necessário adubar a terra, plantar as sementes, irrigar e atentar para as necessidades de cada planta que plantou.

No jardim vertical interno você terá mais controle porque a planta está no vaso e pode, inclusive, ser comprada já pronta. Mas você também pode plantar a semente, adubar, fertilizar, etc.

Assim, construir um jardim vertical é bastante simples. Basta ter tempo e dedicação para cuidar das plantas e você terá um resultado único e maravilhoso.

Deixar Comentário