Como resolver problemas em um aquecedor a óleo

Os aquecedores a óleo são muito usados como fonte básica de aquecimento para sistemas de aquecimento de ar e água. A maioria dos sistemas residenciais de aquecimento a óleo usados atualmente é chamada de compressor a óleo. Nesse tipo de sistema, o óleo é pulverizado em uma câmara de combustão em alta pressão, impulsionado por um compressor e aceso por uma faísca elétrica. O óleo continua a queimar enquanto a névoa é pulverizada. Apesar de não existir muitos consertos rápidos que você possa fazer sozinho nesses tipos de aquecedores, uma boa manutenção regular pode ajudar a eliminar muitos problemas. Veja abaixo algumas dicas de manutenção para aquecedores a óleo.

• Durante a estação fria, verifique a fumaça que sai da chaminé. Se a fumaça for preta, o aquecedor não está queimando completamente o óleo e o combustível está sendo desperdiçado. Chame um técnico para fazer os ajustes.

• Limpe o compressor no início da estação fria e, novamente, no meio da estação.

• Limpe a fuligem do controle do regulador aproximadamente no meio da estação fria.

• Se o motor do compressor tiver encaixes de óleo ou graxa, lubrifique-os no meio da estação fria com graxeira ou óleo de motor não-detergente 10W, disponível em lojas de ferramentas.

• Limpe o termostato antes de cada estação fria

O trabalho de manutenção e reparo de um aquecedor a óleo é limitado a partes simples: os filtros, o compressor, as correias do motor, os interruptores e o termostato. Eletrodos, um bocal de óleo, tubos de ar, um transformador, uma bomba e outros componentes requerem ferramentas especiais e equipamento de teste. Chamar um técnico é a solução mais indicada para esses serviços. Para conhecer um aquecedor a óleo, remova o painel de acesso que cobre o compressor do queimador retirando os parafusos de retenção ao redor da borda da carcaça. Você pode acessar o compressor de ar e o filtro por meio de uma placa metálica na lateral do aquecedor. O painel é preso por ganchos ou parafusos de retenção. Deslize o painel para cima e para fora dos ganchos ou remova os parafusos e retire o painel. A maioria dos aquecedores tem interruptores e botões de ajuste localizados no motor ou em uma caixa do interruptor fora da carcaça do aquecedor. Geralmente, eles são identificados por chapas ou etiquetas, como DISCONNECT SWITCH (CHAVE DE DESCONEXÃO), RESET (AJUSTE), etc. O sensor de controle da chaminé, um dispositivo de segurança que monitora a operação do queimador, está posicionado na coluna da chaminé e preso com uma série de parafusos de retenção.

Filtros de óleo

O filtro de óleo deve ser trocado ou limpo no início da estação fria e, aproximadamente, no meio da estação. Veja como limpar ou substituir o filtro:

• feche a válvula de óleo entre o tanque de combustível e o filtro;

• desaparafuse a parte inferior ou o copo do recipiente do filtro e remova-o;

• se o filtro é descartável, insira um filtro novo do mesmo tamanho e tipo. Se o aquecedor tem filtro permanente, limpe-o de acordo com as instruções do fabricante;

• substitua as gaxetas do filtro antigo;

• aparafuse a parte inferior da carcaça e abra a válvula de óleo.

Alguns aquecedores a óleo têm um coador localizado na bomba anexa à unidade do queimador/compressor. Limpe esse coador quando limpar o filtro de óleo.

• desaparafuse a tampa da caixa da bomba (onde o duto de óleo entra no queimador) e retire a tampa;
• remova a gaxeta fina ao redor dela. Localize e remova o coador, que é uma tela de malha de arame em forma de copo ou cilindro;
• mergulhe o coador no querosene por vários minutos para soltar quaisquer resíduos sólidos. Limpe cuidadosamente o coador com a escova de dentes velha, macia.
• inspecione o coador. Caso ele esteja rasgado ou indevidamente curvado, substitua-o por um coador de bomba novo do mesmo tipo.
• coloque o coador em seu lugar na bomba, coloque a nova gaxeta e aparafuse a tampa da caixa da bomba de volta em seu lugar.

Interruptores

Alguns aquecedores a óleo têm dois interruptores. Um está localizado próximo à unidade do queimador e o outro está localizado próximo à carcaça do aquecedor. Certifique-se de que esses interruptores principais estejam ambos na posição ON.

