Como Começar      Casas Seguras      Como Comprar      Dicas de Trabalho      Materiais      Poupança      Reparar Equipamentos

Download 3 Ebooks Grátis

Conserto de uma batedeira eléctrica

Como funciona a batedeira eléctrica

As batedeiras são electrodomésticas com motor. Ou seja, em vez de aquecerem alguma coisa, elas geram movimento. Nesse caso, elas movem ou misturam alimentos. Obviamente, o motor é o componente principal de uma batedeira. Além das engrenagens, é claro. As engrenagens traduzem a rotação do motor para a rotação oposta das pás. Um controle de velocidade varia a corrente eléctrica que chega ao motor, permitindo assim que a velocidade das pás seja controlada. 

Resolução de problemas e algumas dicas para o seu conserto e manutenção

Como trocar o motor

Se o electrodoméstico for adequadamente projectado, o motor deverá ser um dos últimos componentes a falhar.  A menos que você tenha as ferramentas apropriadas, é melhor trocar o motor do que tentar consertá-lo. Ou você pode levá-lo a um profissional especializado. Abaixo, dicas de como testar e trocar um motor.
1- Teste a continuidade do motor como em qualquer outro componente eléctrico.
2- Se o motor não passar no teste, marque e remova os fios presos a ele e desligue-o da tampa.
3- Verifique se o novo motor é um substituto exacto no tamanho e na potência para que se encaixe perfeitamente na base e no desempenho de sua tarefa .

Como trocar um fusível

Se o motor da batedeira não funciona, é provável que o fusível do motor tenha queimado.
1- Remova a tampa superior para ter acesso ao motor.
2- Localize o fusível e desligue-o do motor.
3- Coloque o multímetro em cada extremidade para verificar a continuidade. Se ela for inexistente, o fusível está queimado e precisa ser substituído por outro de mesma amperagem.
4- Visto que o objectivo do fusível é proteger o motor de dano eléctrico, verifique o controle de velocidade e outros componentes eléctricos no aparelho para determinar a causa do fusível queimado. Caso contrário, o novo fusível vai queimar assim que o motor ligar.

Manutenção de engrenagens

As batedeiras funcionam bem porque elas giram as pás em direcções opostas para misturar os ingredientes. Essa rotação oposta é produzida pelas engrenagens. Na maioria das batedeiras, uma engrenagem sem-fim presa ao eixo do motor gira duas ou mais engrenagens do pinhão. Essas, por sua vez, giram as pás. Visto que as engrenagens são um componente físico, e não eléctrico, sua manutenção é diferente.
1- Certifique-se de que o aparelho está desligado da tomada.
2- Remova a tampa superior para ter acesso às engrenagens. Na maioria dos casos, é possível verificar se engrenagens danificadas estão causando problemas e, depois, lubrificá-las. 

3- Inspeccione e lubrifique a engrenagem do sem-fim e as engrenagens do pinhão, e tome cuidado para que o excesso de lubrificante não chegue ao motor nem a qualquer componente eléctrico.
4- Remova quaisquer rebarbas ou peças soltas na tampa antes de colocar as peças no lugar.

1 Comentário para “Conserto de uma batedeira eléctrica”

  • Duilio Matias diz:

    show, obrigado pelas dicas.

  • Deixe um Comentário:

    Nome (obrigatório):
    Mail (não será publicado) (required):
    Website:
    Comentário (obrigatório):
    XHTML: Usted puede utilizar el siguiente: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

    Quero fazer uma pesquisa por: