Como Começar      Casas Seguras      Como Comprar      Dicas de Trabalho      Materiais      Poupança      Reparar Equipamentos

Download 3 Ebooks Grátis

Como fixar Prateleiras

Como pendurar prateleiras

Fixar prateleiras é uma tarefa de bricolage fundamental, sendo provavelmente um dos primeiros trabalhos que o iniciado no mundo da bricolage fará. Com um pouco de imaginação, as prateleiras constituem elementos decorativos e funcionais, podendo ser usada uma variedade de materiais, incluindo madeira, metal, aço e vidro, com bons resultados. Todas requerem acessórios de fixação firmes e a utilização permanente de um nível de bolha de ar quando as colocar.

Cantos de paredes

Uma forma fácil de medir a largura interna de um canto é usar duas tiras sobrepostas. Deixe que estas toquem com a extremidade num dos lados do canto e junte-as, sobrepondo-as.Transfira esta medida para o material da prateleira e corte cuidadosamente com o tamanho certo. Estabeleça a posição para a ripa de apoio de trás com o nível de bolha de ar. Faça os furos e coloque as buchas, depois aparafuse a ripa. Usando esta como ponto de referência, coloque ripas laterais na parede do fundo do canto. Faça furos na prateleira, coloque-a em cima das ripas e aparafuse-a. Quando colocar as prateleiras num canto, não corte todas as prateleiras do mesmo tamanho. Se os lados do canto forem rebocados, de tijolo ou de pedra, provavelmente haverá discrepâncias na largura do cimo e do fundo, por isso meça cada prateleira individualmente e corte-a em separado. Se existir um intervalo desigual ao longo da parte de trás de uma prateleira, provocado por uma irregularidade da parede, pode esconder esse intervalo com um molde arredondado ao longo da extremidade traseira da prateleira.

Como colocar jogos de prateleiras

A arrumação pode ser feita de duas formas. Uma é comprar ou fazer conjuntos de mobília que se adaptem à arrumação em vista. A outra é usar matérias-primas, como a madeira e os seus derivados, e as ferramentas apropriadas para criar espaço de arrumação, filas de prateleiras, armários em cantos, roupeiros, etc.

Comprar jogos de prateleiras

Existem muitos jogos de prateleiras em lojas de bricolage para os que preferem não fazer prateleiras. Existe uma variedade de suportes no mercado que satisfazem todas as necessidades, colocando-se estes na vertical, encaixados e aparafusados à parede. As posições dos suportes podem ser ajustadas para alterar o espaço entre as prateleiras de forma a adaptá-los às suas necessidades. Os jogos de prateleiras constituem uma forma versátil de lidar com exigências variáveis e têm a vantagem de poderem ser retiradas quando precisar de os mudar. Podem suportar grandes pesos, mas lembre-se de que a verdadeira capacidade de uma prateleira depende da força do acessório de fixação à parede. Meça primeiro a distância entre as prateleiras, tendo em conta a espessura e o material a ser usado na prateleira. Os livros podem ser muito pesados, por isso não distancie muito os suportes verticais, caso contrário a prateleira curvará no meio. Cerca de um quarto de comprimento da prateleira pode ficar para fora dos suportes de cada lado. Se necessário, corte os suportes verticais em comprimento. Faça orifícios e coloque buchas na parede para que possa fixar um suporte vertical pelo furo mais ao alto. Não aperte ainda o parafuso. Deixe simplesmente que o suporte fique pendurado e possa mover-se livremente. Segure o nível de bolha de ar ao lado do suporte vertical e, quando verificar que está mesmo na vertical, marque a sua posição levemente na parede com um lápis. Marque as restantes posições de parafusos, depois faça furos e coloque buchas nos restantes locais.

Irá verificar que, quando apertar os parafusos, o suporte vertical precisará de pequenos ajustes aqui e ali para o manter vertical no outro plano. Se estas discrepâncias não forem demasiado grandes, este ajuste pode ser feito variando o aperto dos parafusos, que empurrarão o suporte vertical para a linha. Pode marcar a posição para o segundo suporte vertical e para outros usando o nível de precisão. O ideal é utilizar o nível de bolha de ar em cima de uma prateleira com alguns suportes colocados em posição. Coloca-se o segundo suporte vertical da mesma forma que o anterior.

