Como substituir ou limpar o filtro de ar do seu automóvel

Os filtros de ar, quando sujos, podem provocar um aumento do consumo de gasolina do automóvel. Verifique o filtro depois de ter feito 10000 km ou de seis em seis meses.

Tipos de filtros de ar

Há três tipos principais de filtros de ar, em função do elemento filtrante que utilizam: filtro de papel, descartável, filtro de rede de arame fina e filtro de espuma plástica (raro hoje em dia).

Como substituir os Filtros descartáveis

Desaperte os parafusos de fixação e levante a tampa, O filtro de papel, que tem a forma de anel e é constituído por um papel fibroso tratado com resina e dobrado em sanfona — o elemento filtrante —, estará mais sujo no ponto em frente da tomada de ar. Se o resto do filtro estiver limpo, mude-o de modo que a parte mais suja fique no ponto diametralmente oposto. Se todo o elemento filtrante estiver sujo. deite-o fora, limpe a caixa do filtro com um trapo embebido em parafina ou álcool puro e coloque um novo elemento filtrante de papel.

Como limpar os Filtros de rede

O elemento filtrante é constituído por uma rede de arame muito fina impregnada de óleo que retém as partículas de poeira. Para limpar o filtro, mergulhe-o completamente num recipiente com petróleo. Em seguida, mergulhe o filtro em óleo limpo para lubrificação do motor e escorra bem antes de colocar no lugar.

Como limpar os Filtros de espuma

Lave os elementos filtrantes de espuma plástica em água quente com detergente líquido. Depois de lavar o filtro, passe por água fria, esprema e deixe secar antes de o colocar novamente.




2 Comments

Deixar Comentário