Como plantar Aspérula Odorata

Asperula Odorata

É uma pequena planta graciosa, fina, pertencente à família das Rubiáceas. Em França tem o nome de  pequeno-lírio-dos-vales e farinha-dos-bosques. Fica muito bem em jardins com muita sombra pois o formato das suas flores e o seu odor encantam qualquer um.

asperula

As aspérulas são plantas de exterior que necessitam de sombra parcial a total para se desenvolverem. A sua floração começa na Primavera e as sua flores são brancas e delicadas, em formato de estrela. A sua fragrância é muito agradável e cheirosa. Conseguem atingir 4 a 6 polegadas e altura e 12 polegadas de largura. Esta planta de jardim gosta de condições húmidas e sombrias. Ao se desenvolverem espalham as suas raízes, rastejando de modo a formar um tapete sólido e denso de flores. São plantas de jardim fáceis de tratar e cuidar. Quando as suas folhas são cortadas, deitam um agradável cheiro adocicado parecido com o feno acabado de cortar.

Características medicinais

A aspérula também é uma planta medicinal. Possui propriedades calmantes, muito bom para quem sofre de insónias, e excelente antispasmódico. Tem odor suave devido à cumarina que encerra, em grandes proporções.  É uma planta aromática, tonificante, adstringente, diurética e antisséptica. Facilita a digestão dos doentes sujeitos a vertigens e ansiedades.




Deixar Comentário