Como limpar paredes e tectos

Como limpar e eliminar manchas

Como fazer limpeza de paredes e tectos

1º passo: Antes de limpar as paredes e tectos, convém retirar os cortinados e enrolar as carpetes. Deve também cobrir os móveis e o chão com lençóis velhos ou com folhas de jornal.

Paredes e tectos de madeira

No caso de  madeira encerada, remova o pó e aplique cera líquida, esfregando bem. Limpe a madeira envernizada com uma mistura de meia chávena de aguarrás, meia chávena de óleo de linhaça e uma colher de sopa de vinagre. Misture bem, deixe actuar durante cerca de 15 minutos e aplique.

Paredes de cortiça

Utilize produtos especiais para cortiça ou para madeira. Antes de fazer a aplicação, esfregue com palha de aço fina para eliminar manchas existentes. Se a cortiça for tratada, consulte o texto dedicado a chão de cortiça, lá certamente irá encontrar como eliminar nódoas e sujidade.

Paredes forradas

A água com vinagre (uma colher de sopa de vinagre por cada litro de água) é geralmente eficaz, mas só pode ser utilizada em papel lavável ou de vinil. Para saber se é ou não o caso, experimente aplicar uma esponja de banho humedecida numa zona pouco visível do papel. Se chegar à conclusão de que pode lavar a parede, utilize uma esponja embebida na solução acima referida, sem esfregar e trabalhando de cima para baixo.

Paredes e tectos pintados

Comece por limpar o pó com um pano ou com o aspirador. Se necessário, lave com água e detergente suave, começando pelas paredes, de cima para baixo, e evitando que a água com detergente escorra pela parede. Evite utilizar produtos abrasivos, já que estes danificam a tinta. Se a superfície tiver de ser pintada, limpe-a primeiro com aguarrás, para eliminar qualquer vestígio de gordura. Este tratamento constitui uma excelente base para uma nova camada de tinta. No caso de produtos especiais, siga escrupulosamente as instruções de utilização. As paredes caiadas não podem ser lavadas. Por isso, volte a caiá-las sempre que isso se torne necessário.




Deixar Comentário