Como Começar      Casas Seguras      Como Comprar      Dicas de Trabalho      Materiais      Poupança      Reparar Equipamentos

Como funciona um termoacumulador

Termoacumulador

Em muitos casos, como em pequenos hotéis, ginásios, colégios, grandes vivendas, surge a necessidade de abastecer vários pontos de tiragem em simultâneo.  O que significa que será necessário um aparelho com grande capacidade,  de fácil instalação e utilização.

Basta acender a chama piloto para ter o depósito pronto a funcionar. Com o selector de temperatura pode regular a acumulação de água entre 35ºC e 75ºC.

A temperatura da água em reserva é controlada por uma sonda termostática, o que possibilita obter água quente sempre que necessita, de uma forma rápida e a uma pressão constante, mesmo que consuma água em vários pontos de tiragem simultaneamente.

O termoacumulador é um sistema de aquecimento de água que dispõe de um reservatório próprio para colocar a água. A capacidade desse reservatório geralmente  pode variar entre os  30 litros e os 200 litros. O reservatório é coberto por uma camada isolante exterior, que ajuda a não perder calor.  Contém duas saídas, uma conduta de saída de água quente e outra conduta de entrada que é de água fria, onde fica instalado o grupo de segurança que tem como objectivo libertar o excedente de pressão interna.  Dentro do depósito existe uma resistência e um termóstato. O termóstato liga ou apaga a resistência,  conforme a temperatura ambiente  que queremos . É fundamental que o termóstato seja regulado para uma temperatura perto dos 60° C. Uma temperatura  abaixo dos 55° C, ajuda  ao desenvolvimento de bactérias. Por outro lado, se a temperatura for muito alta os depósitos de calcário, a corrosão, as perdas de calor e o risco de queimaduras aumentam. Se  termoacumulador por dentro for de chapa esmaltada e não tiver um ânodo de magnésio, é aconselhável instalar um. Este  tipo de dispositivo protege o interior do termoacumulador da corrosão e deve ser mudado quando já estiver muito usado.  Geralmente quando a cor fica  muito escura ou a espessura estiver muito fina é conveniente ser substituído por um novo.

Principais avarias do termoacumulador

PROBLEMA CAUSA POSSÍVEL QUE FAZER?
A água não aquece - Não há corrente - Verificar se está ligado; se necessário, medir a tensão
A luz-piloto não acende - Não há corrente – lâmpada mal enroscada ou fundida - Veja em a água não aquece – enroscar ou substituir a lâmpada
Funcionamento irregular - Mau contacto na tomada, na ficha, no cabo ou no interruptor - Restabelecer as ligações; substituir eventuais peças danificadas
A água não aquece o suficiente - Regulação da temperatura para valores demasiado baixos – resistência impregnada de calcário - Regular a temperatura - recorrer a um técnico para fazer a descalcificação
A água aquece em excesso - Regulação da temperatura para valores demasiado elevados – termóstato danificado - Regular a temperatura - recorrer a um técnico (entretanto, desligar o aparelho)

Manutenção do termoacumulador

Deve proceder à abertura da válvula de segurança de tempos a tempos. É aconselhável abri-la uma vez por mês. Bastam alguns segundos para impedir o entupimento da válvula de segurança  com calcário originando perdas de rendimento. Quando existe um excesso de calcário depositado na resistência,  o sistema de aquecimento é menor e o consumo de electricidade por sua vez é maior. Existe ainda outra maneira de diminuir a formação de calcário,  que é  não deixar aquecer a água acima de 60° C. È conveniente também que de uma forma regular haja uma limpeza para  favorecer a eliminação do calcário que, mesmo assim, se vai acumulando. Este tipo de tarefa deve ser feita por profissionais da área pois é necessário a abertura e a desmontagem da parte inferior do  termoacumulador.

25 Comentários para “Como funciona um termoacumulador”

  • guto granadas diz:

    tenho um termoaculador electrico,ele tem uma valvula na entrada da agua e ta sempre a pingar,eu tenhoela a pingar para um garafao de 5L e ele en che rapido a alturas k num dia enche sera normal?

    • bricolagem diz:

      Qualquer fuga de agua denuncia uma anomalia, a válvula a que se refere não deve pingar. Deverá verificar o porquê da fuga, poderá ser apenas uma questão de aperto dessa mesma válvula, ou caso esta esteja detriorada deverá proceder à sua substituição.

  • Sofia diz:

    Tenho um Termoacumuladar, mas fico sem pressão quando ligo na água quente.
    Dantes não fazia isso, o que poderá ser?

