Como remover manchas de água de mobiliário de madeira

Já não precisa de entrar em pânico quando uma chávena de café, um pouco de água, ou algum outro líquido deixa uma marca noseu mobiliário de madeira.

Na maioria das vezes, remover a mancha e devolver a aparência inicial ao mobiliário, antes do acidente, até não é tarefa complicada. A primeira coisa que você tem a fazer é determinar o quão profundo é o dano. Difícil? Não, basta olhar para a cor da marca da mancha ou água.

As manchas e marcas deixadas por líquidos são normalmente brancas ou de cor clara. Isto significa que não penetraram profundamente na superfície encerada ou envernizada do mobiliário. Por outro lado, se as manchas apresentarem uma cor mais escura, então a tarefa de limpeza irá tornar-se consideravelmente mais complicada, pois a mancha já penetrou mais profundamente nas camadas de isolamento e até, possivelmente, na própria madeira . Neste caso, vai ter mais trabalho para remover as manchas, mas não é de todo uma tarefa impossível.

 

manchas-mobiliario

 

Aqui ficam algumas dicas para remover manchas de água de mobiliário de madeira. Comece pelo primeiro passo e se não resultar vá avançando para os seguintes:

  1. Esfregue a área afetada com um pouco de óleo próprio para madeiras, maionese ou vaselina. O objectivo é “descolar” a marca da água com o óleo. Se a mancha desaparecer, problema resolvido. Se a mancha persistir, então salte para o passo 6 e se ainda assim o problema não ficar resolvido aplique o passo 2.
  2. Coloque um pouco de pasta de dentes num pano molhado e esfregue gentilmente a mancha até que esta desapareça. Pasta de dentes, por vezes, contém um abrasivo suave que ajudará a eliminar a mancha. Se este truque não resultar, vá para a Etapa 6.
  3. Se a mancha persistir, aconselhamos a misturar quantidades iguais de bicarbonato de sódio e pasta de dentes juntos para fazer um abrasivo um pouco mais forte, mas ainda assim suave, e esfregue essa mistura sobre a mancha. Dependendo do tamanho da mancha, um quarto ou meia colher de chá de cada um deve resultar. Aplique um pouco mais de pressão do que você fez no Passo 2. Se a mancha desapareceu, vá para a etapa 6. Caso contrário, continue com as etapas 4 e 5 para as manchas de água mais teimosas.
  4. Limpe muito bem a área.
  5. Molhe um pano macio – uma t-shirt velha serve – em um solvente suave, como aguarrás ou diluente (sem cheiro). Retire o excesso de humidade do pano, e depois esfregue suavemente até que a mancha seja eliminada. Para se certificar de que não danifica a superfície, pré-teste o solvente em um lado mais escondido do mobiliário primeiro. Se o solvente dissolve o acabamento, então é seguro aplicar na mancha. Se ele se dissolve, não deverá ser usado.
  6. Se não restar mais vestígios da mancha, então é chegada a altura de encerar, envernizar ou aplicar uma camada de isolante no mobiliário.
  7. Deixe secar e aplique uma segunda camada protetora.

Como vê, não é tarefa impossível remover manchas de água de mobiliário de madeira.




Deixar Comentário