Como limpar estofados

Manter mobiliário estofado limpo nem sempre é uma tarefa simples, especialmente para quem nunca o fez ou não sabe por onde começar.

Contudo, manter este tipo de móveis bem limpos não só vai mantê-los bonitos, como também irá prolongar a sua vida útil.

Neste artigo fique a saber como limpar estofados.

Dicas de limpeza

Os estofados devem ser limpos pelo menos uma vez por ano, dependendo do uso que lhes dá. Se tiver crianças ou animais em casa é até aconselhado que limpe 2 vezes ao ano ou até mais.

Se tem a sorte do móvel ter uma capa, então toda a tarefa torna-se bastante mais fácil, sendo necessário apenas retirar a mesma e lavá-la de acordo com as indicações na etiqueta.  A maioria pode ser limpa na máquina de lavar roupa, mas alguns tipos de tecidos necessitam de cuidados especiais, pelo que é fundamental consultar sempre a etiqueta e indicações do fabricante. Se as capas do estofado estiverem muito sujas e forem fixas, a melhor pedida é chamar um profissional. A tarefa será realizada rapidamente, e os resultados serão melhores graças ao equipamento profissional.

Depois de bem limpo deixe secar ao ar e, de preferência, na sombra, para evitar que encolha ou desbote.

Como limpar

Para a limpeza dos estofados é essencial que utilize sempre um pano de algodão branco, para que não se transfira cor durante o processo. Também é importante que não esfregue o tecido com muita força para não descolorir ou desgastar.

  1. Comece por limpar e sacudir todas as partículas soltas de sujidade que se encontrem no tecido estofado.
  2. Aspire todas as superfícies do móvel: atrás, nos lados, braços, bordas e no assento sob as almofadas.

Faça uma mistura para limpar o estofado com 1 colher de detergente neutro e 1 litro de água morna. Deve agitar bem a mistura para que forme uma espuma abundante. De seguida, coloque esta mistura sobre a mancha e esfregue com uma escova de cerdas macias. Com um pano limpo ou uma toalha de papel deve remover o excesso de água.

Depois de limpar com a mistura acima pode fazer uma solução de 1 litro de água morna com 1 colher de vinagre para avivar as cores. Deixe secar ao ar ou com a ajuda de um secador. O cheiro do vinagre irá saindo progressivamente.

Dicas adicionais:

  • A prevenção é sempre a melhor forma de manter estofados sempre limpos.
  • Evite comer perto de móveis estofados, pois quando cair uma nódoa já poderá ser tarde de mais para solucionar o problema.
  • Aspire semanalmente o tecido para remover poeira e prevenir que a sujidade entranhe ainda mais.
  • Não use produtos que contenham cloro, sabão em pó e demais produtos de limpeza para limpar estofados. Se tiver dúvidas do que usar, utilize detergente líquido neutro ou um produto específico para limpeza de estofados.

 




Deixar Comentário