Como reparar com folheado de madeira

Onde e como adquirir o material

O folheado de madeira obtém-se cortando toros de madeira em lâminas muito finas e vende-se em espessuras diferentes, conforme o fim a que se destina.
Se tenciona aplicar folheado, dirija-se a uma firma especializada em madeiras, onde poderá escolher o tipo e a textura das folhas que prefere.

Ferramentas a usar

Adquira igualmente os utensílios e materiais especiais de que vai necessitar. O mais importante é o martelo de folhear, que poderá encontrar numa loja de ferragens. Precisa ainda de uma faca de modelar e uma régua de aço, lixa e uma plaina de dentes ou um bloco de lixar, um rolo de fita adesiva forte e cola de contacto ou resina epoxi. Pode usar cola branca (PVA) para trabalhos muito pequenos.

Formas alternativas de remendos para áreas afastadas das bordas

Se o móvel de madeira a reparar for uma placa de aglomerado de madeira ou de um móvel, tente encontrar um folheado semelhante ao já existente. Corte uma tira com as dimensões adequadas. Antes de aplicar a tira, verifique a superfície a revestir, que deve estar lisa e ter as arestas bem definidas. Se se tratar de uma tábua ou placa, prenda-a com uma prensa, com o topo a revestir virado para cima e nivelado.

Como reparar folheados.

O folheado lasca muitas vezes ao longo das bordas de uma peça de mobiliário. Recorte e ponha cola no remendo, como se mostra na figura, usando cola de contacto ou resina epoxi em mobiliário antigo e cola branca (PVA) em peças modernas.
Cubra o remendo com papel pardo não adesivo e depois com um pedaço de madeira. Coloque por cima um peso ou prenda com grampos até a cola secar. Apare a borda.
Se a parte danificada se situar no centro de uma área folheada, corte um remendo em forma de losango ou de barco e proceda como indicado atrás.

Como aplicar folheado num bordo

Se pretender folhear de novo um bordo: Primeiro solte os pedaços de folheado estragado com uma faca ou um formão e depois comprima o remendo com um martelo de folhear. Apare a borda da extremidade.

Como colar folheado solto

Levante cuidadosamente com a faca a área solta. Retire toda a cola velha e torne a colar o folheado usando uma cola à base de resina no folheado e na madeira. Tape e ponha um peso ou prenda com grampos como para remendar. As áreas soltas muito pequenas podem ser reparadas aquecendo-as ligeiramente e comprimindo o folheado sobre a cola derretida. Passe levemente com lixa de grão fino ao correr do veio.




2 Comments

Deixar Comentário