Como utilizar e conservar fogões a gás, eléctricos e a combustível sólido

Seja qual for o seu fogão, habitue-se a utilizá-lo correctamente, e a mantê-lo em boas condições.

Dicas úteis para conservar fogões

Fogões a gás.

Todas as chapas de um fogão a gás dão calor directo que pode ser controlado instantaneamente. Este tipo de fogões tem normalmente quatro queimadores, incluindo um pequeno e um grande.
Não deixe que a chama ultrapasse o perímetro do fundo das panelas, o conteúdo da panela não aquece mais depressa e as chamas deixam manchas e podem provocar fogo se estiver a fritar.
Desentupa regularmente os orifícios dos queimadores com uma escova de cerdas duras. Limpe imediatamente qualquer substância que caia sobre a cabeça do queimador.
Limpe o forno regularmente antes que se torne demasiado difícil. Se o forno tiver porta de vidro ou com painel de viúvo, limpe-a com um pano humedecido com bicarbonato de sódio ou numa solução de detergente com água quente.
Não tente fazer num fogão a gás nenhum pequeno ajustamento na admissão do gás nem qualquer outra operação de conserto. Estes fogões devem ser instalados, vistoriados e reparados por técnicos.

Fogões eléctricos.

Os elementos da chapa de um fogão eléctrico aquecem e arrefecem mais lentamente do que os de um fogão a gás, o que dificulta a exactidão no controle e resulta em maior desperdício de calor. Desligue-o cedo e aproveite o calor que ainda resta para terminar o cozinhado, poupe tempo ligando uma chapa enquanto prepara a comida.
Os elementos das chapas, que consistem num anel em espiral dentro de um invólucro de metal, são geralmente substituíveis quando gastos. Adquira um conjunto novo do mesmo tamanho e potência em watts numa loja de artigos eléctricos ou de electrodomésticos.

Desligue a electricidade no quadro e tire o fusível do circuito do fogão da caixa dos fusíveis. Depois, levante a chapa articulada do fogão e retire os parafusos da chapa que está por cima dos terminais. Desenrosque os terminais com uma chave de parafusos ou uma pequena chave de tubo. Desaperte as porcas que fixam o suporte do elemento e levante-o para o tirar. Coloque o elemento novo procedendo de forma inversa.
Alguns fornos têm chapas de metal que se desaparafusam facilmente. Os elementos do forno estão instalados por detrás dos painéis laterais, ou, se se tratar de um forno com ventilação, por detrás das placas do fundo, e só podem ser substituídos por um técnico.

Fogões a combustível sólido.

Este tipo de fogões, são concebidos para estar continuamente acesos, armazenando o calor. Alguns modelos fornecem água quente para aquecimento central e uso doméstico. No entanto, hoje em dia os fogões a combustível sólido caíram praticamente em desuso.
Consulte todas as manhãs o termóstato. A temperatura estará baixa demais se as tampas das chapas ficarem abertas ou a chaminé ou a tubagem estiverem bloqueadas. Limpe os tubos uma vez por mês, procedendo de acordo com as instruções do fabricante. Mande limpar a chaminé todos os anos.

 




Deixar Comentário