Como Selecionar um Vendedor / Fornecedor de Casas Modulares ou Casas Pré-fabricadas

Adquirir uma casa modular pré-fabricada significa, antes do mais, e acima de tudo, encontrar um vendedor/fornecedor de casas modulares que possa providenciar o tipo de casa que se pretende, e que seja capaz de sustentar essa capacidade com uma boa atitude de apoio, bem como um preço adequado e justo. Entrega de sua casa modular

 

Muitos clientes tendem a considerar este processo ao mesmo tempo difícil e confuso. Não se trata, neste caso, da mesma coisa que estar a comprar um novo carro ou um frigorífico. Não há revistas de defesa do consumidor que ofereçam comparações ou recomendações em relação a empresas de venda e fornecimento de casas modulares pré-fabricadas.

A não ser que se conheça um sem número de pessoas que já tenham construído casas pré-fabricadas, e que, por isso mesmo, possam contribuir com aconselhamento acerca de empresas de casas modulares pré-fabricadas em concreto, este primeiro passo pode revelar-se difícil de dar.

Grande parte desta dificuldade reside no facto de que os fornecedores/vendedores de casas modulares pré-fabricadas (e não só, mas também a maioria dos construtores de casas, diga-se de passagem) oferecem diferentes níveis de serviços e desempenhos de construção, materiais diferenciados e técnicas sobre as quais o cliente comum pouco ou nada sabe. Para além de tudo isto, há variações de preço que parecem fazer pouco sentido, uma enorme variedade de plantas de casas modulares pré-fabricadas, e um enorme volume de escolhas que podem ser mais deslumbradoras do que propriamente sustentáveis e sólidas.

Este artigo é dirigido aos clientes que querem construir uma casa modular pré-fabricada mas que não sabem como dar início ao processo. Tal cliente pode ou não ter já um lote para construção, ou as questões inerentes ao financiamento finalizadas, ou um orçamento apresentado, ou mesmo uma planta específica para uma casa modular pré-fabricada. Em qualquer dos casos, precisará sempre de encontrar um vendedor/fornecedor.

Tem-se também em perspectiva que o cliente possa adquirir capacidades e competências sobre qual deve ser – ou deveria ser! – o papel e a atitude de um vendedor/fornecedor, e como avaliar e comparar empresas de casas modulares pré-fabricadas, com base na sua capacidade de construção, no seu nível de execução e qualidade, no serviço que presta, no preço que apresenta, bem como dos produtos associados.

Questões, que deverá sempre equacionar aquando da escolha de um vendedor/fornecedor:

– Como identificar os potenciais vendedores/fornecedores de casas modulares pré-fabricadas, e de que forma pode comprovar as credenciais por ele apresentadas?

– Dado que comprar uma casa modular pré-fabricada significa igualmente seleccionar um fabricante de casas modulares pré-fabricadas, como ser capaz de avaliar a contribuição de cada um deles?

– Sente-se mais à vontade ao seleccionar um vendedor/fornecedor de uma casa modular pré-fabricada que trabalha apenas com um ou dois fabricantes, ou com alguém que recorre aos serviços de vários?

– Dá preferência a um vendedor/fornecedor que trabalha desde há longo tempo com um fabricante específico de casas modulares pré-fabricadas ou, pelo contrário, com alguém que, caso a caso, procura adquirir serviços ao melhor preço possível de vários fabricantes?

– Qual é a importância relativa dos serviços prestados pelo vendedor/fornecedor, por comparação com a casa construída pelo fabricante da casa modular pré-fabricada?

– Por que razão os fabricantes de casas modulares pré-fabricadas estão normalmente mais empenhados em vender as suas casas pré-fabricadas a vendedores/fornecedores de casas modulares pré-fabricadas, em vez de as venderem directamente a clientes finais em termos individuais?

– Por que razão os erros ou falhas de comunicação e de interpretação/compreensão são tão habituais em projectos de construção, e de que maneira pode trabalhar em conjunto com o seu vendedor/fornecedor, de modo a conseguir minimizá-los?

– Que potenciais falhas ou defeitos deverá procurar ou tentar verificar, aquando das visitas de verificação de casas modulares pré-fabricadas que lhe sejam mostradas pelo fabricante, e de que modo isto se pode modificar quando está a completar a sua inspecção em cada uma das seguintes situações:

Antes de uma casa modular pré-fabricada ser enviada pela fábrica, imediatamente a seguir a uma casa modular pré-fabricada ser instalada nas suas fundações, depois de um empreiteiro geral ter completado um conjunto de chaves de uma casa modular pré-fabricada, e depois de uma casa modular pré-fabricada ter sido disposta como um modelo estrutural completo?

– Porque deverá insistir em que lhe sejam fornecidos desenhos de elevação, desenhos do esquema eléctrico, e desenhos das estruturas e meios de aquecimento, ventilação e ar condicionado, para além dos desenhos das plantas de cada andar da sua casa modular pré-fabricada?

