Como esconder tubos de drenagem

Como disfarçar e esconder canos e tubos de drenagem

Algumas pessoas acham inestético deixar os canos à vista, mas, com algum tempo e pouco trabalho, podem ser perfeitamente escondidos – em especial se a decoração da caixa combinar com a da divisão. Certifique-se de que a caixa é facilmente retirada em situações de emergência.

Acessibilidade

Tenha em mente que torneiras de interrupção, torneiras de drenagem, bombas, válvulas accionadas à mão, etc, necessitam de estar rapidamente disponíveis, pelo que devem ser escondidos por uma caixa amovível. Por esta razão, a caixa deve ser montada com parafusos em vez de pregos. Se um painel tiver de ser removido regular ou rapidamente, os trincos magnéticos constituem uma excelente ideia.

Canos no chão

Aparafuse as ripas à parede por cima do rodapé e ao chão com a distância correcta da parede para ver os canos. Aparafuse uma tábua grossa de 25 mm às ripas do pavimento para que fique nivelada com o topo da ripa da parede, usando parafusos n.° 8 de 37 mm. Coloque um painel de contraplacado sobre a ripa da parede e o painel frontal com parafusos n.° 6 de 19 mm. Nivele as margens com uma plaina. Quando fizer a caixa para os canos ao nível do chão, poderá usar uma secção de rodapé para servir de painel frontal. Isto vai ajudar a disfarçar a caixa, combinando-a com o ambiente geral da divisão.

Canos de parede

Meça a distância a que os canos ficam da parede, tendo em conta quaisquer juntas e placas de fixação. Corte os painéis laterais, em madeira de 25 mm, ligeiramente superior a esta medida e com o comprimento certo. Fixe pequenas placas de fixação na parte de trás de cada painel e com intervalo de cerca de 600 mm. No contraplacado pode precisar de fazer furos piloto. Encoste os painéis à parede e marque as posições dos buracos dos parafusos na parede. Faça os furos e fixe os painéis na parede com buchas e parafusos. Corte o painel frontal de contraplacado de 6 mm com o tamanho certo. Faça furos para os parafusos com espaços iguais no painel frontal e fixe-o na posição com parafusos n.° 6 de 19 mm. Use anilhas por baixo das cabeças dos parafusos para proteger os painéis se estes tiverem de ser retirados com frequência. Apare as extremidades com uma plaina.

Nota

• Se tenciona usar madeira maciça para as caixas dos canos, experimente colocá-la na divisão em que será usada, ficando deitada durante cerca de duas semanas antes do início do trabalho. Isto vai adaptá-la à divisão, ajudando-a a manter-se direita e a resistir ao encolhimento quando estiver perto de canos quentes. 0 contraplacado e a placa de fibra são madeiras estáveis.

• O aglomerado de madeira não é um material adequado para caixas. A maioria das fixações estarão perto das extremidades e a sua natureza de desagregação provocará problemas; use contraplacado, placa de fibra, madeira mole ou madeira dura para os painéis de topo.

• Se um painel tiver de ser retirado com frequência, use coberturas para esconder os parafusos.

Canos de escoamento

Frequentemente, em casas que sofreram ampliações, é possível que o tubo de descarga de água de uma casa de banho no primeiro andar tenha de ir para o cano de escoamento principal e passe junto ao tecto da divisão do rés-do-chão que fica por baixo. O problema principal é o ruído, uma vez que o som da água corrente será claramente audível. Num caso como este, o melhor será abafar o ruído usando contraplacado grosso de 12 mm para a caixa e envolver o cano dentro da caixa com um material de isolamento, como a fibra de vidro.

Elementos básicos para caixas

Pode usar-se placas e parafusos de fixação em aço para fixar a parte lateral das caixas à parede, não esquecendo que terão de ser facilmente retiradas quando for necessário. São usadas ripas com 50 x 25 mm ou 25 x 25 mm para fixar a madeira ao nível do rodapé. Disfarce a caixa decorando-a para combinar com o resto da sala. Se houver canos que percorrem uma parede apainelada ou revestida, construa a caixa para que não destoe do conjunto geral, usando materiais semelhantes e pintando e envernizando as caixas.




4 Comments

  1. Hodes Responder

Deixar Comentário