Como higienizar tábua de corte de cozinha

As tábuas de corte são essenciais em qualquer cozinha, pelo que precisam de estar bem higienizadas e prontas a utilizar.

Um dos materiais mais comuns destas tábuas de corte é a madeira e esta pode acabar por acumular muitas bactérias se não for devidamente limpa. Para que seja possível utilizar a tábua de corte sempre que necessário, o que, para algumas famílias, é praticamente todos os dias, é necessário limpá-la corretamente, evitando a contaminação.

Seguem-se algumas dicas para saber como higienizar tábua de corte.

Confira-as, já abaixo.

 

tabua-corte

 

Dicas de limpeza

  • Prepare uma solução de limpeza com 1 tampa de lixívia  para cada 4 litros de água.
  • Mergulhe a tábua de corte nesta solução durante algum tempo, cerca de 30 minutos. Deixe secar em posição vertical para não ganhar manchas.
  • Em alternativa pode optar por usar outros ingredientes com propriedades antibacterianas que são comumente encontrados em uma cozinha, como vinagre.

Eliminar o odor

É frequente a tábua de corte ganhar odores e cheiros dos alimentos. Para resolver este problema apenas vai precisar de limão e sal.

  • Corte um limão ao meio
  • Coloque a tábua de corte na horizontal e espalhe um pouco de sal sobre esta
  • Agarre numa metade do limão e esfregue sobre o sal.

Cuidados adicionais

Para manter a tábua de corte livre de bactérias e sempre limpa é aconselhável que opte por possuir uma tábua de corte para cada tipo de alimento. Por exemplo, uma tábua para cortar carne, uma para os legumes e outra para outros ingredientes. Aconselhamos até que tenha uma tábua de corte para cada tipo de carne.

A tábua de corte de plástico é a mais indicada para o preparo de qualquer espécie de carne, incluindo aves, peixes e carne bovina. Muito fácil de higienizar e limpar, o odor dos alimentos não se impregna tão facilmente.

Sempre que notar que as suas tábuas de corte estão a ficar velhas, com riscos ou com sujidades que parecem não querer sair, talvez seja altura de as deitar fora e substituir por outras novas.

Outra ideia importante para garantir que não se propagam bactérias é comprar tábuas de corte coloridas e estabelecer um código para as diferenciar por ingredientes.

Acima de tudo, higienizar tábua de corte e mantê-la sempre limpa é essencial. A tábua de corte é onde se prepara a comida para as refeições e, por isso, existe o risco de contaminação por bactérias, como salmonela ou E. coli.




Deixar Comentário