Como escolher a melhor fixação

Como escolher fixadores

É preciso vários tipos de fixação para usar nas paredes ocas. Para fixar madeira com madeira pode-se fazer de várias formas. Pode fixar a madeira com pregos, parafusos e colas,  mas  para tonar o trabalho mais fácil, rápido e eficaz pode utilizar também abraçadeiras, placas e juntas. A vantagem das juntas é que estas permitem que um projecto seja desmontado e montado sempre que achar necessário. Geralmente, os projectos de bricolage podem ser feitos em função da escolha de fixadores, principalmente se estes fixadores forem colocados em locais visíveis. Convém escolher os fixadores mais simples, tanto do ponto de vista visual como do ponto de vista mecânico. Deste modo, deve ter especial atenção quando escolher puxadores para armários e para portas em geral. Nunca utilize um fixador demasiado grande ou aparatoso que sobressaia  de um modo exagerado na mobília.

Fixadores para paredes ocas e portas

Os fixadores de cavidade tem como objectivo para expandir e prender a superfície interior do aglomerado de madeira ou das portas ocas. Podem deste modo, segurar cargas moderadamente pesadas. Utilizam-se também em paredes com ripas e estuque. Geralmente este tipo de fixadores encontram-se em edifícios mais antigos. As cavilhas com mola são outro tipo de fixadores. Estas cavilhas funcionam de forma semelhante a outros fixadores de cavidade. Normalmente são empurradas para o orifício com as molas em compressão e, depois de os braços terem passado, abrem-se para segurar a parte de trás da superfície do material. O dispositivo é depois apertado com uma chave de fendas. Normalmente este tipo de fixador usado para fixações mais leves em pladur. O fixador abre o seu próprio caminho num orifício ligeiramente mais pequeno do que o diâmetro da bucha. Esta permanece no lugar mesmo quando o parafuso de fixação é retirado. O pladur normalmente origina alguns problemas em relação aos fixadores, pois à sua natureza é frágil e desagrega-se com alguma facilidade. O melhor a fazer é acertar logo à primeira.

Fixadores para paredes sólidas

Para paredes sólidas e maciças as buchas de plástico são os melhores fixadores. Têm a vantagem de  alargarem e fixarem-se de uma forma firme ao furo quando o parafuso é colocado. Para a operação ser eficaz as buchas devem estar bem assentes nos buracos, se isso não acontecer  elas ficam soltas. Existem de vários tamanhos e conseguem suportar cargas moderadas, como prateleiras, calhas para cortinados, espelhos, etc. Os fixadores de molduras são concebidos especialmente para fixar portas e armações de janelas directamente à alvenaria numa só operação. São compostos por uma bucha de parede comprida, fornecida com um parafuso do tamanho correcto. O furoé feito através da moldura com uma broca de madeira, continuando até ao tijolo com uma broca de alvenaria. O fixador é enroscado através da moldura até à parede e o parafuso apertado da forma habitual. Existe alguns fixadores que podem ser martelados, mas depois se os quiser tirar terão terá de usar uma chave de fendas. Para suportar cargas mais pesadas deve-se utilizar uma cavilha com rosca. A rosca alarga dentro do furo à medida que o parafuso é apertado, fornecendo um fixador muito forte. Deve-se no entanto colocar sempre uma anilha por baixo do parafuso. de modo a evitar danos na madeira à medida que se aperta, pois a pressão a exercer é muito forte.

Pregos para alvernaria

Os pregos são método mais simples e básico para unir a madeira ao tijolo ou ao estuque. Os pegros são muito duros para poderem entrar na alvenaria e fixar firmemente. Este tipo de pregos não são utilizados na montagem de uma estrutura de madeira. A sua função é somente  segurar a madeira à parede.

Algumas dicas práticas:

– Coloque sempre óculos de segurança quando usar pregos de alvenaria, pois se estes forem colocados de forma incorrecta,  podem provocar ferimentos.

– Assegure para que os fixadores feitos em estuque são colocados quando o material estiver seco, se isto não acontecer, mais tarde o encolhimento pode causar problemas.

• As prateleiras que são feitas de modo a suportar muito peso deverão ser pesadas, e o seu próprio peso deve ser tomado em consideração quando se escolhe o tipo de fixadores apropriado.

bucha-e-parafuso-1bucha-e-parafuso-2bucha-e-parafuso-3




Deixar Comentário