Como fazer fogueiras mesmo com lenha húmida

Antes de iniciar uma fogueira

Nunca deixe uma fogueira sem ninguém por perto. Para apagar o fogo, deite água suficiente para os restos da fogueira ficarem bem molhados ou cubra-os com terra ou areia. Enterre toda a lenha chamuscada que restar. Alise o chão. Em muitas zonas são proibidas as fogueiras; informe-se antes de fazer uma, e nunca faça fogueiras em florestas ou terrenos particulares.

Prepare o local

Ao fazer uma fogueira, primeiro deve analisar bem a zona e escolher um sítio plano. O local escolhido deve ser afastado de raízes de árvores e ramos baixos de modo a que o fogo quando ateado não os alcance. Limpe e isole cuidadosamente o local eliminado mato que facilmente pegue fogo. Para isso,  retire as folhas, raminhos, gravetos, musgos e capim seco, para evitar que o fogo se propague sem que você possa controlá-lo. Se o solo estiver seco, raspe-o até chegar ao ponto de ali só ter mesmo terra; se estiver molhado, construa antes uma plataforma de pedras chatas.

Como começar

Para fazer fogueiras procure materiais de fácil inflamação, como paus finos e bem secos, casca de árvore seca, agulhas secas de pinheiros, musgo solto, pequenas lascas de madeira seca, madeira podre. Reúna todo este material e disponha-o  de  forma que oxigénio circule, pois assim o fogo arderá mais rapidamente. Deixe à mão pedaços de madeira (árvores mortas, galhos secos) cada vez maiores para adicionar à chama inicial, tomando sempre o cuidado de não abafar o fogo e extinguir a chama. Tome o cuidado de cercar a fogueira com pedras, para impedir que as brasas se espalhem e principiem incêndios.

Tipos de fogueiras:

Ramos com escamas

Fazendo umas escamas nos ramos húmidos, estes pegam logo mais rapidamente. Comece numa das extremidades e dê uma série de cortes à volta do ramo para formar as escamas. A parte seca fica exposta e o ramo arde mais facilmente.

Fogueira em pirâmide

Este tipo de fogueira é a melhor para quem quer uma grande fonte de calor. O que a caracteriza é que começa por arder lentamente e de pois permanece longas horas sem espalhar muitas fagulhas. Para fazer esta fogueira comece por juntar pedaços de papel, gravetos, pinhas, cascas secas de árvore e ponha numa pilha. Coloque a lenha, rodeando a pilha previamente feita de modo a formar uma pirâmide. A lenha mais comprida fica na base até finalizar com lenha mais pequena. Depois é só deitar fogo com um isqueiro na pilha feita do material que está no interior da pirâmide.

Fogueira em cone

É uma boa fogueira para cozinhar: acende-se rapidamente, mesmo quando a lenha está húmida, e proporciona uma chama pequena e concentrada. Disponha o material inflamável (pedaços de papel, gravetos, etc.), formando um círculo, a lenha deve ficar ao alto e inclinada para dentro. Se a lenha estiver húmida, utilize uma faca aguçada para, na casca de alguns ramos, levantar umas escamas. Ponha-os ao alto por dentro do cone, junto das acendalhas. Uma vez estas incendiadas, também os ramos com escamas pegarão fogo rapidamente.




2 Comments

Deixar Comentário