Como lavar e conservar as panelas de pressão

Como cuidar, limpar e conservar panelas de pressão

Para lavar a panela de pressão use água quente e sabão. Depois de lavada é conveniente que possa ser guardada destapada de modo a que o ar circule dentro delas. Deve ter atenção para que a válvula de segurança de borracha esteja bem lavada e bem seca.

Como retirar manchas

Para retirar manchas do interior da panela, siga as instruções dadas pelo fabricante. Pode também por fazer uma solução caseira composta por creme de tártaro e água.  Ferva na panela esta mistura e depois deixe actuar cerca de 3 horas. Depois é só despejar a água com a mistura, lavar e secar bem.

Como substituir a vedação da junta

Quando a tampa da panela de pressão tiver frestas e deixar escapar vapor, é sinal que deverá fazer a  substituição da junta de borracha. Esta pode ser comprada nas lojas de ferragens e de electrodomésticos.
Para fazer a substituição da junta veja as instruções do fabricante. Se não tiver essa oportunidade, tire a tampa e com uma chave de fendas faça uma alavanca para poder mais facilmente retirar a junta. Antes de colocar a nova junta, lave o interior da borda com um pouco de água morna e sabão. Remova todos os resíduos da vedação de borracha que possa persistir na borda. Para isso use um esfregão de palha de aço e um pouco de detergente da loiça. No final seque bem a tampa. Coloque a junta nova, mas antes para uma fácil aplicação molhe-a com água quente para amaciar a borracha.

Como substituir a válvula de segurança

Quando o pino da válvula de segurança de borracha começar a saltar com regularidade, o melhor é proceder à sua substituição. Para isso retire o pino exercendo pressão para baixo e depois a válvula com uma chave de fendas. Seguidamente coloque a nova válvula e verifique se que está na posição certa. As válvulas podem ser adquiridas nas lojas de ferragens ou de electrodomésticos.




Deixar Comentário