п»ї Como funciona um termoacumulador - Faça Você Mesmo
В 

Como ComeГ§ar      Casas Seguras      Como Comprar      Dicas de Trabalho      Materiais      PoupanГ§a      Reparar Equipamentos

глубоководный горизонт смотреть онлайн
Download 3 Ebooks Grátis

Como funciona um termoacumulador

Termoacumulador

Em muitos casos, como em pequenos hotéis, ginásios, colégios, grandes vivendas, surge a necessidade de abastecer vários pontos de tiragem em simultâneo.  O que significa que será necessário um aparelho com grande capacidade,  de fácil instalação e utilização.

Basta acender a chama piloto para ter o depósito pronto a funcionar. Com o selector de temperatura pode regular a acumulação de água entre 35ºC e 75ºC.

A temperatura da água em reserva é controlada por uma sonda termostática, o que possibilita obter água quente sempre que necessita, de uma forma rápida e a uma pressão constante, mesmo que consuma água em vários pontos de tiragem simultaneamente.

O termoacumulador é um sistema de aquecimento de água que dispõe de um reservatório próprio para colocar a água. A capacidade desse reservatório geralmente  pode variar entre os  30 litros e os 200 litros. O reservatório é coberto por uma camada isolante exterior, que ajuda a não perder calor.  Contém duas saídas, uma conduta de saída de água quente e outra conduta de entrada que é de água fria, onde fica instalado o grupo de segurança que tem como objectivo libertar o excedente de pressão interna.  Dentro do depósito existe uma resistência e um termóstato. O termóstato liga ou apaga a resistência,  conforme a temperatura ambiente  que queremos . É fundamental que o termóstato seja regulado para uma temperatura perto dos 60° C. Uma temperatura  abaixo dos 55° C, ajuda  ao desenvolvimento de bactérias. Por outro lado, se a temperatura for muito alta os depósitos de calcário, a corrosão, as perdas de calor e o risco de queimaduras aumentam. Se  termoacumulador por dentro for de chapa esmaltada e não tiver um ânodo de magnésio, é aconselhável instalar um. Este  tipo de dispositivo protege o interior do termoacumulador da corrosão e deve ser mudado quando já estiver muito usado.  Geralmente quando a cor fica  muito escura ou a espessura estiver muito fina é conveniente ser substituído por um novo.

Principais avarias do termoacumulador

PROBLEMA CAUSA POSSÍVEL QUE FAZER?
A água não aquece – Não há corrente – Verificar se está ligado; se necessário, medir a tensão
A luz-piloto não acende – Não há corrente – lâmpada mal enroscada ou fundida – Veja em a água não aquece – enroscar ou substituir a lâmpada
Funcionamento irregular – Mau contacto na tomada, na ficha, no cabo ou no interruptor – Restabelecer as ligações; substituir eventuais peças danificadas
A água não aquece o suficiente – Regulação da temperatura para valores demasiado baixos – resistência impregnada de calcário – Regular a temperatura – recorrer a um técnico para fazer a descalcificação
A água aquece em excesso – Regulação da temperatura para valores demasiado elevados – termóstato danificado – Regular a temperatura – recorrer a um técnico (entretanto, desligar o aparelho)

Manutenção do termoacumulador

Deve proceder à abertura da válvula de segurança de tempos a tempos. É aconselhável abri-la uma vez por mês. Bastam alguns segundos para impedir o entupimento da válvula de segurança  com calcário originando perdas de rendimento. Quando existe um excesso de calcário depositado na resistência,  o sistema de aquecimento é menor e o consumo de electricidade por sua vez é maior. Existe ainda outra maneira de diminuir a formação de calcário,  que é  não deixar aquecer a água acima de 60° C. È conveniente também que de uma forma regular haja uma limpeza para  favorecer a eliminação do calcário que, mesmo assim, se vai acumulando. Este tipo de tarefa deve ser feita por profissionais da área pois é necessário a abertura e a desmontagem da parte inferior do  termoacumulador.

33 Comentários para “Como funciona um termoacumulador”

  • NUNO diz:
    tenho um termoacumulador, a mais ou menos 4 anos, ontem comecou a pingar pela lateral (pela costura lateral), continua a aquecer perfeitamnete mas encharca o sitio onde esta insatalada, o que deverei fazer?? substituir seria a ultima opcao.
    obrigado.
    • Pedro diz:
      Amigo Nuno,o seu problema é grave pelo motivo em que,existe uma fuga por um poro ou ranhura no depósito.Teria que ser reparado fora do local desde que este aparelho possa ser soldado !
      Se vc o retira e o leva a um local onde possa ser reparado ficará por metade do preço da reparação !
      Sorte .
  • Miguel diz:
    Boas.
    Tenho um cilindro com 10 anos, e esta adeitar agua com ferrugem quando o desvazio, é grave? terei que troca-lo por um novo?
    • Pedro diz:
      Amigo Miguel,o seu caso é que o cilindro está com muita sujidade dentro. Vc ou uma pessoa entendida,deverá abrir esse aparelho e limpar toda a sujidade dentro >Assim de simples e poderá evitar uma despesa desnecessária !
      Boa sorte !!!
  • monica diz:
    boas tenho um cilindro e kando se abre a agua fria ele faz muiyo barulho, e de vez em kando a agua sai fria mesmo estando com a kente ligada, o que pode ser
  • Manuel diz:
    Boas,
    Tenho um cilindro de agua quente, mas ultimamente ele começou a pingar agua pelo tubo da saída de agua quente, haverá alguma solução? alguém me pode ajudar?
  • fabio diz:
    boas tenho um termoacumulador com a resistência gripada sera que posso aquecer a agua sem o fio de terra ligado?(é a unica forma de ligar sem o quadro disparar)
    obrigado
  • Braulio diz:
    Boa tarde tenho termo acumulador funciona bem, mas faz um barulho parecido com um cao a chorar, o que fazer?
  • Deixe um Comentário:

    Nome (obrigatório):
    Mail (não será publicado) (required):
    Website:
    Comentário (obrigatório):
    XHTML: Usted puede utilizar el siguiente: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

    Quero fazer uma pesquisa por:
    Nome : Email :