Como cuidar de gatos domésticos

Como cuidar e alimentar e proteger de doenças

Alimentação dos gatos domésticos

Existe uma grande variedade de comida para gatos enlatada que permite dar ao seu gato uma dieta bem equilibrada.
Alguns gatos adultos gostam de comer duas vezes por dia; outros preferem uma só refeição. Pode dar-se leite de vez em quando, mas nem todos os gatos gostam. Devem ter sempre uma tigela com água. Dê ao seu gato fígado e peixe com espinhas apenas duas vezes por semana. Evite gorduras, peles de aves e todos os ossos de carne ou galináceos.

Higiene

É aconselhável a higiene diária. Precisará de uma escova ou pente de pontas arredondadas para estimular a pele e retirar o pêlo solto. As raças de pêlo comprido precisam de ser limpas duas vezes por dia na Primavera, quando mudam o pêlo. Veja regularmente se o seu gato tem pulgas, que pode provocar vermes e doenças. Se for o caso, pulverize-o com um produto apropriado ou compre uma coleira anti-pulgas se ele tiver mais de 1 ano, colocando-a depois de estar 3 dias ao ar. Nunca aplique uma coleira a um siamês.
Se mostrar sinais de fraqueza e falta de apetite, poderá dar-lhe vitaminas. Mas se ele não reagir ao tratamento e os sintomas persistirem ou notar queda de pêlo, consulte um veterinário.

Como ensinar

Depois de adquirir um gato, mantenha-o em casa pelo menos durante 10 dias, deixando-o explorá-la livremente. Arranje um caixote com serradura ou uma mistura apropriada, que existe à venda, e limpe diariamente as sujidades. Deve esvaziar o caixote completamente e limpar com um desinfectante pelo menos duas vezes por semana.

Vacinas

Consulte o veterinário para vacinar o seu gato. Os gatos são normalmente vacinados contra a panleucopénia felina (enterite infecciosa) e viroses respiratórias. Os canis de férias raramente aceitam gatos que não tenham sido vacinados. O veterinário aconselhará um medicamento deparasitante e a castração, se o gato não se destinar à reprodução.

Como escolher

Procure um com pêlo lustroso, sem peladas. Um gato adulto ou pequeno deve ter as pernas traseiras e a zona por baixo da cauda limpas. Veja como reage se lhe pegar ao colo ou brincar com ele: a falta de reacção e uma moleza geral podem ser indicativos de alguma doença ou indisposição momentânea. Se tiver dúvidas, consulte um veterinário. Se vive no campo, onde o gato pode andar à solta, o vulgar gato, malhado e de pêlo curto, será o indicado.
Se quiser um gato para ter em casa, pode escolher um de raça, que poderá comprar directamente ao criador. Existem gatos de várias raças —  gatos siameses, birmaneses, abissínios (de pêlo curto), gatos persas e chinchilas (de pêlo comprido).




8 Comments

  1. Susete Evaristo Responder
  2. Deusiane Holanda Responder
    • hiasmin Responder
  3. ana claudia Responder
  4. thais Responder
  5. Gabriele Responder
  6. Eduardo Responder
  7. Rubens gomes Responder

Deixar Comentário