Como Reparar Janelas

Quando as janelas estão desgastadas:

As janelas que têm mais tendência para se desgastarem são as janelas de guilhotina.  Para as reparar deve começar por retirar as janelas e inserir fita de calafetagem dentro do caixilho. Pode também ser preciso colocar fecho novo para  ajudar a manter as janelas unidas.   Depois ponha uma nova moldura de perfil semicircular interior à volta da janela para que se ajuste melhor ao caixilho interior.

Quando as janelas estão perras:

Há medida que o tempo passa, as diversas camadas de pintura  fazem as janelas de madeira prender. Isto acontece de modo especial quando há humidade fazendo com que a madeira inche. Para resolver este tipo de situação utilize uma plaina para desbastar as áreas a corrigir. Se retirar a janela do caixilho torna-se mais fácil. Não se esqueça de voltar a pintar para depois colocar a janela. Pinte toda a madeira, para que a água não penetre evitando que esta inche. Deve verificar se a massa de vidraceiro está em bom estado para que segure o vidro de uma maneira eficaz e para não deixar entrar água.

Quando as janelas se encontram empenadas:

As janelas de madeira com dobradiças normalmente costumam empenar, è por essa razão que apenas têm um caixilho que pode ser cima ou em baixo.  Para solucionar o problema coloque uma fechadura de embutir, posta numa cavidade cortada na janela, introduzindo o ferrolho noutra cavidade praticada no caixilho. Assim a janela fica fixa na posição correcta. Se puder peça a ajuda a alguém para a empurrar pelo lado de fora enquanto a fecha,  para que o empenamento possa ser corrigido sozinho.  Outra alternativa é pôr um pequeno taco de madeira entre a janela e o caixilho para corrigir o empenamento. Não deve forçar muito pois corre o risco de  partir o vidro.

Como reparar as dobradiças:

A maior parte dos problemas das janelas são as dobradiças soltas ou gastas. Para repará-las pode começar por apertar os parafusos ou colocar parafusos um bocadinho maiores mas sempre com o mesmo calibre. Se não resultar,  compre dobradiças e parafusos novos  do mesmo tamanho e aplique-os.  As dobradiças de aço costumam enferrujar com facilidade, para  isso não acontecer deve  aplicar uma tinta de base primeiro e seguidamente quando estiver seca pinte com uma cor parecida com a da janela. Depois verifique se a janela abre e fecha bem. Se esta prender junto à ombreira,  deve desbastar a reentrâncias das dobradiças. Se  por outro lado prender junto ao fecho, as reentrâncias podem ser demasiado profundas e precisarão de ser ajustadas com cartão.  Se a  janela abana, isto pode ser resolvido com a ajuda de fita de calafetagem. Para isso deve medir o intervalo e comprar uma fita com a medida certa.

Quando os encaixes da janelas estão soltos:

Se a tinta de uma janela de madeira estiver danificada, os encaixes tem mais probabilidade de secar e encolher. Isto faz com que a janela vergue e ficando presa na moldura. Para reparar isto deve retirar o vidro e remover a tinta velha. Irá depois desta tarefa ver um espaço entre o encaixe de espiga e a caixa. Deste modo, deverá introduzir cola de madeira neste espaço. Para seu auxílio utilize grampos de caixilho para ajudar a manter a janela em esquadria enquanto espera que a cola seque. Poderão existir calços no entalhe de espiga e caixa, para resolver esta situação coloque calços novos colados como nas portas. Pode optar por fazer orifícios através do encaixe e colar cavilhas para os reforçar. Use uma broca para cavilhas: 6, 8 ou 10 mm e coloque duas cavilhas por junta. Alise as cavilhas com um cinzel e depois de seca a cola deve aplainá-las. Por outro lado pode colocar uma braçadeira de reforço em forma de L em cada canto solto. Deve ter a certeza de que a janela está em esquadria antes de colocar a braçadeira e corte uma reentrância na superfície da janela para que a braçadeira esteja à mesma altura ou ligeiramente abaixo, de modo a ser coberta com massa de  enchimento.

Nota: Se quiser substituir dobradiças de aço pintadas por dobradiças de latão, utilize o mesmo tipo de parafuso, ou seja parafusos de latão de forma a combinar melhor.




Deixar Comentário