– Quem deverá ser capaz de proceder à avaliação sobre se uma casa modular pré-fabricada pode ser construída no seu terreno, e que tipo de trabalho se torna necessário para que isso se torne possível?

– Deverá solicitar ao vendedor/fornecedor da sua casa modular pré-fabricada que seja ele próprio a instalar a sua casa pré-fabricada, ou deve por a hipótese de contratar a sua própria equipa?

Quando iniciado o processo de aquisição de uma casa modular pré-fabricada, o cliente ficará de alguma forma dependente da capacidade, conhecimento, disponibilidade e paciência do vendedor/fornecedor. Por conseguinte, deverá procurar um vendedor/fornecedor que utilize o tempo que seja necessário a instruí-lo sobre as suas inúmeras responsabilidades enquanto cliente, e sobre quem o auxiliará a assumi-las, bem como a  concretizá-las.

Primeiro que, e acima de tudo, precisa que o vendedor/fornecedor lhe faculte uma ideia concreta mas abrangente dos custos e prazos de execução da casa modular pré-fabricada. Ele poderá começar, logo na primeira reunião, por lhe fornecer um preço global. Embora um preço global não lhe permita conhecer todos os pormenores de que necessita para seleccionar um vendedor/fornecedor da sua casa modular pré-fabricada, dar-lhe-á uma ideia razoável e aproximada sobre se pode suportar os custos de a construir com um determinado vendedor/fornecedor, e estabelecer uma forma de comparação entre os preços por ele apresentados, em comparação com outros vendedores/fornecedores.

Numa reunião posterior, o vendedor/fornecedor deverá ser capaz de lhe fornecer uma listagem completa, item por item, dos preços que poderá apresentar ao seu banco. Para que possa avaliar da plausibilidade do nível de pormenor que o vendedor/fornecedor lhe pode fornecer, peça-lhe para ver uma cópia do formulário – tipo de cálculos e estimativas. Se este formulário não tiver mais do que uma ou duas páginas, pode concluir que ele não está habituado a fornecer números com os pormenores que lhe serão necessário para que possa estar protegido. Isto não significa necessariamente que ele não lhe queira facultar um mais profundo nível de discriminação, mas é sempre conveniente perguntar.

Deve assegurar-se que fica na posse de todas as especificações e questões relacionadas com o preço de que necessita para responder às questões seguintes:

– Como usar o critério “preço por metro quadrado”?

– Que atitude tomar sobre a obtenção de um preço global para a sua casa modular pré-fabricada?

– Que atitude tomar sobre a obtenção de uma estimativa completa e pormenorizada para a sua casa modular pré-fabricada, para que possa fazer uma comparação absolutamente directa e ponto por ponto entre todos os candidatos a vendedor/fornecedor?

– Como proceder à avaliação de diferenças significativas de preços entre vendedores/fornecedores de casas modulares pré-fabricadas?

A essência do trabalho de um vendedor/fornecedor é projectar, chegar a um preço e encomendar uma casa modular pré-fabricada ao fabricante. A tarefa de as converter em casas habitáveis cabe ao empreiteiro geral. A maior parte dos vendedores/fornecedores funcionam igualmente como empreiteiros gerais, ou trabalham em grande proximidade com empreiteiros gerais específicos, e este é um bom caminho a seguir. O cliente optar por ser o administrador directo da construção da sua casa modular pré-fabricada, ou trabalhar com um empreiteiro geral que não tenha experiência na construção de casas modulares pré-fabricadas pode vir a revelar-se arriscado, já que nem o cliente, nem o empreiteiro geral por ele escolhido terão o conhecimento adequado das especificidades da construção de uma casa modular pré-fabricada. Em consequência, se o cliente tem a intenção de seleccionar um empreiteiro geral independente, deverá questionar cada um dos vendedores/fornecedores de casas modulares pré-fabricadas de modo a que sejam identificadas as tarefas específicas que são requeridas para completar a casa, incluindo as ligações eléctricas e de canalização, as instalações de aquecimento, e os acabamentos de carpintaria. 

A informação escrita do vendedor/fornecedor deverá reduzir a probabilidade de que o cliente e empreiteiro geral avaliem por defeito a dimensão e variedade do trabalho. Se acaso o vendedor/fornecedor não tiver os conhecimentos que lhe permitam fornecer esta informação, o cliente deverá pessoalmente questioná-lo sobre quais outras coisas ele carece de conhecimentos, e quem será capaz de providenciar as respostas para as questões técnicas do empreiteiro geral seleccionado. Informação escrita

Serão necessárias várias reuniões com cada potencial vendedor/fornecedor para tomar conhecimento suficiente das suas especificações de construção, capacidades técnicas de trabalho, preço e serviços pós-venda. Durante este período de tempo, o cliente deve inteirar-se do historial de cada vendedor/fornecedor, da experiência de construção de casas modulares pré-fabricadas, e da dimensão da empresa. O cliente deve igualmente começar cada reunião com um plano visando a aquisição das informações pretendidas.




Deixar Comentário