Como limpar janelas

Vidros e caixilhos

Para limpar vidros e caixilhos é necessário um produto de limpeza de vidros, pois a sua utilização facilita o trabalho. No caso de grandes superfícies, esta manutenção ficará cara, no entanto poderá utilizar apenas água e alguns truques de grande utilidade que lhe ficará bem mais económico. Experimente lavar.

Existem vaporizadores que contêm um produto de limpeza de vidros. A sua utilização facilita o trabalho, pelo menos nos vidros pequenos. Mas, se forem utilizados para grandes superfícies, tornam-se bastante caros. Nesses casos, é preferível utilizar os produtos tradicionais.  Os profissionais da limpeza de vidros usam apenas água, mas existem alguns pequenos truques que podem ser de grande utilidade. Experimente lavar os vidros com água quente, juntando a cada litro de água um dos seguintes produtos: uma colher de sopa de amónia; duas colheres de chá de ácido bórico; uma ou duas colheres de chá de bicarbonato de sódio; uma chávena de álcool desnaturado.

Em seguida, seque o vidro com uma camurça limpa e húmida, papel de jornal ou papel de cozinha absorvente. Para as superfícies de maiores dimensões, as borrachas limpa-vidros (também conhecidas por rodos) podem ser bastante úteis. Não se esqueça de secar a borracha com um pano após cada passagem.

Nota: o álcool e a amónia atacam a tinta e o verniz. Por isso, não deixe que estas substâncias atinjam os caixilhos.

Estores

Os estores interiores  podem ser laváveis ou não laváveis. Cada tipo tem a sua manutenção própria:

Estores interiores laváveis – modo de limpeza:

Retire e enrole o estore e, coloque-o no chão. Limpe-o com água e detergente, sem encharcar e utilizando uma escova macia. Passe com um pano húmido e volte a pendurar. Não enrole o estore antes de estar completamente seco.

Estores interiores não laváveis – modo de limpeza:

Tente remover as manchas com uma borracha, farinha, pó de talco ou miolo de pão.

Persianas

Limpeza de persianas:

Existem persianas de diversos materiais, estas podem ser de madeira lacada ou pintada.

Modo de limpeza: lave a persiana, se possível dos dois lados, com água e um pouco de detergente suave; enxague e seque bem. Em alternativa, utilize um produto de limpeza específico para estes materiais. Esfregue bem com um pano macio, depois de aplicar o produto. Terminada a operação, pode aplicar uma cera sólida, o que facilitará a próxima limpeza.

Persianas de plástico – modo de limpeza:

A persiana de plástico deve ser limpa com água e detergente. A limpeza de persianas deve ser feita regularmente, tirando o pó. Para o efeito, pode utilizar uma escova própria, que permite limpar várias lâminas ao mesmo tempo, ou um aspirador munido de um bocal de sucção apropriado.




2 Comments

  1. RUI PEREIRA Responder
    • Safe Clean Limpeza de Tapetes Responder

Deixar Comentário