Como evitar gelo nas canalizações

Como evitar o congelamento dos  canos

Quando há a formação de gelo na canalização da nossa casa, a água canalizada não corre, fica presa e o seu volume volume é maior. Isto pode provocar roturas na canalização. Para evitar este tipo de situação deve instalar os canos numa parede interior. Para os canos que estão no exterior a única solução para não congelarem consiste no seu isolamento.

• Se se ausentar de casa por um período longo, deve vazar os canos para estes não conterem nenhuma água. Para isso feche o contador e abra todas as torneiras da casa, deve também abrir a torneira de segurança. Deixe-a  ficar aberta e ponha um copo por baixo pois a válvula do contador pode não  estancar completamente a água. Depois quando regressar, não deve esquecer de fechar todas as torneiras antes de abrir o contador. As torneiras que estão no exterior devem limpas de todas as impurezas interiores antes de o frio chegar. Para isso deve abrir completamente as torneiras e deixar a água correr. Não se esqueça de fechar primeiro o contador.

Não é só nos canos que a água pode congelar. A água pode congelar também nos algerozes, nas caleiras e nos tubos de queda. Para evitar que isso aconteça  limpe-os de maneira a que a  a água da chuva consiga correr sem nenhum obstáculo.

Quando já não puder prevenir…

• Quando o contador congelar e não tiver fugas de água deve aquecer a área congelada com a ajuda de um secador de cabelo ou uma pistola de ar quente. Outra opção é cobrir o contador ou o cano com panos molhados em água muito quente. Quando o contador congelar e tiver fugas de água deve cortar a água e avisar a companhia abastecedora para proceder à substituição do contador avariado. Quando a canalização congelar, a primeira coisa a fazer é cortar o abastecimento de água. Se a canalização for no exterior, deve procurar as fendas no cano que deram origem ao congelamento e fazer a substituição da parte danificada antes de o gelo derreter, para evitar desperdícios de água. Se não conseguir resolver isto com urgência, pode optar por uma solução temporária que consiste em serrar a parte do cano danificado e substitui-lo por um bocado de mangueira com um tamanho igual ao do cano. Para isso deve aquecer as extremidades da mangueira, fazendo-as deslizar pelas extremidades do cano. Fixe-as com abraçadeiras. Se eventualmente o cano descongelar antes de ser reparado, feche logo a seguir a torneira de segurança. Ponha baldes debaixo das fendas, para recolher a água evitando o seu desperdício. Depois abra todas torneiras da casa, para despejar com rapidez as canalizações. Quando as torneiras esvaziarem totalmente, volte a fecha-las. Pode optar pela sua  reparação ou chamar  um profissional qualificado para resolver este tipo de situações.




Deixar Comentário