Como Começar      Casas Seguras      Como Comprar      Dicas de Trabalho      Materiais      Poupança      Reparar Equipamentos

Download 3 Ebooks Grátis

Como fazer a substituição dos vidros das janelas

A substituição dos vidros das janelas está ao alcance de qualquer um.  Para realizar este tipo de tarefa irá precisar de alguma paciência e alguma prática.

Tipos de vidro

Geralmente todos os vidros das janelas das nossas casas são normais com uma espessura de 4 mm, embora os vidros mais pequenos possam ter 3 mm e os vidros grandes 6 mm ou mais de espessura. Existem vários tipos de vidros mas os mais comuns são: o vidro temperado e o vidro laminado. O vidro temperado é tratado  a quente para que não tenha grandes probabilidade de partir e se isso acontecer  é mais dificil que ele se desfaça em fragmentos. O vidro laminado é constítuido por duas camadas de vidro fino e  uma camada de vidro de plástico entre ambas. Deste modo se na eventualidade de o vidro partir, os pedaços ficam presos na camada de plástico intermédio. Mesmo assim nestes dois casos se algum vidro partir, convém fazer sempre a sua substituição. Se tiver dúvidas quando ao vidro a comprar, leve consigo um pedaço do vidro partido de modo a comprar o vidro certo.

Como medir

Para saber o tamanho certos dos vidros a substituir deve anotar as medidas da largura do comprimento e das reentrâncias. Em regra geral o tamanho do vidro é sempre 3 mm menor do que o tamanho da reentrância. Se estiver com dúvidas, faça um molde de cartão e consulte o vidraceiro. Não deve esqueçer de comprar novos pregos ou clips para segurar o novo vidro e compre a massa adequada tanto para as janelas de madeira quer para  as janelas de alumínio.

Como retirar o vidro velho

Para retirar o vidro velho, use luvas de protecção de modo a  cubrirem os pulsos. Deve primeiro apanhar os vidros partidos e embrulhá-los em jornais e colocá-los numa caixa de papelão. Existem alguns vidraceiros que aceitam vidro partido para fzer reciclagem. Para retirar os restos de massa antiga dos vidros use um cinzel velho. Não use um cinzel novo pois este pode ficar em mau estado devido aos pregos da moldura que ajudam o vidro a ficar no sítio. Remova na totalidade os pregos e a massa de vidraceiro.

Como instalar o vidro novo

Para colocar o novo vidro deve certificar-se de que o vidro  tem o tamanho certo e cabe no espaço sem bater em nada. Depois guarde-o num local seguro. Retire uma pequena quantidade de massa e trabalhe nela com as mãos até estar moldável. Se ficar agarrada às mãos, embrulhe a massa numa folha de jornal para absorver algum óleo. Quando estiver bem fléxivel para trabalhar, coloque uma camada na reentrância da janela, espremendo-a bem como se fosse pasta de desntes. Depois ponha o vidro no lugar, com a ajuda de alguns fósforos. Pressione o vidro com cuidado contra a moldura até a massa estar bem espalhada na parte de trás – pressione só dos lados evitando fazer pressão no centro. Coloque de seguida os pregos ou os clips. Limpe os restos de massa em excesso na parte de dentro do vidro. Por fim, adicione mais massa de vidraceiro agora na parte exterior da janela, usando a mesma técnica como se fosse pasta de dentes, até obter uma boa camada à volta do vidro. Com ajuda de uma espátula alise esta camada num ângulo de 45°, empurrando a massa para as extremidades da moldura. Faça esquadrias nos cantos. Se a espátula começar a prender, molhe-a com água. Deixe secar a massa por um período de 14 dias antes de pintá-la, para ajudar a disfarçar e vedar as junções, evitando que a humidade escorra para dentro do caixilho.

Como substituir vidros chumbados

Se o vidro for chumbado, deve ter à mão um x-acto bem afiado para conseguir cortar até ao chumbo. Faça cortes com um ângulo de 45°, para que possa levantar e empurrar para trás as extremidades do chumbo de vidreiro, segurando o vidro partido e levantando-o. Meça bem a  reentrância  e compre um vidro exactamente com as mesmas medidas e um pouco menor a toda a volta. Coloque depois o vidro novo na reentrância usando uma pequena quantidade de massa  previamente misturada num pouco de tinta preta em pó.  O chumbo de vidreiro deve ser posto no vidro, pressionando-o para baixo com a ajuda de um cabo de uma colher ou  de um pedaço redondo de madeira. Finalmente, junte os cantos chanfrados com um ferro de soldar e alguma solda de resina. Normalmente as janelas com vidros chumbados possuem  um ou mais vidros coloridos. Para conseguir substitutos autênticos destes vidros coloridos, as lojas de antiguidades são a melhor opção.  Para obter a medida certa pode pedir a um comerciante de vidros para cortar um pedaço de vidro velho colorido com o tamanho que pretender.

Nota: Quando retirar os vidros partidos, coloque sobre estes fita adesiva em linhas cruzadas para evitar que o vidro se estilhace.

3 Comentários para “Como fazer a substituição dos vidros das janelas”

  • Tem como agilizar o processo de secagem da massa do vidro? com um soprador termico ou ventilador?… ou tem que esperar o tempo de 14 dias antes de pintar?????
  • Tem como agilizar o processo de secagem da massa do vidro? com um soprador termico ou ventilador?… ou tem que esperar o tempo de 14 dias antes de pintar?????
  • anderson diz:
    Tem como agilizar o processo de secagem da massa do vidro? com um soprador termico ou ventilador?… ou tem que esperar o tempo de 14 dias antes de pintar?????
  • Deixe um Comentário:

    Nome (obrigatório):
    Mail (não será publicado) (required):
    Website:
    Comentário (obrigatório):
    XHTML: Usted puede utilizar el siguiente: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

    Quero fazer uma pesquisa por: