Como dar à madeira uma nova decoração com um folheado de madeira

Decoração de madeirafolheado de madeira

O folheado obtém-se cortando toros de madeira em lâminas muito finas e vende-se em espessuras diferentes, conforme o fim a que se destina.
Se tenciona aplicar folheado, dirija-se a uma firma especializada em madeiras, onde poderá escolher o tipo e a textura das folhas que prefere.
Adquira igualmente os utensílios e materiais especiais de que vai necessitar. O mais importante é o martelo de folhear, que poderá encontrar numa loja de ferragens. Precisa ainda de uma faca de modelar e uma régua de aço, lixa e uma plaina de dentes ou um bloco de lixar, um rolo de fita adesiva forte e cola de contacto ou resina. Pode usar cola branca para trabalhos muito pequenos.

Para folhear uma placa de contraplacado com cerca de 4 mm de espessura, precisa de folheado de superfície para revestir a face visível e de folheado mais espesso e mais barato para aplicar na face oposta para que a placa não empene. Se o contraplacado se destina a ficar solidamente preso, por exemplo como tampo de bancada, a face inferior pode ser pintada. Raspe a superfície a cobrir com lixa grossa ou plaina de dentes até obter uma textura rugosa. Trabalhe ao correr do veio da madeira e também na perpendicular.

Corte o folheado com as medidas aproximadas, de forma a sobrepor as folhas em cerca de 2 cm nas junções. Deixe um excedente igual para além das bordas do contraplacado. Borrife as duas faces das folhas com água limpa e empilhe-as entre duas tábuas. Após algumas horas, estarão flexíveis.
Espalhe na superfície do contraplacado uma camada fina de cola e deixe secar.

Disponha as folhas do folheado pela ordem de aplicação e depois espalhe no contraplacado outra camada de cola da largura da primeira folha. Coloque a primeira folha virada para baixo sobre a área com cola e aplique cola na face virada para cima.
Volte a folha ao contrário c espalhe cola na outra face; acerte a posição da folha sem esquecer a sobreposição. Passe então rapidamente o martelo de folhear, exercendo pressão, até que a folha fique bem aderente ao contraplacado.

Bata suavemente com o martelo em toda a superfície. Se notar que soa a oco, é porque existe uma bolha de ar. Force a saída do ar, comprimindo e raspando com o martelo em direcção às bordas do contraplacado.
Passe à segunda folha, procedendo da mesma forma, sobrepondo-a à primeira em cerca de 2 cm. Depois de aplicar todo o folheado, use a faca c a régua para cortar ao longo da linha central da sobreposição.
Remova os desperdícios e feche a junta, exercendo bastante pressão com o martelo, em movimentos oblíquos em direcção à linha de junção, até que as bordas se encontrem. Para manter a junta fechada, cubra-a com fita adesiva forte.

Mais tarde, retire o papel com um pano húmido.
Remova o excesso de cola com um trapo e água quente. Utilize uma raspadeira de marceneiro para limpar todos os resíduos, trabalhando sempre ao correr do veio. Apare as bordas com a faca.
Como reparar folheados. O folheado lasca muitas vezes ao longo das bordas de uma peça de mobiliário.

 Recorte e ponha cola no remendo, como se mostra na figura, usando cola de contacto ou resina em mobiliário antigo e cola branca em peças modernas.
Cubra o remendo com papel pardo não adesivo e depois com um pedaço de madeira. Coloque por cima um peso ou prenda com grampos até a cola secar.

Apare a borda.
Se a parte danificada se situar no centro de uma área folheada, corte um remendo em forma de losango ou de barco e proceda como indicado atrás.
Como colar folheado solto. Levante cuidadosamente com a faca a área solta. Retire toda a cola velha e torne a colar o folheado usando uma cola à base de resina no folheado e na madeira. Tape e ponha um peso ou prenda com grampos como para remendar. As áreas soltas muito pequenas podem ser reparadas aquecendo-as ligeiramente e comprimindo o folheado sobre a cola derretida. Passe levemente com lixa de grão fino ao correr do veio.

Como aplicar folheado num bordo.

Se pretender folhear de novo um bordo
de uma placa de aglomerado de madeira ou de um móvel, tente encontrar um folheado semelhante ao já existente. Corte uma tira com as dimensões adequadas. Antes de aplicar a tira, verifique a superfície a revestir, que deve estar lisa e ter as arestas bem definidas. Se se tratar de uma tábua ou placa, prenda-a com uma prensa, com o topo a revestir virado para cima e nivelado.




Deixar Comentário