Como Começar      Casas Seguras      Como Comprar      Dicas de Trabalho      Materiais      Poupança      Reparar Equipamentos

Download 3 Ebooks Grátis

Como instalar um lava-louça

 Inicio da instalação   

Antes de instalar um lava-louça, fazer, se necessário, um projecto das canalizações de alimentação e evacuação das águas. Verificar se é respeitada a inclinação para evacuação das águas (cerca de 1 cm por metro), caso contrário alterar a instalação. Marcar as canalizações de água quente e fria para as reconhecer ao fazer as ligações.  

Instalação das torneiras do lava-louça   

Na maioria dos lava-louça, o local previsto para a instalação das torneiras está pré-marcado. Nos lava-louça com escorredouro, a posição está pré-marcada de ambos os lados, o que os torna reversíveis.   

Definir a posição do escorredouro antes de furar o suporte. Furar o locar de instalação das torneiras pelo lado de cima de acordo com o gabarito fornecido com o lava-louça. Utilizar um martelo e um punção ou, eventualmente, um berbequim eléctrico (para os lava-louça em material sintético ou em inox).   

  como-instalar-um-lava-louca-3   

 As torneiras podem igualmente ser instaladas sobre a bancada ou na parede, basta fechar a torneira de corte.   

  Evacuação   

O sistema de descarga (esvaziamento) é decomposto de duas partes: o sistema de descarga manual com um dreno fixo por parafusos (sistema anti transbordamento integrado ou a instalar externamente) e um sifão horizontal.    

 - Sistema de descarga manual com dreno fixo por parafusos:como-instalar-um-lava-louca   

Sistema com anti-transbordamentointegrado em grês Bacia única ou bacia dupla   

 como-instalar-um-lava-louca-2   

Sistema com anti-transbordamento instalado pelo exterior em grês ou inox bacia única ou bacia dupla   

Alimentação 

Fazer a alimentação de água quente e fria em tubo de cobre 10/12 ou 12/14 ou flexíveis de ligação. Antes de comprar o material, fazer um projecto exacto da instalação para estabelecer os comprimentos dos tubos necessários, o número de joelhos e de uniões. As torneiras, tubos de alimentação e de descarga das águas devem ser instalados antes da instalação do lava-louça.    

Sistema de drenagem 

Antes de instalar o lava-louça, instalar as canalizações de água quente e fria e as canalizações de evacuação. 

Instalação do dreno com anti-transbordamento exterior (grês ou inox) para lava louça com uma única bacia 

 A instalação do dreno como para o sistema com anti-transbordamento integrado no lava-louça. Fazer em seguida a ligação do flexível de transbordamento. O flexível de transbordamento 

Colocar a junta e a tomada de transbordamento no orifício de transbordamento do lava-louça. Enfiar a ponta do flexível na tomada. Introduzir a outra extremidade, do lado liso, no corpo do dreno e apertar a porca.     

Para um lava louça com duas bacias Instalar os drenos com parafusos (como descrito anteriormente) em cada um dos orifícios do lava-louça e instalar o sistema de anti-transbordamento. Ligar os corpos dos drenos entre si com a ajuda de um T de ligação. Apertar o T mantendo a inclinação para evacuação das águas.     

 como-instalar-um-lava-louca-6    

 SIFÃO 

Apertar à mão o anel do sifão equipado com uma junta de estanquicidade ao corpo do dreno ou ao T de ligação.    

 como-instalar-um-lava-louca-7    

 Para ligar uma máquina de lavar:    

Utilizar um T especial equipado com uma ponteira para ligar uma máquina de lavar. Apertar esse T entre o corpo do dreno e o sifão.    

 como-instalar-um-lava-louca-8    

Furar a extremidade do da ponteira e ligar o flexível da máquina de lavar ao T depois de instalar o lava-louça.    

Instalação de dreno com anti-transbordamento integrado no lava-louça (especial para lava-louça em grês) Para lava-louça com bacia única 

  

Instalar o aro do dreno no orifício do lava-louça como-instalar-um-lava-louca-4    Instalar pelo lado de baixo e no eixo, a junta e o corpo do dreno do lava-louça. Apertar o conjunto com uma chave de parafusos. Em seguida, instalar o sifão. Para um lava-louça com bacia dupla Instalar no 1º orifício o aro do dreno e instalar pelo lado de baixo a junta e o corpo do dreno do lava-louça. Apertar o conjunto com uma chave de parafusos.     

 Instalação de um lava-louça sobre um móvel   

 Este tipo de lava-louça é instalado sobre um móvel. As dimensões do lava-louça e do móvel devem ser idênticas. Verificar, com um nível de bolha, a horizontalidade dos quatro lados do móvel de suporte. Colocar o lava-louça sobre o suporte (as torneiras e o sistema de evacuação já devem estar instalados no lava-louça).     

 como-instalar-um-lava-louca-9    

Ligar em seguida as torneiras e o sistema de evacuação às respectivas canalizações.     

Ligação das canalizações 

Apertar as uniões de ligação das canalizações de alimentação da água quente e fria aos flexíveis das torneiras . Ligar o sifão ao tubo de evacuação através de um flexível em PVC do Æ 40.Apertar a fundo e em seguida desapertar ligeiramente. Deixar correr água quente para confirmar a estanquicidade. Apertar novamente se necessário.    como-instalar-um-lava-louca-15Lava-louça de encastrar Instalar o armário de suporte, verificar a sua horizontalidade e fixar a bancada de trabalho. Confirmar que por baixo do lava-louça existe espaço suficiente para as bacias do lava-louça. Marcar o contorno do lava-louça com base no gabarito fornecido.     

como-instalar-um-lava-louca-10    Se não tiver um gabarito, volte o lava-louça ao contrário e trace o seu contorno na bancada. Faça em seguida outra marcação a cerca de 2 cm no interior do primeiro traçado e que será o traço de corte.    

  

como-instalar-um-lava-louca-11     

Fazer um furo através da zona a cortar da bancada. Introduzir nesse orifício a lâmina de uma serra tico-tico com dentes finos. Cortar lentamente a forma do lava-louça segurando a parte a cortar. Fazer um ensaio com o lava-louça equipado no local de instalação, onde deverá encaixar-se sem dificuldade. Se necessário desbastar o orifício com uma grosa sem ultrapassar a linha de corte.     

como-instalar-um-lava-louca-12     

 Alguns modelos de lava-louça são instalados com uma junta em plástico ou borracha. Para os outros modelos: Aplicar primeiro uma linha de mástique de silicone em toda a periferia do corte feito na bancada e na parte inferior do bordo do lava-louça. Limitar a largura da aplicação (cerca de 6 mm) por duas fitas adesivas de protecção antes de aplicar o mástique de silicone.  

 como-instalar-um-lava-louca-13     

 Em seguida instalar o lava-louça equipado com as respectivas torneiras. Alisar imediatamente a junta com uma batata cortada ou com o dedo molhado (só retirar a fita adesiva depois de a junta estar seca). Fixar o lava-louça na bancada com as fixações previstas para esse efeito. Aplicar uma junta de acabamento em redor do lava-louça em mástique de silicone fungicida, para tornar a instalação totalmente estanque.      

como-instalar-um-lava-louca-14     

 

   

 

6 Comentários para “Como instalar um lava-louça”

  • regivaldo pedro diz:

    falta as medidas de como se instala uma maquina de lavar louca,tanto da hidrailica quanto do esgoto,dar a altura ,como a bitola dos cano de agua e esgoto

  • eu já tenho a entrada e saída de água prontas na parede para a lava-louça é necessário ainda alguma outra conexão entre as mangueiras e a entrada? estou tendo problemas com a assistência técnica da electrolux. eles estão exigindo que as instalações hidráulicas estejam prontas quando eles vierem. já vieram uma vez e foram embora sem nada fazer. temo que retornem e aconteça o mesmo…

  • Eu posso instalar lava louças em cima da bancada da pia e fazer as instalação eletrica e hidraulica e obrigado ter o aterramento porque não foi instalado, atomada tem q ser separada

  • Denis diz:

    Lava-louças de português é pia… kkkkkk

  • Deixe um Comentário:

    Nome (obrigatório):
    Mail (não será publicado) (required):
    Website:
    Comentário (obrigatório):
    XHTML: Usted puede utilizar el siguiente: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

    Quero fazer uma pesquisa por: