Como lidar com o circuito eléctrico

Como lidar com fusíveis

Um fusível é um elemento de ligação de um circuito eléctrico. Intencionalmente frágil,  o fusível funde-se, cortando o circuito, quando se verifica uma sobrecarga da corrente que o percorre.

Os fusíveis fundem-se ou rebentam por diversos motivos, dos quais os mais frequentes são:
– Uso.Com o tempo, o fio do fusível pode ficar corroído e funde sem razão aparente. Substitua o fio do fusível para reiniciar o fornecimento de energia.

– Sobrecarga de um circuito. Se houver um número excessivo de aparelhos ligados a um determinado circuito, o que pode suceder com a utilização de demasiados adaptadores, os fios eléctricos aquecem para além dos limites previstos e o fusível funde-se. Neste caso, vêem-se no suporte do fusível glóbulos de metal fundido. Substitua o fio do fusível e reduza a carga do circuito.

– Avaria nos cabos ou num aparelho. Nesta situação, o fusível pode estoirar, chamuscando a ficha fusível. Localize a avaria ou desligue o aparelho avariado antes de substituir o fusível.
Como substituir fusíveis.

Nas casas antigas, os fusíveis encontram-se em caixas de fusíveis, e cada fusível protege um circuito específico de força motriz ou de iluminação. As casas de construção mais moderna ou cuja electrificação foi substituída recentemente possuem urna instalação segundo o sistema de circuitos múltiplos. Cada circuito alimenta um determinado número de tomadas e tem o seu próprio disjuntor no quadro eléctrico.

Um quadro deste tipo inclui fusíveis de diversos calibres, de acordo com a potência das tomadas ligadas a cada circuito, fusível de 30 A para fogões eléctricos, de 20 A para termoacumuladores, de 15 A para electrodomésticos e de 3 A para aparelhos de menor potência. Para calcular o fusível apropriado a cada electrodoméstico, procure a placa ou rótulo do fabricante, colocada normalmente na base ou na retaguarda do aparelho.
Desligue a alimentação no interruptor geral. Abra a caixa de fusíveis e retire os fusíveis um por um até encontrar o que rebentou e verifique se existem fios soltos 011 zonas chamuscadas.

É boa ideia marcar os fusíveis para que se saiba a que circuito pertencem. Se se tratar de um fusível de fio, retire o fio. Enrole fio novo com o mesmo calibre em volta de um parafuso e aperte este. Estenda o fio pela ponte (ou através do canal, num fusível de invólucro) e enrole-o no segundo parafuso, no sentido dos ponteiros elo relógio, deixando-o levemente lasso. Aperte o parafuso e coite o fio excedente. Utilize sempre o fio correcto c nunca reforce os fusíveis. Em caso de dúvida, consulte um técnico de electricidade.

Se os fusíveis forem do tipo de cartucho, verifique cada um com um verificador de circuitos, pois pode não haver sinais visíveis no fusível estragado. Como alternativa, desenrosque a base de uma lanterna de pilhas de invólucro metálico, ponha a lanterna na posição ligada e segure o fusível de modo que toque na base da pilha e no invólucro metálico. Se a lâmpada da lanterna não se acender, o fusível está rebentado. Substitua-o por um fusível com a amperagem correcta.

Se o quadro tiver disjuntores concebidos para desligar automaticamente quando o circuito está sobrecarregado, não há necessidade de reparação ou substituição dos mesmos em caso de disparo de um disjuntor. Verifique se o circuito não tem excesso de carga, desligando no interruptor alguns dos aparelhos do circuito; depois, volte a ligar o disjuntor (normalmente carregando num botão ou patilha). Se assim mesmo disjuntor desligar repetidas vezes ou não estabilizar depois de reajustado, telefone para um técnico de electricidade, pois poderá estar em presença ele um curto-circuito.
Comece por desligar a alimentação no interruptor principal e retire a tampa de fusíveis. Verifique se existem fios danificados. Retire os fios fundidos e substitua por fios novos. Se possuir um quadro com fusíveis de cartucho, substitua o fusível de cartucho danificado por outro novo da mesma amperagem. Se o quadro tiver disjuntores diferenciais automáticos, o botão, ou patilha. do disjuntor estará na posição de desligado. Verifique o circuito em causa antes de voltar a ligar o disjuntor.

 




Deixar Comentário