Conservação e reparação do seu Frigorífico

Como descongelar

Se o seu frigorífico não tiver a opção de descongelação automática, deve fazer a sua descongelação. Para saber a altura certa verifique qual a espessura do gelo no compartimento do congelador. Se este atingir mais de 0,5 mm de espessura, então está na altura de fazer a sua descongelação. Retire os alimentos do compartimento, envolva-os em papel de jornal e coloque-os num lugar fresco. Quanto à descongelação se esta for manual deve desligar o regulador da temperatura. Se caso for semi- automática, deve accionar o botão de descongelação. Para acelerar o processo coloque um recipiente de água morna no congelador. Se o frigorífico possuir uma saída para drenar a água use outro recipiente para aparar a água. A porta do frigorífico deve ficar aberta para que o gelo derreta com mais facilidade. Não raspe o gelo, nem tente retirar nada com a faca para não estragar o revestimento interior. No caso dos frigoríficos semi-automáticos, este só começa a trabalhar quando o processo de descongelação tiver terminado. Depois de dar inicio ao seu funcionamento, guarde os alimentos e todas as embalagens que tirou para fora. certifique-se de que as embalagens e o próprio compartimento estejam bem secos.

Como Limpar

Para fazer a limpeza interior do seu frigorífico utilize um pano e uma solução previamente feita com bicarbonato de sódio e um pouco de água morna. Pode optar por usar um produto de limpeza próprio para a limpeza dos frigoríficos e arcas congeladoras. Os vários compartimentos do frigorífico devem ser limpos com regularidade, especialmente as caixas onde se guarda as frutas e legumes pois estas costumam normalmente ficar mais sujas. Não escolha detergentes muito fortes para limpar o seu frigorífico, pois deste modo arrisca-se a que o cheiro do detergente passe para os alimentos. De igual modo não use produtos de limpeza demasiado abrasivos, os produtos sem cheiro e suaves são os mais indicados, evitando danificar o seu interior. Não se esqueça de fazer a  limpeza do condensador. Esta pode se feita uma vez por ano e para isso deve desligar o frigorífico da tomada.

Interruptor de luz avariado

Quando o interruptor não ligar quando a porta se abre, ou não desligar quando a mesma se fecha, deve chamar um técnico para verificar o sistema. Se a luz estiver continuamente acesa, deve reparar esta situação com urgência, pois a luz irá produzir calor e consequentemente a refrigeração do seu frigorífico será afectado.

Substituição de uma lâmpada

Quando a luz interior do seu frigorífico não funcionar, basta trocar por uma nova. Primeiro deve rodar a lâmpada no casquinho de modo a verificar se está mesmo fundida. Verifique de igual se o interruptor está encravado. Se depois destes passos a luz não acender deve então trocar a lâmpada.

Porta empenada

Quando a porta estiver empenada, aperte os parafusos das dobradiças. Se necessário, substitua as dobradiças. Desligue o frigorífico da tomada enquanto as coloca. Nunca feche a porta com uma batida forte nem coloque peso excessivo nos compartimentos da porta.

Ruído excessivo

Quando o seu frigorífico fizer um ruído anormal, este pode ser causado pelo seu desnivelamento. Para resolver o problema ajuste a base onde ele assenta.

Falta de energia

A interrupção da corrente eléctrica geralmente não dura tempo bastante para constituir um problema. Não abra o compartimento congelador para não entrar ar quente. Mantenha a temperatura da divisão o mais fresca possível. Se a falha de energia for prolongada e a descongelação começar, retire os alimentos, envolva-os em camadas espessas de papel de jornal e guarde-os em lugar fresco.

Refrigeração insuficiente

Quando a temperatura estiver desregulada, verifique a vedação da porta. A refrigeração do frigorífico pode ser afectada por uma vedação deficiente da porta. Veja se a vedação do seu frigorífico pode ser substituída.  Pode procurar esta informação no livro de instruções. As vedações fixas por parafusos (muitas vezes ocultos sob uma aba) são normalmente substituíveis. Desligue o frigorífico da tomada antes ele iniciar qualquer reparação. Não tente retirar uma vedação presa a um recesso; chame um técnico. Uma refrigeração insuficiente pode também ser devida a avaria do condensador. Verifique se o frio aumenta quando regula a temperatura para posição mais baixa (máximo de frio) ou se o motor volta a arrancar depois de a porta estar aberta alguns minutos. Se tal não acontecer ou o frio continuar insuficiente, chame um técnico.




9 Comments

  1. sonia teixeira Responder
    • Salvador Responder
  2. Salvador Responder
  3. Mário Pinto Responder
  4. CARLOS HIDALGO Responder

Deixar Comentário