Controle de chaminé

O controle de chaminé do aquecedor a óleo, localizado na coluna da chaminé, é um dispositivo de segurança que monitora a operação do queimador de óleo. Se o queimador não acender, o controle de chaminé desligará o motor. Geralmente, o desligamento do aquecedor é causado por um mal funcionamento no controle de chaminé e não devido ao queimador.
Se o queimador não acender, primeiro verifique o tanque de combustível e, se for preciso, encha-o. Se o tanque não precisar ser enchido, pressione o botão piloto no controle de chaminé. Se o queimador não acender depois que você pressionar o botão uma vez, limpe o controle. Depois pressione o botão piloto novamente. Se o queimador ainda não operar, chame um técnico. O controle de chaminé se reveste gradualmente com fuligem durante a estação fria. Para mantê-lo funcionando adequadamente, limpe o controle mensalmente ou assim que estiver revestido com fuligem.
• remova os parafusos que prendem o controle na coluna da chaminé. Remova o sensor e a caixa;
• com uma escova molhada em água e sabão, remova toda a fuligem do controle e seque com pano macio;
• antes de substituir o controle, limpe a coluna da chaminé. Cubra o piso com jornal para protegê-lo e depois desmonte a coluna. Ao trabalhar, remova a fuligem e os resíduos sólidos de cada seção batendo-as firmemente no piso coberto com jornal;
• depois de limpar as seções, remonte-as na ordem reversa. Certifique-se de que as seções da coluna da chaminé estejam adequadamente alinhadas e firmemente conectadas;
• reposicione o controle de chaminé na coluna e vede novamente, com o cimento refratário, a conexão com a chaminé.

Alguns aquecedores a óleo têm um interruptor de segurança com célula fotoelétrica vez de um controle de chaminé. Esse interruptor tem a mesma função do controle de chaminé. Se o queimador tem um interruptor de segurança de células fotoelétricas, remova a tampa de acesso sobre a fotocélula. Ela é presa por ganchos ou parafusos de retenção. Limpe a tampa para remover a fuligem acumulada. Remonte o interruptor, recoloque a tampa e religue a energia. Se o queimador ainda não acender, chame um técnico. Se o controle de chaminé ou interruptor de segurança com células fotoelétricas estiver muito sujo, o aquecedor pode não ser ajustado adequadamente para queimar o combustível completamente. Nesse caso, chame um profissional para fazer o ajuste. Cuidado: não tente substituir esses controles sozinho.

Regulador de tiragem

O regulador de tiragem, localizado na coluna de chaminé, é fechado quando o queimador está desligado, mas se abre automaticamente para permitir a entrada de ar na chaminé quando o queimador está ligado. Fuligem acumulada e barulho interno são sinais de que o regulador de tiragem precisa ser ajustado. Ar em excesso na chaminé desperdiça calor e pouco ar desperdiça combustível porque não o queima por completo. Para aumentar o fluxo de ar, aparafuse o contrapeso para dentro. Para diminuir o fluxo de ar, gire o contrapeso para fora. O regulador de tiragem deve ser ajustado por um técnico como parte da manutenção anual regular.

Interruptor de limite

O interruptor de limite é uma chave de controle de segurança e está localizado no aquecedor, bem abaixo do plenum. Se o plenum se aquece demais, o interruptor de limite desliga o queimador. Ele também desliga o compressor quando a temperatura cai para um determinado nível depois que o queimador foi desligado. Para determinar o problema, verifique o termostato. Se o controle do compressor foi ajustado para ON, mude-o para AUTO. Se o controle do compressor já está ajustado para AUTO, o interruptor de limite precisa de ajuste. Para fazer isso, remova a tampa do controle e localize o indicador dentado abaixo dele. Um lado está marcado como LIMIT. Não toque nesse lado. O outro lado está marcado como FAN. Existem dois ponteiros no lado do ventilador: o compressor é ligado na posição do ajuste do ponteiro superior e desligado na posição do ponteiro inferior. Os ponteiros devem ser ajustados com uma diferença de cerca de 25 graus entre eles. Ajuste o ponteiro superior para cerca de 46°C e o ponteiro inferior para cerca de 32°C.

Ajuste do queimador

Não tente ajustar o queimador de um aquecedor a óleo. Chame um técnico. Finalmente, temos os aquecedores elétricos. O aquecimento elétrico é muito mais simples que o a gás ou a óleo, mas ainda assim, pode apresentar problemas.

Deixar Comentário