Como funciona um termoacumulador

Termoacumulador

Em muitos casos, como em pequenos hotéis, ginásios, colégios, grandes vivendas, surge a necessidade de abastecer vários pontos de tiragem em simultâneo.  O que significa que será necessário um aparelho com grande capacidade,  de fácil instalação e utilização.

Basta acender a chama piloto para ter o depósito pronto a funcionar. Com o selector de temperatura pode regular a acumulação de água entre 35ºC e 75ºC.

A temperatura da água em reserva é controlada por uma sonda termostática, o que possibilita obter água quente sempre que necessita, de uma forma rápida e a uma pressão constante, mesmo que consuma água em vários pontos de tiragem simultaneamente.

O termoacumulador é um sistema de aquecimento de água que dispõe de um reservatório próprio para colocar a água. A capacidade desse reservatório geralmente  pode variar entre os  30 litros e os 200 litros. O reservatório é coberto por uma camada isolante exterior, que ajuda a não perder calor.  Contém duas saídas, uma conduta de saída de água quente e outra conduta de entrada que é de água fria, onde fica instalado o grupo de segurança que tem como objectivo libertar o excedente de pressão interna.  Dentro do depósito existe uma resistência e um termóstato. O termóstato liga ou apaga a resistência,  conforme a temperatura ambiente  que queremos . É fundamental que o termóstato seja regulado para uma temperatura perto dos 60° C. Uma temperatura  abaixo dos 55° C, ajuda  ao desenvolvimento de bactérias. Por outro lado, se a temperatura for muito alta os depósitos de calcário, a corrosão, as perdas de calor e o risco de queimaduras aumentam. Se  termoacumulador por dentro for de chapa esmaltada e não tiver um ânodo de magnésio, é aconselhável instalar um. Este  tipo de dispositivo protege o interior do termoacumulador da corrosão e deve ser mudado quando já estiver muito usado.  Geralmente quando a cor fica  muito escura ou a espessura estiver muito fina é conveniente ser substituído por um novo.

Principais avarias do termoacumulador

PROBLEMA CAUSA POSSÍVEL QUE FAZER?
A água não aquece – Não há corrente – Verificar se está ligado; se necessário, medir a tensão
A luz-piloto não acende – Não há corrente – lâmpada mal enroscada ou fundida – Veja em a água não aquece – enroscar ou substituir a lâmpada
Funcionamento irregular – Mau contacto na tomada, na ficha, no cabo ou no interruptor – Restabelecer as ligações; substituir eventuais peças danificadas
A água não aquece o suficiente – Regulação da temperatura para valores demasiado baixos – resistência impregnada de calcário – Regular a temperatura – recorrer a um técnico para fazer a descalcificação
A água aquece em excesso – Regulação da temperatura para valores demasiado elevados – termóstato danificado – Regular a temperatura – recorrer a um técnico (entretanto, desligar o aparelho)

Manutenção do termoacumulador

Deve proceder à abertura da válvula de segurança de tempos a tempos. É aconselhável abri-la uma vez por mês. Bastam alguns segundos para impedir o entupimento da válvula de segurança  com calcário originando perdas de rendimento. Quando existe um excesso de calcário depositado na resistência,  o sistema de aquecimento é menor e o consumo de electricidade por sua vez é maior. Existe ainda outra maneira de diminuir a formação de calcário,  que é  não deixar aquecer a água acima de 60° C. È conveniente também que de uma forma regular haja uma limpeza para  favorecer a eliminação do calcário que, mesmo assim, se vai acumulando. Este tipo de tarefa deve ser feita por profissionais da área pois é necessário a abertura e a desmontagem da parte inferior do  termoacumulador.




44 Comments

    • Pedro Responder
  1. Miguel Responder
    • Pedro Responder
    • LEtecnci Responder
  2. monica Responder
  3. Manuel Responder
  4. fabio Responder
  5. Braulio Responder
  6. claudio carvalho Responder
  7. manuel bunga lucoqui Responder
  8. antónio ramos Responder
  9. Jorge Pires Responder
  10. Mauro Responder
  11. Manuel Violante Responder
  12. Paulo Bragaz P Responder

Deixar Comentário