Prateleiras sem fixação à parede

Estas prateleiras normalmente vêm já preparadas para serem montadas em casa. Podem constituir peças de mobiliário muito úteis e versáteis. Estão disponíveis em grande variedade de materiais, incluindo o pinho, os derivados da madeira, prateleiras de aço e metal. As juntas são normalmente usadas na sua montagem. Existe a possibilidade de crianças mais irrequietas poderem puxar as prateleiras e estas caírem, por isso, vale a pena fixá-las à parede, mesmo que seja temporariamente, até que a criança seja mais velha. Isto pode ser feito com alguns suportes aparafusados à parede ou com suportes no pavimento.

Notas:

• Se houver um espaço na parte de trás de uma prateleira, provocado por uma parede desnivelada, pode escondê-lo colocando um filete ao longo da parte de trás da prateleira.

• Seleccione o tamanho dos parafusos segundo a carga que a prateleira deve aguentar.

Jogos de canto

È uma forma prática de prateleiras. Os jogos de canto representam uma forma eficiente de usar o que, caso contrário, seria um espaço desaproveitado. As prateleiras podem ser feitas de madeira contraplacada, com uma fita aplicada à frente para esconder a laminação, ou podem ser feitas de madeira compacta bastante cara. Corte as prateleiras triangulares para que o ângulo do vértice, que encaixa no canto, tenha ligeiramente mais de 90°. Isto assegura que as extremidades da frente toquem na parede. Há placas próprias para fixar estes jogos de canto à parede.

Colocar prateleiras simples

Pode adquirir jogos de prateleiras já feitos, tanto os que são fixados à parede como os que não necessitam de fixação. Os métodos básicos de colocação de prateleiras são os mesmos, qualquer que seja o material usado. Os requerimentos essenciais são uma superfície verdadeiramente nivelada através de um nível de bolha de ar, fixadores firmes na parede e capacidade de instalar com precisão nos cantos de paredes. Use o nível de bolha de ar para acertar a altura e a horizontalidade da prateleira,  depois marque as posições para as poleias. Marque as posições dos parafusos através dos orifícios das poleias, abra-os com uma broca de alvenaria e insira buchas de parede. Segure cada poeia e coloque todos os parafusos antes de os apertar totalmente. Isto assegura que fiquem bem presos. Se colocar mais do que uma prateleira numa só parede, marque-as ao mesmo tempo usando um esquadro de encosto. Corte-as do tamanho desejado e depois aparafuse-as às poleias.

Planear a colocação de prateleiras

Pense na forma de rentabilizar o novo espaço de arrumação. Faça um esboço dos planos, de modo a ter em conta os objectos a serem arrumados, assim como a altura e a largura dos livros ou dos ornamentos e fotografias. Tenha por perto os objectos necessários ao dia-a-dia, o que, na prática, é entre cerca de 750 mm e 1,5 metros acima do solo. Coloque prateleiras fundas junto ao chão, para que seja mais fácil ver e chegar atrás. Deixe um espaço de 25 a 50 mm acima dos objectos a serem arrumados, para que seja mais fácil retirá-los ou voltar a colocá-los. Pense também no peso. Se as prateleiras servirem para guardar objectos pesados, o material deve ser escolhido com cuidado, uma vez que as prateleiras podem abaular se estiverem muito carregadas, excepto se tiverem bons apoios. Com aglomerado de madeira de 12 mm e prateleiras já feitas de folheado, espace os suportes a 450 mm para cargas pesadas ou 600 mm para cargas leves. Com aglomerado de madeira de 19 mm ou contraplacado de 12 mm, aumente o espaço para 600 mm e 750 mm, respectivamente. Para o contraplacado de 19 mm, tábuas de madeira laminada, placas de fibra de média densidade ou madeira natural, o espaço entre os suportes pode ser de 750 mm para cargas pesadas e 900 mm para cargas leves.

Sem Comentários para “Como fixar Prateleiras”

Deixe um Comentário:

Nome (obrigatório):
Mail (não será publicado) (required):
Website:
Comentário (obrigatório):
XHTML: Usted puede utilizar el siguiente: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Quero fazer uma pesquisa por: