Como fazer Sabonetes de Azeite

O sabonete de azeite serve para ajudar com a lã encardida. No entanto, a sua utilizadade não se fica por aqui.

Para quem tem pele ou cabelo seco, este mimo antigo pode fazer milagres. Acredite que muitos hidratantes e amaciadores têm o azeite como ingrediente-chave. Esta gordura tem também muitos antioxidantes e vitaminas. Uma curiosidade é que Marilym Monroe usava azeite para hidratar a pele da cara.

Como fazer Sabonetes de Azeite

Como nem sempre é fácil ter acesso aos produtos que hoje têm pouco uso, pelo que o sabonete de azeite pode vir a ser uma grande ajuda no combate ao cabelo áspero e à pele seca.

Caso queira seguir em frente, lembre-se apenas que tem de proceder com muito cuidado.

Material necessário para fazer sabonetes de azeite

Vai precisar de 1 litro de azeite, 350ml de água destilada e de 100 gr de soda caústica.

Vá aquecendo o azeite no lume. Num recipiente (nunca pode ser um de metal) de plástico ou vidro, deite a água. Junte a soda cáustica, lentamente, à água. Depois do azeite aquecer, junte, aos poucos, a água. Mexa tudo com a varinha mágica e mexa sempre até que a mistura fique completamente homogénea e sem mostrar sinais de “desligar”. Assim que a mistura atingir uma textura espessa, deverá vertê-la nos moldes e depois esperar que o sabonete fique sólido e só depois desenformar, o que poderá demorar mais de 24 horas. Adianta-se que, para quem quiser, é nesta altura que se juntam aditivos, tais como sementes, por exemplo.

Sabonetes de Azeite

Depois de desenformado/s, de/m ser deixado/s a curar entre 4 a 6 semanas. Só por essa altura é que a reação química deverá estar terminada. Não deixe que o/s sabonete/s a curar ao alcance de crianças. Uma vez terminada a cura, o/s sabonete/s deverá/ão estar prontos a serem usados.

Aproveitamos para deixar algumas rgras de segurança que não deverão ser descuidadas, por serem importantes. Na manufatura deverá usar utensílios de vidro, de axo inoxidável e/ou de madeira. Os utensílios utilizados para este fim não deverão voltar a ser utilizados na confeção de alimentos, em particular se utilizar utensílios de madeira. Nunca deverá utilizar utensílios de alumínio nem de teflon. Durante todo o processo, deverá usar luvas e óculos próprios de proteção. Lembre-se de nunca respirar os vapores da mistura, pois esta liberta gases tóxicos, além de que a área de trabalho deverá estar, em todo o tempo, a área de trabalho muito bem ventilada.

Tenha, sempre, vinagre à mão. Se alguma gota da mistura entrar em contacto com a pele, deverá de imediato ser neutralizada com vinagre.

Forma dos Sabonetes de Azeite

As formas podem ser, por exemplo, fundos de garrafa de água, caixas de ovos, caixas de cartão, por exemplo. Também para aqui não são recomendadas formas de alumínio nem de teflon. Na lavagem dos utensílios utilizados, lembre-se de utilizar, também, o vinagre como neutralizador.

Tenha em atenção que a quantidade de hidróxido de carbono a utilizar irá variar consoante a gordura utilizada. Por isto mesmo, as quantidades referidas na receita mencionada são apenas para azeite e nunca para outras gorduras, quer sejam elas animais ou vegetais.




Uma resposta

  1. loulou Responder

Deixar Comentário