  • Nânci diz:

    Boa tarde,
    Tenho um esquentador em casa que não aquece água como o fazia no início da sua compra. Além disso, o local onde está instalado é bastante longe da casa-de-banho, o que torna a água do chuveiro “morna”. Como resolver?
    Obrigado.

    • Se a água na sua zona for cálcaria então deve ter a serpentina obstruída.
      O comprimento, ausência de isolamento na linha de água quente e a estação do ano podem influenciar a temperatura.
      Soluções:
      Descalsificar a serpentina
      Reduzir o comprimento do ramal, isolando-o.
      Sugestão
      Uma instalação a dois tubos (ida e retorno) e um pequeno circulador com água de baixa dureza podem resolver a preocupação do banho quente.

  • hoje montei um termo acumulador de 15 litros, e reparai que tanho bastante pressão de agua 6 bares, devo por uma valvula estabelizadora ou uma valvula de retenção

  • hoje montei um termo acumulador de 15 litros, e reparai que tanho bastante pressão de agua 6 bares, devo por uma valvula estabelizadora ou uma valvula de retenção

  • helio diz:

    boa tarde,

    O sistema de banhos em minha casa é de esquentador a gáz, contudo, como a distancia do esquentador até á casa de banho é grande, tenho de ligar a água durante 3 ou 4 min. até esta aquecer, o que provoca um desperdicio de água. Será solução colocar um termoacumulador de 50 lit. fixo por cima da cabine de chuveiro, ligando o termoacumulador um pouco antes de tomar banho de modo a ter logo água quente e não desperdiçar água????

  • Horácio diz:

    Boa noite.
    Tenho um termoacumulador já com uns aninhos (já estava instalado no apartamento) e aumentei-lhe a temperatura do termostato para 50graus. Depois disso a valvula começou a pingar com mais frequencia do que já pingava antes? terei que substituir a válvula?
    Obrigado

    • Bom dia,

      a válvula tem uma patilha que quando pressionada abre a descarga da mesma. Pressione e largue esta patilha três ou quatro vezes, durante um ou dois segundos de cada vez, para limpar e ajustar a válvula. Se após este procedimento ela não vedar, será aconselhável proceder a troca da mesma.

  • Alexandre Correia diz:

    Boa noite,
    O meu termoacumulador começou a verter agua pela valvula de segurança há algumas semanas. Já substitui a dita valvula, mas não solucionou o problema. Disseram-me que o problema seria o aumento de pressão da rede… Como poderei solucionar isto?

  • Miguel diz:

    sao divertidos os vossos aparelhos

  • carlos silva diz:

    Boas.
    apliquei um termoacumulador de 75 l onde regulei o aparelho para os 55 c, gasto durante o dia a água normal de consumo, chego a noite para tomar banho , e não tenho água quente, pergunto o termoacumulador não vai repondo a água durante o consumo?
    O aparelho tem de gastar a água toda até final para depois voltar a repor a água a temperatura ?

  • Eunice Jesus diz:

    Tenho um termoacumulador há uns 7 anos, mas já cá estava na casa quando a comprei. Começou a verter agua no sitio das 2 resistências e fez o quadro disparar. Há alguma maneira de reparar ou mais vale comprar um novo?

  • Valter Matias diz:

    Boa noite, comprei um termo acomulador à dois meses e que agora começou a perder agua pelo vedante da resistecia. o que fazer? alguem sabe o porque desta situação? obrigado

  • Andreia F diz:

    Boa tarde
    Numa casa antiga tenho um termoacumulador sem funcionar há alguns anos. Como devo proceder para o voltar a ligar? Obrigada

  • Anónio José Silva diz:

    Comprei um termoacumulador TERMOR e reparei que traz uma válvula de segurança, como e que e aplicada, pois o manual de instruções não explica como se faz… obrigado

  • Segurado Antonio Segurado diz:

    gosto

  • Diana G diz:

    Bom dia

    Tenho um termoacumulador DELTA 50l. Nunca funcionei com este tipo de aquecimento pelo que tenho algumas dúvidas. Não vi qualquer tipo de interruptor no cilindro. Gostava de saber como o posso desligar para poupança de energia…será que só dá desligando da tomada?
    Obrigada.

  • Teresa diz:

    tenho um cilindro que acende a luz por isso tem corrente mas a agua nao aquece . o que podera ser e como se resolve o problema?

  • Bom dia Teresa,

    Poderá ter a ver com a tensão que não seja suficiente para aquecer ou água. O melhor será consultar um profissional para reparar o seu aparelho, visto poder ser algo simples.

  • Deixe um Comentário:

    Nome (obrigatório):
    Mail (não será publicado) (required):
    Website:
    Comentário (obrigatório):
    XHTML: Usted puede utilizar el siguiente: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

    Quero fazer uma pesquisa por: