Como Começar      Casas Seguras      Como Comprar      Dicas de Trabalho      Materiais      Poupança      Reparar Equipamentos

Como Instalar um Lavatório

LAVATÓRIO / BACIA

Existem dois tipos de produtos:

O lavatório para fixar à parede, com ou sem coluna. A bacia para encastrar numa bancada. Em porcelana ou em acrílico todos estes produtos estão furados ou marcado para a instalação das torneiras, do sistema de descarga e um orifício “ladrão” anti transbordamento.

SISTEMA DE FIXAÇÃO

O sistema de fixação do lavatório à parede depende do tipo de lavatório escolhido: – lavatório sem coluna fixado diretamente à parede.

- lavatório com coluna fixado através de garras de aparafusar ou diretamente à parede.

- lavatório instalado sobre esquadros aparafusados à parede de suporte.

O sistema de fixação depende do tipo de suporte:

Numa parede em betão: buchas em nylon e parafusos em aço inoxidável para grandes cargas.

Numa parede em placas de gesso: buchas metálicas expansíveis com uma gola em nylon para proteção contra a ferrugem.

Numa parede oca. bucha química especial para aplicações sanitárias.

VÁLVULA DE DESCARGA

O sistema de descarga (esvaziamento) pode ser decomposto em duas partes:

- Uma descarga com, consoante o tipo de lavatório, um sistema anti transbordamento integrado ou a instalar externamente por meio de um flexível.

como-instalar-um-lavatorio

automático com tirante

como-instalar-um-lavatorio-2

manual com fixação por parafuso

como-instalar-um-lavatorio-3

um sifão horizontal regulável em altura

DESCARGA

Prever os tubos, uniões, joelho, braçadeiras de fixação em PVC Æ 32. As diferentes ligações são tornadas estanques por uma cola especial para PVC.

ALIMENTAÇÃO

Fazer a alimentação de água em tubo de cobre ou PVC Æ 10/12 ou 12/14. As ligações para água fria e quente podem ser feitas com flexíveis. Antes de comprar o material, fazer um projeto exato da instalação para estabelecer os comprimentos dos tubos necessários, o número de joelhos e de uniões. Os tubos de alimentação e de descarga das águas devem ser instaladosantes da instalação do lavatório.

INICIO DA INSTALAÇÃO

Antes de instalar um lavatório, fazer, se necessário, um projeto das canalizações de alimentação e evacuação das águas.

ATENÇÃO Confirmar que é respeitada a pendente mínima para evacuação das águas (cerca de 1 cm por metro).

como-instalar-um-lavatorio-4
É aconselhável instalar torneiras de corte em cada linha de alimentação de água para facilitar a execução de eventuaistrabalhos de reparação. Antes de qualquer intervenção, basta fechar a torneira de corte.

SUPORTE

Proteger o suporte (gesso, placas de gesso cartonado, madeira, …) em volta do lavatório.

Aplicar uma tinta especial para aplicações sanitárias, azulejos ou um revestimento em vinil sobre certos suportes antes de iniciar a instalação do lavatório ou bacia. A maioria dos lavatórios são instalados sobre uma coluna. Neste caso a altura de instalação será função da altura da coluna. Para lavatórios instalados sem coluna, a altura de montagem será estabelecida em função da altura dos utilizadores. As canalizações de alimentação e de descarga são instaladas à vista.

MARCAÇÃO

Fazer a marcação na parede (normalmente a uma altura de 80 cm).

como-instalar-um-lavatorio-5

INSTALAÇÃO COM COLUNA

A coluna não serve de suporte mas sim para ocultar as canalizações e o sifão. Deve ser possível deslocar a coluna para aceder às canalizações sem que o lavatório caia. Colocar o lavatório sobre a coluna e encostá-lo à parede. Marcar a localização dos furos de fixação.

como-instalar-um-lavatorio-6

Se não for possível ter acesso aos furos de montagem com o lavatório encostado à parede, traçar na parede o perfil da face posterior do lavatório e em relação a esse traçado marcar a posição dos furos na parede.

como-instalar-um-lavatorio-7

Encostar o lavatório à parede depois de ter introduzido as buchas de acordo com o tipo de suporte. Em seguida introduzir e apertar os parafusos através dos orifícios de fixação. Numa parede maciça: utilizar buchas em nylon e parafusos em aço inoxidável.

como-instalar-um-lavatorio-8

Numa divisória em placas de gesso cartonado: utilizar buchas metálicas expansíveis com uma gola anti ferrugem em nylon.

como-instalar-um-lavatorio-9

Numa parede oca (tijolo): utilizar uma bucha química especial para instalações sanitárias).

como-instalar-um-lavatorio-10

Instalado com “garras” aparafusadas

Fixar os suportes e encaixar o lavatório. Em seguida colocar a coluna por baixo do lavatório, verificar a horizontalidade e apertar os parafusos.(

como-instalar-um-lavatorio-11

Instalar um lavatório sobre esquadros

Colocar o rebordo superior do lavatório a cerca de 80 cm acima do pavimento. Colocar os esquadros por baixo do lavatório, marcar na parede a localização dos furos de fixação, controlar a horizontalidade, apertar à parede com buchas ou chumbar consoante o tipo de parede.

como-instalar-um-lavatorio-12

Instalar o lavatório sobre os esquadros.

INSTALAÇÃO DE UMA BACIA

MONTAGEM ENCASTRADA

A bacia deve ser encastrada num móvel concebido para a receber, ou num tampo de bancada que deve ser cortado à medida. Neste último caso, utilizar uma bancada em aglomerado ou em contraplacado CTBX resistente à umidade e às projeções de água, com 12 ou 15 m de espessura. Fazer o corte com base no gabarito de furação fornecido com a bacia. Utilizar uma serra tico-tico ou uma serra de corte.

como-instalar-um-lavatorio-13

Instalar uma junta de estanquicidade em silicone com tratamento fungicida a toda a volta do rebordo da bancada e dabacia.

como-instalar-um-lavatorio-14

Instalar a bacia pela parte de cima do tampo.

como-instalar-um-lavatorio-15

INSTALAÇÃO DO DRENO COM TRANSBORDAMENTO EXTERNO

Sistema de descarga automático

Dreno com parafuso:

Aplicar um cordão de mastique em volta do orifício de descarga do lavatório. Instalar o aro do dreno no orifício. Instalar por baixo e no eixo, a junta de fibra de estanquicidade e o corpo do dreno. Apertar o conjunto.

como-instalar-um-lavatorio-16

Dreno com tirante Colocar a barra de elevação com o tirante sobre o lavatório. Colocar o outro tirante metálico no orifício do dreno. Ligar os tirantes entre si através da peça articulada e apertar.

como-instalar-um-lavatorio-17

Encaixar a válvula no lavatório na posição fechada e afinar o seu acionamento subindo ou descendo a peça articulada.

Sistema de descarga manual:

Aplicar um cordão de mastique em volta do orifício de descarga do lavatório. Instalar o aro do dreno no orifício. Instalar por baixo e no eixo, a junta de fibra de estanquicidade e o corpo do dreno. Apertar o parafuso central que mantém o conjunto no lugar.

como-instalar-um-lavatorio-18

A tampa móvel impede a descarga da água. A tomada de água anti-transbordamento é instalada por baixo antes da instalação do sifão.

como-instalar-um-lavatorio-19

INSTALAÇÃO DE DRENO COM TOMADA ANTI-TRANSBORDAMENTO INTEGRADA NO LAVATÓRIO

Instalar o aro do dreno no orifício do lavatório ou da bacia. Instalar por baixo e no eixo, a junta o corpo do dreno do lavatório ou da bacia. Apertar o conjunto com uma chave de parafusos. Em seguida, instalar o sistema de descarga automático ou manual.

SIFÃO

Apertar, com uma chave adequada, o anel de aperto ao corpo do dreno sem esquecer de interpor a junta de estanquicidade. Ligar o sifão ao tubo de descarga através do flexível de descarga. Apertar a porca de estanquicidade.

como-instalar-um-lavatorio-20

Os princípios de instalação são aqui descritos a título de exemplo. Existe uma vasta gama de acessórios para a descarga e para o sifão que utilizam os mesmos princípios.

2 Comentários para “Como Instalar um Lavatório”

  • nelson pereira diz:

    bom dia.

    parabens pela otima explicação que foi dada.

    cumprimentos

  • Luciano Neri diz:

    parabens, tirou minhas dúvidas e me ensinou direitinho a instalar o meu lavatório. muito grato!

  • Deixe um Comentário:

    Nome (obrigatório):
    Mail (não será publicado) (required):
    Website:
    Comentário (obrigatório):
    XHTML: Usted puede utilizar el siguiente: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

    Quero fazer uma pesquisa por: